Negócios

O que é o StartUP Voucher e como apoia o empreendedorismo jovem?

por Mariana Gomes | 28 Novembro, 2019

O StartUP Voucher é uma iniciativa posta em marcha pelo Governo. Trata-se de uma medida do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação – que faz parte da estratégia de empreendedorismo do programa StartUp Portugal. Foi criada com o objetivo de dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia.

Esta edição da StartUp Voucher visa incentivar as startups na aceleração do seu crescimento, desenvolvendo projetos promovidos por jovens, através de apoio ao longo de um período de até 12 meses. A atribuição de uma bolsa mensal de 691,70 euros é o principal benefício do Startup Voucher.

Esta medida enquadra-se na área de “Promoção do espírito empresarial” e desenvolve-se ao longo de três fases, com a finalidade de criação de novas empresas.

Como funciona o Startup Voucher?

Com duração mínima de 4 meses e máxima de 12, esta medida integra três fases de desenvolvimento do projeto empresarial e criação de empresa:

  1. Desenvolvimento da ideia
  2. Desenvolvimento da tecnologia e do modelo de negócio
  3. Desenvolvimento do plano de negócios e criação da empresa

O Startup Voucher é exclusivo a projetos que se encontrem em fase de ideia. Os empreendedores devem, ainda, obedecer a várias condições. Além da idade obrigatória estar compreendida entre os 18 e os 35 anos, devem ser de nacionalidade portuguesa ou residir em Portugal. Não podem possuir outra fonte de rendimento ou uma empresa já constituída e não podem estar a beneficiar de uma bolsa para o apoio ao empreendedorismo.

Que projetos apoia o Startup Voucher?

Tendo em conta que os projetos devem encontrar-se em fase de ideia, o Startup Voucher apoia projetos inovadores de empreendedorismo, que respondam a desafios sociais e que contribuam para o desenvolvimento da economia.

São privilegiados os setores com grande dinâmica de crescimento, relacionados com tecnologia ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D (Investigação e Desenvolvimento).

São também apoiados projetos criativos, que promovam respostas inovadoras aos desafios sociais. Nesta área incluem-se, entre outros, as artes performativas, o património cultural, o artesanato, o cinema, a rádio, a televisão, a música, edição, software educacional e de entretenimento, arquitetura, design, moda e publicidade.

Que tipos de apoio oferece o Startup Voucher?

Na primeira edição, o Startup Voucher deu origem a 44 empresas. Com uma duração entre 4 a 12 meses, este programa oferece aos participantes apoio financeiro, através de bolsas mensais.

No máximo, poderão ser atribuídas duas bolsas a cada projeto empresarial. Além disso, o Startup Voucher dispõe de assistência técnica, mentoria e um prémio para a concretização do projeto e da constituição de empresas:

  • Bolsa mensal no valor de 691,70€: pagam no final de cada mês, atribuída por um período máximo de 12 meses;
  • Acompanhamento do projeto;
  • Mentoria: acesso a uma rede de mentores que fornecem orientação;
  • Prémio de avaliação intermédia: entrega de prémios no valor de 1.500 euros aos projetos com avaliação intercalar positiva, tendo em conta o cumprimento dos objetivos;
  • Prémio de concretização: prémio no valor de 2.000 euros para projetos empresariais, concretizados através da criação de empresa com a constituição de sociedade comercial.

 

O Startup Voucher destina-se a projetos que beneficiem as regiões NUT II – Norte, Centro e Alentejo ou NUT II – Lisboa. No entanto, são admitidos projetos cuja realização de ações seja fora destas regiões, desde que beneficiem a sua economia. Os projetos são apoiados por fundos estruturais do Portugal 2020.

O que é o IAPMEI?

 

Criado em 1975, o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação – é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas. Incluem-se empresas nos setores industriais, comerciais, serviços e construção. A principal missão deste instituto é promover a competitividade e o crescimento empresarial.

O IAPMEI desenvolve, também, estratégias de crescimento e internacionalização das empresas portuguesas.

  1. Oferece assistência empresarial, através de acompanhamento personalizado a PME;
  2. Apoia no financiamento empresarial, através de soluções financeiras, adaptadas às necessidades de cada empresa;
  3. Promove o empreendedorismo e a inovação, através do apoio à criação de novos projetos;

 

O Jasmin apoia-o no crescimento do seu negócio

 

Mais que um software expert em gestão, o Jasmin é um verdadeiro parceiro de negócio. Desenvolvido para empreendedores, freelancers e empresas que querem evoluir, o Jasmin ajuda-o a responder às exigências da era digital.

Ao utilizar um software de gestão cloud, terá sempre informação precisa e acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. Desta forma, não só o trabalho se torna mais ágil e fluído, como ganha tempo para se concentrar nas principais atividades do seu negócio.

Ao mesmo tempo, terá uma visão global do seu negócio permanentemente. Ao ser capaz de identificar os pontos que precisam de melhoria, pode criar estratégias para ganhar vantagem competitiva. Além do poder preditivo, o Jasmin conta com Inteligência Artificial. Ajuda-o, assim, na gestão e tomada de decisão suportadas em dados. 

Experimente já o Jasmin Express! Um software 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, o parceiro ideal para o seu negócio.

Mais artigos