Negócios

Ainda precisa de incentivos para se candidatar ao Portugal2020?

por Isabel Dias | 12 Julho, 2018

Se não sabe o que é o Portugal2020, não se preocupe porque ainda vai a tempo de conhecer e participar. Conheça tudo sobre as candidaturas do Portugal2020 e não perca a oportunidade de concorrer.

 

Portugal2020: o que lhe falta saber

 

O Portugal2020 resulta de uma parceria entre Portugal e a Comissão Europeia e visa distribuir 25 mil milhões de euros de fundos comunitários até 2020. Estes são os principais objetivos:

 

  • Promover a competitividade e internacionalização do tecido empresarial português – com ênfase em PMEs;

  • Impulsionar a indústria e aumentar o emprego;

  • Reduzir as desigualdades regionais.

 

Que ajudas posso receber?

 

O Portugal2020 manifesta-se em 16 programas operacionais, que se subdividem em 5 categorias:

 

  • Programas Operacionais Temáticos: Competitividade e Internacionalização, Inclusão Social e Emprego, Capital Humano, Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

  • Programas Operacionais Regionais no Continente e Regiões Autónomas: Norte, Centro, Lisboa, Algarve, Alentejo, Açores e Madeira.

  • Programas de Desenvolvimento Rural;

  • Programa para o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pecas;

  • Programa Operacional de Assistência Técnica.

A estes 16, juntam-se ainda os Programas Operacionais de Cooperação Territorial Europeia.

 

Sabe como preparar a internacionalização do seu negócio?

 

Como me posso candidatar?

 

As candidaturas têm de ser feitas através do website do Portugal2020, no Balcão2020, e há certos pré-requisitos e documentos necessários. Podem ser submetidas a título individual, como projetos conjuntos, em parceira ou copromoção.

 

Prazos de candidatura

 

Os prazos e datas limites para apresentação de candidaturas ao Portugal 2020 estão definidas na regulamentação específica e de acordo com o plano anual de apresentação de candidaturas ou o plano de emissão de convites aprovados.

 

Findo o prazo para apresentação de candidatura, esta será avaliada e a decisão será comunicada num prazo de 60 dias úteis.

 

Documentos necessários

 

A documentação necessária é muito variada, pelo que deve fazer o registo no Balcão2020 o mais rápido possível, consultar os documentos que necessita e começar a reuni-los, já que alguns podem ser um pouco mais demorados de conseguir.

 

Os documentos que vai precisar estão discriminados no formulário de candidatura Portugal2020, e incluem relatórios de peritos, orçamentos de investimentos, licenciamentos, etc.

 

Pré-requisitos

 

Para poder concorrer a estes apoios comunitários, tem de reunir as seguintes condições:

 

  • estar legalmente constituído e ter certificação PME;

  • ter a situação contributiva regularizada nas Finanças e na Segurança Social;

  • possuir autonomia financeira – superior a 15% - para financiar a operação;

  • demonstrar uma situação económico-financeira equilibrada ou capacidade de financiamento;

  • não ter salários em atraso;

  • estar registado no Balcão2020.

 

Pormenores importantes

 

É de salientar que os apoios atribuídos no âmbito do Portugal 2020 são reembolsáveis (alguns sem juros), sendo que podem ter uma componente a fundo perdido.

 

A taxa de incentivo a fundo perdido varia entre os 30 e os 75%, dependendo de certos critérios como tipo de projeto, sistema de incentivos, local de investimento ou dimensão da empresa. Procure informar-se bem sobre estes valores, sempre tendo em mente que terá de reembolsar parte do incentivo.

 

Além disso, é extremamente importante que se prepare bem para a candidatura e defina uma estratégia. Os critérios de seleção são rigorosos, por isso não se pode deixar nada ao acaso. No caso de estar indeciso em relação ao programa operacional a que se vai candidatar, considere pedir ajuda profissional.

 

Pode também ser necessário procurar ajuda para submeter a candidatura. Note que o formulário é bastante extenso, compreendendo 26 tópicos e mais de 50 questões. No entanto, se o fizer com tempo, também terá mais margem de manobra para enfrentar quaisquer problemas.

 

Tem o mindset indicado?

 

No caso dos incentivos do Portugal2020, o mindset com que encara o desafio é tão importante como as “regras do jogo”. Como deve saber, estes fundos são apenas aplicáveis a novas atividades ou operações, como produção de um novo produto, expansão para um novo mercado ou inovação num processo; e portanto as empresas e os empreendedores devem aproveitar esta oportunidade para repensar os seus negócios e até fazer um plano de negócios adequado e adaptado a estes novos projetos.

 

Ainda assim, uma questão fulcral que deve fazer a si próprio é: se não conseguir o financiamento, avança com este projeto? Se a resposta for positiva, está no bom caminho: a atribuição, ou não, dos fundos Portugal2020 apenas influenciará a velocidade de implementação do seu projeto.

 

Será que a sua ideia é uma boa ideia de negócio?

 

Se, por outro lado, não avançar caso não lhe sejam atribuídos os fundos, então deve avaliar o quanto crê no seu projeto, ideia ou negócio, e o que poderá fazer para o tornar mais sólido.

 

Jasmin, um parceiro em todas as situações

 

O Jasmin, software expert em gestão, não só o ajuda na gestão do dia-a-dia da sua empresa, como o ajuda a fazer crescer o seu negócio.

 

Quer apresentar uma candidatura ao Portugal2020? O Jasmin simplifica! Muitos dos documentos que vai precisar para submeter a sua candidatura, terá a informação disponível no Jasmin. Pode encontrá-los facilmente já que a interface do Jasmin é intuitiva e adaptável ao utilizador.

 

Mas esta é apenas uma das vantagens do Jasmin. Este software descomplica e agiliza as tarefas do dia a dia, como emitir faturas, consultar stocks ou até elaborar relatórios de análises de vendas.

 

Está ainda dotado de inteligência e poder preditivo que lhe permitirá tomar decisões fundamentadas e planear o futuro do seu negócio. O objetivo? O sucesso!

 

Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais