Tecnologia

Tecnologia 5G: A nova geração da comunicação móvel

por Mariana Gomes | 26 Novembro, 2019

Depois de quase uma década, a tecnologia 5G está prestes a tornar-se uma realidade. A quinta geração da comunicação móvel começou a chegar ao mercado no final de 2018, com a garantia de continuar a expandir-se no futuro.

 

Atualmente, ter uma conexão estável à internet é uma necessidade básica. Não são apenas os telemóveis e computadores que requerem o acesso à rede móvel. Tal como o nome indica, o 5G é uma evolução da rede 4G. Esta tecnologia, além de garantir maior velocidade, vai revolucionar a comunicação móvel, conectando milhões de dispositivos entre si, no que é conhecido como a IoT – Internet of Things.

 

A principal característica da IoT é, no fundo, melhorar a integração dos dispositivos conectados à internet, como as Smart Tvs, automóveis, serviços de segurança e até casas e cidades.

 

Mas o que é realmente o 5G? Em que difere da tecnologia 4G? Quais são os principais benefícios e que impacto poderá ter no mundo atual?  

 

O que é a tecnologia 5G e qual a diferença em relação ao 4G?

 

Apesar de ter começado em smartphones, o 5G já inclui novos dispositivos e serviços de vários setores, desde a educação ao entretenimento. Trata-se de um projeto que substitui uma arquitetura sem fio, criada neste século, por outra. O objetivo final é diminuir o consumo de energia e os custos de manutenção.

 

A quinta geração de redes sem fio será projetada para atingir o nível de desempenho que a IoT precisa. Isto vai resultar num mundo totalmente conectado e omnipresente.

 

4G vs 5G

 

A tecnologia sem fios começou com o 1G, que trouxe mobilidade aos serviços de voz analógicos. O 2G chegou quando as empresas de telecomunicações deram a possibilidade aos utilizadores de enviar mensagens de um dispositivo para outro. O 3G permitiu aos utilizadores fazerem ligações, enviarem mensagens e acederem à internet. O 4G veio otimizar a rede 3G, melhorando a velocidade de download e upload de conteúdo.

 

A tecnologia 5G, além de garantir maior velocidade, apresenta um tempo de latência muito inferior, relativamente às tecnologias atuais.

 

Esta tecnologia é construída com base no 4G, sendo o principal recurso para viabilizar a implementação da IoT. O 5G é caracterizado por várias especificações:

 

  • Uma taxa de dados de até 10 Gbps: 10 a 100 vezes melhor que a rede 4G;
  • Latência de 1 milissegundo;
  • Banda larga mais rápida por unidade de área;
  • Mais de 100 dispositivos conectados por unidade de área: comparativamente com as redes 4G LTE;
  • 100% de ​cobertura;
  • Duração da bateria de até 10 anos nos dispositivos IoT (Internet das Coisas) de baixa potência.

 

Quais os principais benefícios da tecnologia 5G?

 

Como já vimos, a tecnologia 5G não vai permitir apenas conectar pessoas. Vai ser possível conectar e controlar máquinas, objetos e dispositivos. Com novos níveis de desempenho e eficiência, o 5G vai oferecer novas experiências ao usuário, com a conexão de novos setores de atividade.

 

As vantagens desta rede são inúmeras. Além das suas especificações, como a velocidade de transferência ou a latência, o 5G pode ser usado em vários cenários. A Realidade Aumentada e Realidade Virtual, casas inteligentes e carros autónomos são exemplos de setores nos quais o 5G será aplicável. Vai passar a ser possível fazer o download de um filme da Netflix em poucos segundos, mas existem outras aplicações importantes desta tecnologia. Por exemplo, esta evolução tecnológica vai permitir que os carros comuniquem entre si ou com sinais de trânsito. Há, também uma infinidade de oportunidades de negócios a serem exploradas em escritórios, fábricas, cidades e mesmo na saúde.

 

Na realidade, os benefícios desta tecnologia são aplicáveis a todos os setores de negócio. Entre as diversas vantagens da nova rede móvel, destacam-se algumas importantes:

 

  1. Internet móvel mais rápida

O 5G vai permitir ligações de internet móvel de 1GB por segundo. Esta tecnologia vai trazer internet de melhor qualidade e com maior largura de banda. Consequentemente, isto vai melhorar a experiência dos serviços online já existentes e abrir portas a novos serviços que possam tirar partido desta quinta geração da comunicação móvel.

 

  1. Vai impulsionar tecnologias imersivas

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada já são áreas bastante badaladas na era digital. Contudo, são duas das tecnologias que mais vão crescer com a chegada do 5G. Isto vai permitir que, no futuro, os utilizadores possam usufruir de experiências virtuais e aumentadas muito mais imersivas do que o possível até agora.

 

  1. Baixa latência

A latência pode ser resumida como o tempo de resposta, por exemplo, ao abrir um site. Ou seja, é o tempo que a informação demora entre sair do nosso dispositivo e voltar com a informação que pretendemos. O 5G garante que a latência ficará sempre abaixo dos cinco milissegundos, tornando a internet móvel instantânea.

 

Qual é o impacto do 5G nas empresas?

 

A tecnologia 5G pode ajudar as empresas a inovar, aumentar a eficiência, a produção e os avanços tecnológicos, além de reduzir custos. Para um negócio tirar o melhor partido desta tecnologia, deve ter em conta vários fatores:

 

  • Investir: é importante ter equipamento pronto para o 5G, quando houver um lançamento em larga escala desta tecnologia. Assim, estará a facilitar a adaptação e, consequentemente, a fazer o negócio crescer com inovação.

  • Prepare-se para a automatização de processos e o uso de Inteligência Artificial: como o 5G reduz a latência, haverá mudanças na forma como as empresas trabalham a comunicação móvel. Deve ser estudado o modo como as máquinas podem ser automatizadas e onde a IA e Machine Learning podem ser aplicadas.

  • Estudar o 5G e o impacto no seu negócio: as empresas precisam de perceber o que é o 5G e como é que esta tecnologia ajuda a alcançar metas no seu negócio.

  • Criar estratégias de 5G: esta tecnologia precisa de ser explorada nas empresas, tal como as possíveis mudanças nos processos ou nos produtos, que podem ser facilitados com o 5G.

Com o Jasmin está na vanguarda da tecnologia

 

Jasmin, software de faturação expert em gestão, destaca-se pela automatização de processos, previsão de resultados e inteligência de negócio.

 

Desenvolvido para PMEs, startups e empreendedores, o Jasmin recorre a um conjunto de mecanismos de Big Data e Machine Learning que aumentam a produtividade na execução de ações administrativas e ajudam a tomar decisões, que contribuem para uma maior rentabilidade do seu negócio.

 

Esta solução de gestão ajuda a enfrentar os desafios digitais atuais, com um conjunto de indicadores de desempenho, funções de demonstração de resultados, inteligência e poder preditivo, que o tornam um aliado à tomada de decisão. 

 

O Jasmin Software é 100% cloud e certificado pela Autoridade Tributária. Experimente o Jasmin Express e comece a gestão do seu negócio de forma gratuita. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos