Gestão Pessoal

Líder digital, um estilo de liderança que veio para ficar

por Isabel Dias | 23 Maio, 2018

Será possível inovar à velocidade a que os mercados exigem, sem adaptar o estilo de liderança? Mudanças de mindset demoram e requerem uma abordagem cuidada, para não ferir suscetibilidades.

 

É neste contexto que surge o perfil de líder digital: pessoas que adotam uma mentalidade voltada para o crescimento e inovação. O líder tem um papel fundamental, terá de evoluir o seu estilo de liderança, abraçar as tendências e a era digital.

 

Como embarcar no estilo de liderança digital?

 

O líder do século XXI tem uma mentalidade digital acentuada. Destaca-se pela capacidade de adaptar e inovar. E fá-lo com impacto nos resultados do seu negócio. Não é preciso ter nascido na era da Internet para embarcar na mudança.

 

Os desafios são oportunidades para crescer

 

Uma mentalidade fechada vê os desafios como obstáculos, algo a ser evitado. Na era digital, que só por si já é um desafio, as dificuldades são oportunidades para crescer e as críticas são feedback.

 

Inspire-se no sucesso de outros

 

A era digital tocou a todos e, todos os líderes que procuraram evoluir o seu estilo de liderança, de uma forma ou outra, bebem inspiração no sucesso de outros. Aprendizagens valiosas daqueles que estão “um passo à frente”. Lembre-se: aprender é sempre mais útil do que competir.

 

Do know-it-all ao learn-it-all

 

Ou: do saber-tudo ao aprender-tudo. É essencial adotar uma mentalidade que quer aprender, seja com erros do passado, desafios atuais ou sucesso dos outros. Admitir que não se sabe tudo é um bom caminho para a evolução do estilo de liderança para um digital.

 

Acredite na equipa

 

Não basta pensar, é preciso agir de uma forma digital. O mesmo se passa com os seus colaboradores. É importante dar-lhes ferramentas para também eles darem o passo seguinte. Como o papel do líder é encaminhar, terá de ser o primeiro a acreditar no potencial dos seus colaboradores.

 

Seja o exemplo

 

Para ver efetivamente melhorias, tem de ser o exemplo. Seja o espelho da mudança que quer implementar. Corra riscos, e mostre que é necessário correr riscos, e que um aparente fracasso é, sim, uma oportunidade para sucesso. Não espere pela solução perfeita. Avance com o que puder e vá melhorando ao longo do tempo.

 

A transformação digital começa por coisas pequenas

 

Foque-se no que é realmente urgente. Porquê pensar em estratégias de marketing digital ou de inovação tecnológica, quando a gestão do seu negócio ainda está no passado?

 

Adote a evolução desde o cerne, leve a sua empresa até à era digital. Um software de gestão é o primeiro passo para a implementação de um estilo de liderança digital.

 

O Jasmin Software ajuda-o a gerir o seu negócio em tempo real, integra com diferentes plataformas online, permite-lhe aceder à informação em qualquer lado, através da cloud, e disponibiliza-lhe demonstrações de resultados. Na era digital, tem de acompanhar a transformação.

 

Experimente já o Jasmin Express, um software certificado, 100% cloud, e gratuito até faturação de 30.000€ - porque a inovação é urgente, mas precisa de ajuda para começar.

 

Conheça a influência da Internet of Things no trabalho administrativo de um negócio.

Tags:
PME

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Mais artigos