6 dicas para reter talento no seu negócio

por Isabel Dias | 9 Outubro, 2018 em
Gestão Pessoal

Uma das maiores riquezas de qualquer organização é, sem dúvida, o capital humano. Por isso, é essencial reter talento e diminuir a rotatividade de colaboradores. 

Das várias causas que levam as pessoas a mudar de emprego, poucas são aquelas que um empregador não pode influenciar. Reter talento negócio depende em boa parte da relação que a empresa escolhe ter com os colaboradores. 

Como reter talento num negócio 

 

#1. Incentivar a comunicação bidirecional e um bom relacionamento entre teamleaders e colaboradores 

Os seus colaboradores são muito importantes, não se esqueça que o crescimento do negócio passa sempre por eles.  

O relacionamento que os colaboradores mantêm com os seus teamleaders, com a direção e mesmo entre eles é muito importante na forma como se relacionam com o trabalho e o local de trabalho - será que está a lidar com os conflitos no local de trabalho da melhor forma? 

Por outro lado, a comunicação é um ponto crítico. Sem uma comunicação fluida, direta e transparente nunca conseguirá que toda a equipa esteja alinhada, ou que haja sequer um sentimento de pertencer a uma equipa. Quer reter talento? Trabalhe as equipas, a comunicação e o ambiente de trabalho. 

 

#2. Motivar os que trabalham em prol do crescimento do seu negócio 

Um colaborador sem motivação, ainda que excelente profissional, irá, aos poucos, tornar-se medíocre, ou procurar uma outra empresa que lhe ofereça os desafios que procura. 

Motivar os colaboradores é essencial não só para reter talento como para ajudar a sua equipa a ser mais produtiva e eficiente. Lembre-se uma pessoa motivada é mais criativa, mais esforçada e melhor no que faz. E que formas há de criar motivação na sua equipa? Pode experimentar atividades de teambuilding, criar eventos, desafios ou até incentivar pequenas competições saudáveis entre colegas. 

#3. Criar oportunidades de crescimento e evolução 

A nova cultura corporativa, na qual se tem vindo a apostar, abre oportunidades para os colaboradores, e que consegue eficazmente reter talento. Um profissional sem possibilidade de crescer, pessoal ou profissionalmente, fica estagnado e acaba por abandonar a empresa.  

Esta situação é bem mais comum do que se pensa: muitos empregadores não apostam na formação dos seus colaboradores porque acham que pode ser um gasto desnecessário, ou não prioritário. Veja a importância do desenvolvimento pessoal no trabalho. 

 

#4. Encorajar a autonomia dos colaboradores 

Autonomia não se define como “fazer as coisas sozinho” ou “fazer o que se quer”, muito pelo contrário, encorajar um colaborador a trabalhar com autonomia é moldar o ambiente de trabalho de forma a que consiga estar sempre no seu melhor e a evoluir constantemente.  

Dê à equipa poder de decisão, confiança, oportunidades e ferramentas para atingir os objetivos, profissionais e pessoais. Se ajudar os colaboradores a explorar o seu talento, conseguirá exatamente reter talento na sua empresa. 

 

#5. Reconhecer o talento que está à sua frente 

E o que é essencial para reter talento numa organização? Pois bem, é reconhecê-lo. Se as pessoas que trabalham diariamente consigo, não se sentirem apreciadas e valorizadas, não vão continuar muito tempo na sua empresa.  

Como pode fazê-lo? Há imensas formas de mostrar aos colaboradores que aprecia o seu trabalho e dedicação, desde pequenas coisas como palavras de encorajamento, ou até um agradecimento usando o nome deles, até algo de maior dimensão como prémios de produtividade. 

 

#7. O colaborador no centro  

O essencial a reter é que os colaboradores são importantes; a formação, bem-estar e motivação são fatores-chave no caminho para o sucesso.

Tenha em conta as suas preocupações, implemente políticas mais éticas e ecológicas, e faça do local de trabalho um sítio onde estes se sentem bem. Porque “se fizeres o que gostas, nunca terás que trabalhar um só dia.” 

 

Jasmin, o incentivo ao crescimento do seu negócio 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é um verdadeiro aliado no crescimento do seu negócio. Dotado de ferramentas que o ajudam a maximizar a rentabilidade da sua equipa de trabalho, o Jasmin também simplifica a gestão das suas atividades empresariais através de processos automatizados e sem qualquer custo associado. 

Não conhece? Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa. 

Gestão Pessoal

Semana de 4 dias: este horário de trabalho é para si?

por Isabel Dias - há 3 meses

Em Portugal, e em grande parte dos países do mundo, a expressão semana laboral é sinónimo de cinco dias. No entanto, uma empresa Neozelandesa foi mais longe e resolveu experimentar um horário de trabalho repartido por apenas quatro dias.    Segundo o CEO que implementou esta semana laboral de quatro dias, esta experiência foi um […]

Gestão Pessoal

Vai de férias de Natal? Leve o seu negócio consigo

por Isabel Dias - há 1 ano

O final do ano está à porta e com ele as tão aguardadas férias de Natal! Sabemos que o fecho do ano é uma loucura nas empresas: é altura de fechar contas, planear o próximo ano, cumprir com as obrigações fiscais, preparar o jantar de natal da empresa, etc.   O trabalho é tanto que […]

Gestão Pessoal

Vai de férias? Dicas para desligar da tecnologia

por Isabel Dias - há 5 meses

A tecnologia está presente nas nossas vidas desde que acordamos até que vamos dormir, e praticamente todas as rotinas do dia-a-dia têm algum tipo de intervenção tecnológica, desde a comunicação com família e amigos até fazer compras. O trabalho não é exceção e, especialmente no caso dos negócios da atualidade, a tendência é o trabalho […]

Gestão Pessoal

Líder digital, um estilo de liderança que veio para ficar

por Isabel Dias - há 7 meses

Será possível inovar à velocidade a que os mercados exigem, sem adaptar o estilo de liderança? Mudanças de mindset demoram e requerem uma abordagem cuidada, para não ferir suscetibilidades.   É neste contexto que surge o perfil de líder digital: pessoas que adotam uma mentalidade voltada para o crescimento e inovação. O líder tem um […]

Gestão Pessoal

Gig economy: vantagens e dicas para gerir trabalho freelancer

por Isabel Dias - há 6 meses

O trabalho freelancer, ou independente, ainda é muito associado a precariedade. No entanto, na Europa e Estados Unidos já não é assim. Fora de Portugal, o trabalho freelancer integra algo chamado gig economy, que é a revolução laboral encabeçada pelos millennials. Sabe quais são as vantagens para a sua empresa e se está preparado?   […]

Gestão Pessoal

Desenvolvimento pessoal no local de trabalho

por Isabel Dias - há 4 meses

Não é novidade que colaboradores felizes trabalham melhor, e que esta felicidade passa pela auto-realização e desenvolvimento pessoal. Veja como implementar e fomentar uma cultura de desenvolvimento pessoal contínuo no local de trabalho, e como esta ajudará o seu negócio, independentemente da dimensão.   Desenvolvimento pessoal: como e porquê?   Pode ser um lugar comum […]

Gestão Pessoal

Como o humor o pode ajudar a ser um melhor líder

por Isabel Dias - há 8 meses

Sabia que o humor o pode ajudar a liderar equipas? Apesar da ligação entre Humor e Liderança não ser de todo óbvia, é na verdade uma receita importante e necessária para construir negócios de sucesso (e para uma vida mais feliz). Conheça 5 técnicas para utilizar o humor no dia-a-dia da sua empresa:   Anime […]

Gestão Pessoal

Como melhorar a capacidade de resolução de problemas

por Isabel Dias - há 8 meses

Sabia que existem formas simples de melhorar a sua capacidade de resolução de problemas? Torne-se um profissional mais produtivo, com técnicas simples que pode facilmente incorporar na sua rotina diária:   Aposte numa abordagem estruturada   Os problemas resolvem-se com método. Mais do que soluções brilhantes e fugazes, dependentes da criatividade de alguns, o mais […]

Ver mais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *