Negócios

Como otimizar a gestão de stock de uma forma simples?

por Mariana Gomes | 8 Agosto, 2019

A gestão de stock é um processo específico das empresas que fabricam e/ou compram/vendem produtos.



E, para o bom funcionamento do negócio, é fundamental para manter o equilíbrio entre assegurar o stock suficiente para responder aos pedidos dos clientes e evitar o excesso de stock armazenado. Encontrar este equilíbrio não é simples, mas também não é impossível.


Uma boa gestão de stock influencia diretamente a rentabilidade do negócio e é um dos aspetos mais importantes de uma empresa. Para o negócio crescer, o objetivo não passa apenas por fornecer mercadoria, mas também oferecer um serviço de qualidade ao cliente, aumentando a rentabilidade.



Para isso, existem várias melhorias que pode aplicar para otimizar a gestão do armazém e tornar-se mais competitivo:

1. Melhorar o funcionamento do armazém

 

Reduzir as despesas do armazém implica uma boa gestão de stock. Para o conseguir, é importante analisar as necessidades do espaço e estudar as características do armazém, para melhorar o posicionamento de produtos. Se se trata de uma PME, pode ser uma boa opção utilizar armazéns partilhados.

 

2. Melhorar a gestão de inventário

 

Garantir a disponibilidade de materiais e produtos para satisfazer as necessidades dos clientes é fundamental. Um simples erro nesta etapa pode ser crucial para perder dinheiro. Para evitar perdas, é importante ter em conta algumas medidas, como a utilização de sistemas de codificação para identificar materiais e produtos. O stock deve estar devidamente identificado, de modo a permitir uma análise pormenorizada. Esta identificação evita trocas de produtos, facilita o seu rastreamento e o controlo de quantidades disponíveis.



Além disso, é essencial prever a evolução das vendas no futuro, por forma a antecipar as necessidade de abastecimento de stock. Desta forma, poderá fazer uma melhor gestão de inventário e de compras de mercadorias (a um nível suficiente e evitando excesso armazenado.  

 

3. Monitorizar os resultados

 

Como em qualquer área de negócio, é fundamental ter dados sobre o funcionamento do armazém e do stock. A utilização de programas que permitem fornecer informações em tempo real, como é o caso dos software cloud, é fundamental para aumentar a produtividade. Com apenas um clique, pode ter acesso a dados e informações, desde qualquer lugar e a qualquer altura.

 

4. Garantir a segurança dos meios de transporte

 

Se o transporte de pedidos depende de terceiros, esta tarefa é especialmente importante, uma vez que são eles que fazem a entrega final ao cliente. É importante assegurar que os produtos chegam em perfeito estado e no tempo determinado, para garantir a boa qualidade de serviços.

 

5. Utilizar a tecnologia correta

 

A evolução digital veio transformar o uso de software de gestão de armazéns. Já passou o tempo em que a gestão de stocks era feito em folhas de excel. A utilização de software de gestão permite ter acesso a todos os dados em tempo real e ainda a fazer previsões.

 

6. Registar os artigos assim que são recebidos

 

Registe a encomenda no momento que a recebe. Esquecer este passo resulta na perda do controlo de todo o processo.

 

Como evitar erros na gestão de stock

 

A gestão de stock deve ter em conta várias variáveis, de acordo com as características de cada negócio. É, então, importante que as empresas invistam na diminuição dos erros na gestão, adotando metodologias que otimizem o processo.

 

Adquirir produtos com antecedência, ter em conta os períodos especiais do ano e entender o mercado são alguns dos exemplos que ajudam a reduzir o risco de perda e a aumentar a rentabilidade. Para garantir uma gestão eficiente de stock, estas são algumas medidas que pode seguir:

 

Evitar aquisições excessivas – É, também, importante ter em conta as aquisições em excesso. As compras devem ter em consideração a evolução das vendas e, para isso, importa evitar fazer aquisições excessivas, assegurando que não existem perdas significativas. Ao mesmo tempo, ao armazenar uma grande quantidade de artigos que não consegue escoar, está a ocupar espaço de armazém.

 

Garantir um bom planeamento – No que respeita à compra de matéria-prima é importante ter um planeamento eficiente, visto que compras com urgência resultam, muitas vezes, em aquisições com preços muito elevados.

 

Evitar que os produtos se estraguem – Especialmente se forem produtos como comida, medicamentos ou cosméticos que têm prazo de validade. Se não existir uma boa gestão, a possibilidade de perder dinheiro com produtos que não podem ser vendidos aumenta. Ao mesmo tempo, faça uma gestão do espaço do armazém, facilitando o acesso aos produtos que expiram primeiro.

 

Evitar ter stock parado – Há produtos que não podem ser vendidos por deixarem de ter procura ou porque são sazonais. Neste caso, uma boa gestão permite antecipar e prever estas situações. Com regularidade deve fazer uma separação dos artigos que estão armazenados há demasiado tempo.

 

Jasmin: o software ideal para gestão de stock

 

O Jasmin é um software de gestão cloud que permite fazer uma gestão de inventário completa, desde o relacionamento com fornecedores, gestão de compras e armazéns, controlo e monitorização do stock do negócio.



Garante uma gestão simples e eficiente para conseguir um equilibrio de stock e rentabilidade do negócio. Ajuda-o a antecipar cenários de risco e a tomar as melhores decisões.



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É inteligente e tem poder preditivo, ajudando, assim, a controlar e planear todos os aspetos do seu negócio. Permite-lhe, ainda, gerir vendas e despesas, acompanhar a tesouraria e controlar em tempo real todos os dados.



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