Negócios

Saiba o que deve fazer para ser PME Líder

por Isabel Dias | 10 Abril, 2019

O estatuto PME Líder foi criado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, também do IAPMEI. Este estatuto, que é um selo de garantia, distingue empresas com perfis de desempenho superiores e tem o objetivo de criar condições para as PME com a distinção PME Líder desenvolverem as suas estratégias de crescimento e prosperarem.

 

Será que sua empresa está ao nível de uma PME Líder?

 

Torne-se uma PME Líder: siga os passos

 

Antes de mais, ressaltamos que não podem concorrer a esta distinção associações e instituições sem fins lucrativos, IPSS e empresas sem contabilidade organizada. Adicionalmente, a sua PME só se pode candidatar ao estatuto de PME Líder caso tenha completado três exercícios de atividade, pelo menos, com contas encerradas. No caso de o ano fiscal da sua empresa não coincidir com o ano civil, serão considerados os dois últimos exercícios encerrados e com IES entregue à AT. Não esquecer ainda que é necessário que a empresa tenha Certificação PME.

 

Contabilidade organizada: obrigatória para quem?

 

O estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, em parceria com 10 bancos a operar em Portugal - Banco BPI, Bankinter, Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, Caixa Geral de Depósitos, EuroBic, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores e Santander Totta - e com as Sociedades de Garantia Mútua.

 

Como se candidatar

 

A candidatura ao estatuto PME Líder não é apresentada pela empresa ao IAPMEI, tendo que ser uma das entidades bancárias parceiras a apresentar a candidatura. Assim, se quiser candidatar a sua PME à distinção PME Líder terá que, enquanto representante da empresa, manifestar o interesse junto de um dos Bancos Protocolados, que formalizará a proposta.

 

O IAPMEI, então, avaliará a candidatura e validará (ou não) a atribuição do estatuto.

 

Quais as vantagens para a sua empresa?

 

O estatuto PME Líder é mais do que uma distinção, na verdade. Este estatuto traz grandes benefícios e vantagens para as empresas:

 

  • Notoriedade e aumento de reputação

Durante o processo de seleção, as empresas são submetidas a grande escrutínio que tem por base indicadores financeiros, entre outros. Assim, conseguir o estatuto PME Líder é algo que só as empresas com melhor desempenho conseguem, pelo que ganharão mais visibilidade e notoriedade para os seus negócios.

 

  • Acesso a linhas de crédito especiais e produtos financeiros

Ao ser uma PME Líder, a sua empresa beneficia de acesso em condições otimizadas a linhas de crédito, com bonificação de taxa de juros e redução do risco das operações bancárias, através do recurso a mecanismos de garantia do Sistema Nacional de Garantia Mútua. Além disso, as PME Líder também usufruem de descontos e condições preferenciais no acesso a serviços financeiros como gestão de tesouraria.

 

  • Mais informação, formação e produtos exclusivos

As PME Líder têm acesso preferencial a informação sobre atividades e serviços de apoio a PME disponibilizados pelo IAPMEI ou pelo universo das suas empresas participadas ou parceiros institucionais, bem como acesso a sessões de formação exclusiva para executivos e ainda condições vantajosas no acesso a combustíveis ou a salas de reunião – nas instalações do IAPMEI.

 

Quais os requisitos para ser PME Líder?

 

Se as vantagens são muitas, também os requisitos para obter a classificação são importantes. Para conseguir o estatuto PME Líder, a sua empresa deve cumprir os seguintes critérios:

 

  • Assegurar a condição de PME comprovada através da obtenção da Certificação PME;

  • Ter pelo menos três exercícios de atividade, contas fechadas e contabilidade organizada;

  • Ter rating atribuído pelo sistema interno de notação de risco do Banco Protocolado que propõe a candidatura;

  • Ter notação mínima de risco atribuída pelas Sociedades de Garantia Mútua (não superior a 7);

  • Possuir situação regularizada perante a Autoridade Tributária, a Segurança Social, o IAPMEI e o Turismo de Portugal, bem como ao nível de licenciamento;

  • Não se encontrar em situação de reestruturação financeira ou de insolvência;

  • Não ter sido alvo de condenação por violação da legislação do trabalho ou pela prática de contraordenações ambientais e do ordenamento do território nos últimos três anos;

 

Mas, além destes critérios técnicos, há mais requisitos que as PME candidatas a PME Líder devem reunir. Para a sua empresa poder alcançar a distinção de PME Líder, deve demonstrar estratégias de crescimento e de reforço da base competitiva, possuir níveis elevados de desempenho e ainda de solidez financeira. Assim, deve cumprir os seguintes requisitos:

 

  • Resultado Líquido Positivo;

  • EBITDA positivo nos dois anos em análise;

  • Autonomia Financeira igual ou superior a 30% (Capitais Próprios/Ativo);

  • Rendibilidade Líquida do Capital Próprio igual ou superior a 2,00% (Res.Líquido/Cap.Próprio);

  • Dívida Financeira Líquida/EBITDA inferior ou igual a 4,50 (NetDebt/EBITDA);

  • EBITDA/Ativo igual ou superior a 2,00%;

  • EBITDA/Volume de Negócios >= 2,00%;

  • Volume de Negócios igual ou superior a 1 milhão de euros;

  • Número de trabalhadores da empresa como autónoma no ano anteiror superior ou igual a 8,00 UTA (unidade trabalho-ano).

 

Sabe quais as diferenças entre as várias margens de lucro: bruta, líquida, de contribuição e EBITDA?

 

Note que, no caso das empresas do setor do Turismo, serão enquadradas apenas as empresas cujos estabelecimentos se encontrem devidamente financiados e que tenham um volume de negócios superior ou igual a 500 mil euros.

 

Jasmin, a ferramenta para líderes

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é a ferramenta essencial para o empreendedor ou gestor de PME que precisa de ver o seu negócio crescer. Com o Jasmin pode acompanhar todas as contas do seu negócio, com a total liberdade de trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar.

 

Além do poder preditivo, o Jasmin conta agora com Inteligência Artificial para o ajudar na gestão e tomada de decisão suportadas em dados. Agora é mais fácil, ágil e intuitivo gerir o seu negócio e conduzi-lo ao sucesso. Saiba mais sobre os Jasmin Business Insights!

 

Mas, comprove por si mesmo, com resultados: experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.



Mais artigos