Negócios

Controlo de stock: o que é e qual é a sua importância?

por Mariana Gomes | 31 Outubro, 2019

Aumento na produtividade, melhoria no serviço ao cliente e uma visão mais clara do stock são consequências de um bom controlo de stock. Este controlo apenas é possível com a implementação de boas estratégias e ferramentas, de modo a manter resultados positivos.

 

Uma gestão eficiente e equilibrada de stock garante a minimização e prevenção de erros operacionais. Esta gestão permite ter uma visão global de todos os produtos de um negócio e, ao mesmo tempo, gerir stock novo e stock que já foi vendido.

 

O objetivo principal do controlo de stock é, portanto, garantir que sempre que um cliente procure um produto, a empresa o possa disponibilizar de forma adequada. 

 

Quando existe um controlo rigoroso, o negócio é capaz de responder às necessidades do cliente, controlando os custos associados ao stock em excesso. 

 

Qual a importância do controlo de stock?

 

A gestão de armazém e o controlo de inventário fazem parte da logística de uma empresa, cujo objetivo passa por organizar, planificar e controlar o stock no armazém. O segredo é encontrar um equilíbrio entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de material. 

 

Um bom controlo de stock acontece quando um negócio tem conhecimento de cada produto no armazém, conhece o seu valor, sabe que produtos vendem mais e os que correm o risco de ficar em excesso. Ao mesmo tempo, sabe quando é a altura certa de comprar novos produtos.

 

Melhorar o controlo de stock é a solução necessária para aumentar os lucros da empresa. Esta gestão mais eficaz oferece benefícios, não só no que respeita às vendas, mas também na resposta aos pedidos dos clientes. Além da satisfação do cliente, o controlo de stock é importante para o negócio por diversos motivos: 

 

  1. Armazém mais organizado

    Um armazém desorganizado causa diversos problemas ao negócio. Quando consegue manter uma estratégia clara de controlo de stock, organizar o armazém torna-se uma tarefa mais simples. Identificar, separar e organizar os produtos por categorias ajuda a manter o stock acessível.

     

  2. Resposta eficaz aos clientes

    Esta organização permite encontrar os produtos mais facilmente e, assim, dar resposta à procura dos clientes. Este processo agiliza a venda e garante aos clientes a disponibilidade dos produtos. De forma a manter-se competitivo, é necessário responder à procura de modo mais eficiente. É aqui que o controlo de stock entra em ação. Ao ter acesso completo aos produtos, tem o poder de saber quando é a altura certa para encomendar stock e evitar roturas.

  3. Mais eficiência nas vendas por vários canais

    Se vende produtos em lojas físicas e online, tem a necessidade de controlar as compras e vendas em todos os canais. Fazer esta gestão manualmente pode ser oneroso. O controlo de stock, associado ao uso de um software de gestão de inventário, torna-se mais simples de gerir nos diversos canais.

     

  4. Controlo de roturas e excesso de stock

    Para um negócio se manter saudável, os produtos devem estar disponíveis para ir ao encontro das necessidades do cliente. A rotura de stock acontece quando um produto ou material já não se encontra disponível. Isto acontece quando a procura aumenta. Por outro lado, o excesso de stock implica custos de armazenamento. Estas duas situações afetam a saúde do negócio e podem ser facilmente controladas com um software de gestão eficiente, tornando o processo automático e minimizando erros no controlo de stock.

     

  5. Redução de custos de armazém

    Se os produtos estão distribuídos de forma correta no armazém, o espaço fica otimizado. Assim, além de evitar perdas, está a reduzir os custos associados ao espaço que os produtos ocupam no armazém.

     

  6. Melhor fluxo de caixa

    O objetivo é vender o produto o mais rápido possível, para recuperar o dinheiro investido nas aquisições a fornecedores. Ao equilibrar as vendas e as despesas está a garantir maior liquidez.

Como a tecnologia o ajuda no controlo de stock

 

Como já vimos, o uso de software de gestão facilita o controlo de stock de um negócio. Estas soluções alteraram a forma como o armazém pode ser gerido. A automatização de processos reduz erros, permite uma gestão eficaz dos produtos, garante segurança no armazenamento dos dados e na partilha de informação.

