Gestão Pessoal

Como o humor o pode ajudar a ser um melhor líder

por Isabel Dias | 18 Abril, 2018

Sabia que o humor o pode ajudar a liderar equipas? Apesar da ligação entre Humor e Liderança não ser de todo óbvia, é na verdade uma receita importante e necessária para construir negócios de sucesso (e para uma vida mais feliz). Conheça 5 técnicas para utilizar o humor no dia-a-dia da sua empresa:

 

Anime a equipa

 

Quem disse que era preciso uma mão de ferro para liderar equipas? Os seus colaboradores nunca se sentirão felizes e motivados se trabalharem num ambiente hostil e severo, sujeitos a um líder que se limita a dar ordens.

 

Aprenda a conhecer a sua equipa e agradeça os seus esforços sempre que possível. Mantenha um sorriso nos lábios e contribua para um ambiente relaxante. Verá que estes pequenos gestos serão capazes de aumentar a produtividade no local de trabalho.

 

Quer saber como animar a equipa? Veja aqui as nossas sugestões de atividades de team building

 

Crie memórias duradouras

 

Se está a tentar explicar algo à sua equipa, quer seja um conceito técnico ou uma estratégia de negócios, encontre uma maneira engraçada de explicá-lo. O riso ativa as endorfinas, responsáveis por estabelecer as memórias no cérebro e faz com que as pessoas se lembrem mais facilmente das suas palavras após as pronunciar.

 

Energize as pessoas

 

Já alguma vez teve de liderar equipas ou reuniões e sentiu que as pessoas estavam aborrecidas ou indiferentes perante as suas palavras? O humor é uma estratégia para “acordar” os seus ouvintes. Em vez de começar a reunião de forma séria, tente descontrair as pessoas logo no início. Diga uma piada relacionada com o tema da reunião e crie uma ligação com a plateia, fazendo com que as pessoas se sintam bem e mais alertas. Verá que esta técnica será capaz de gerar uma reunião recheada de discussões produtivas.

 

Cada geração tem necessidades de adaptação específicas. Está preparado para receber os millenials na sua equipa?

 

Quebre a tensão

 

Uma dos maiores desafios a liderar equipas, é a gestão de conflitos entre os seus membros. Nesses casos, sirva-se do humor para acalmar os ânimos. Isso irá distrair as pessoas do problema que estão a debater, dando-lhes espaço para relaxar e respirar fundo.

 

Depois desta pausa, poderá encarregar-se de reiniciar o debate. Verá que a discussão será iniciada num tom muito mais calmo porque as pessoas já tiveram tempo para refletir em vez de agir de cabeça quente.

 

Coloque os acontecimentos em perspetiva

 

Tente não se levar muito a sério. Quando nos encontramos a liderar equipas temos tendência a entrar em pânico se cometemos o mais pequeno erro. Pensamos para nós próprios que não nos podemos dar ao luxo de errar pois temos de dar o exemplo dentro da nossa equipa e/ou empresa.

 

No entanto, em vez de nos sentirmos culpados quando tal acontece, devemos admitir que errámos e aceitar esse facto. Não importa se cometeu o erro em frente aos seus colaboradores.

 

Abrace os seus defeitos e aprenda a descontrair e a rir de si próprio quando é necessário. Depois disso, reflita acerca do que pode melhorar. Pode até falar com a sua equipa acerca do que aprendeu e ensinar-lhe algumas técnicas de resolução de problemas.

 

Veja as nossas dicas de produtividade, para garantir uma equipa eficiente e motivada.

 

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  • Emitir documentos em segundos (faturas, créditos, guias de transporte, comunicação à AT, etc.)
  • Identificar a margem de lucro
  • Gerir compras e encomendas
  • Prever resultados

Lembre-se: uma liderança forte e vencedora passa tanto pela proximidade e afetos como por regras, números ou metas.

 

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