 

O controlo de stock, aliado ao uso de um software de gestão, permite melhorar vários aspetos do seu negócio:

 

Stock perdido ou roubado

 

Quando o stock é organizado de forma correta, com números ou códigos para cada tipo de produto, a gestão das entradas e saídas de mercadoria fica facilitada. Isto minimiza o risco de perda ou roubo de produtos. Ao mesmo tempo, dá-lhe uma visão mais clara da localização e do estado de todos os produtos.

 

Previsão de vendas

 

O controlo de stock oferece a possibilidade de fazer uma previsão mais correta das vendas do seu negócio. Com dados atualizados, pode criar previsões realísticas de compras e vendas, baseadas no histórico do negócio. Este processo torna-se, ainda, simplificado com o uso de software de gestão.

 

Análise de dados de stock

 

A análise de dados otimiza a gestão de stock ao reunir informações sobre os materiais. A tecnologia oferece dados em tempo real, que possibilitam ter uma visão clara do estado atual do mercado. Ao ter os dados sempre atualizados, consegue perceber as tendências do mercado e controlar a taxa de crescimento da empresa, com base na análise de vendas.

 

É impossível ter um controlo completo e preciso do stock, se estiver focado em atualizações manuais do stock. O erro humano, associado ao tempo gasto, aumenta o risco de ter informação errada.

 

Um software de gestão não só o ajuda a acompanhar vendas, entregas, movimentos e compras, como agiliza a resposta à procura dos clientes.

 

Como melhorar o controlo de stock no seu negócio?

 

  • Otimização da gestão de inventário

     

Um dos conceitos mais conhecidos – e que deve ser tido em conta – no controlo de stock é a gestão de inventário. Este aspeto contabiliza os níveis de stock armazenado de uma empresa. Consiste na gestão dos produtos ou matérias-primas necessárias para a atividade de um negócio, garantindo a sua disponibilidade.

 

Trata-se de uma técnica de controlo e acompanhamento de stock, essencial para manter o equilíbrio entre roturas de stock e excesso armazenado.

 

  • Planeamento

Planear compras, armazenamento e vendas deve ser um processo que garanta uma visão global do negócio. Um bom planeamento implica agendar compras com antecedência, tendo em conta épocas específicas e tendências de mercado. Esta gestão ajuda a reduzir perdas e a aumentar o lucro.

 

  • Controlar aquisições

As compras de stock devem ser consideradas conforme a evolução das vendas. Ao evitar aquisições excessivas, está a garantir a saúde do negócio, reduzindo custos associados ao armazenamento em excesso. Ao mesmo tempo, garante a disponibilidade de produtos para dar resposta aos pedidos.

 

  • Classificar o stock

Ao criar uma lista com cada tipo de produto em stock e, ao mesmo tempo, categorizá-lo com um código específico, está a garantir uma maior qualidade de organização e, consequentemente, a melhorar o processo de venda. Dividir o stock de acordo com características como cor, modelo ou tamanho facilita a gestão de artigos.

 

  • Monitorizar e organizar resultados

Ao analisar dados sobre o funcionamento do armazém está a otimizar a sua gestão. A tecnologia fornece-lhe dados atualizados, possibilitando o controlo de resultados. Consegue, ainda, estar a par dos números e situação do stock. Assim, é possível prever resultados e vendas futuras, potencializando o crescimento do negócio.

 

O propósito do controlo de stock baseia-se na possibilidade de reduzir custos de excesso de produtos em armazém, ao mesmo tempo que consegue dar resposta à procura, assegurando o material necessário.

 

Jasmin Software: a solução de gestão que procura

 

 

É incontestável que a tecnologia representa um papel crucial no controlo eficaz de stock. O Jasmin é uma solução que facilita a sua gestão de inventário, para que garanta um bom controlo de stock.

 

Desde a gestão de compras à monitorização do stock, o Jasmin Software oferece uma gestão simples e eficiente para alcançar a rentabilidade do negócio.

 

Trata-se de um software de gestão inteligente, avançado na cloud, preparado para dar resposta às necessidades do seu negócio. Usa mecanismos de Inteligência Artificial e Machine Learning que o ajudam a controlar e antecipar cenários de risco e a tomar melhores decisões.

 

Experimente o Jasmin Express e comece a gerir o seu negócio de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos