Negócios

Como o tracking de encomendas beneficia a relação entre negócios e clientes

por Isabel Dias | 4 Abril, 2018

A par da evolução tecnológica, o tracking de encomendas é cada vez mais um fator diferencial no que à qualidade dos serviços empresariais diz respeito. Mas não é só de diferenciação que se trata. Quando falamos em tracking de encomendas, falamos também no relacionamento entre marcas e clientes.

 

Saiba qual a sua importância e descubra de que forma o tracking de encomendas pode beneficiar a relação do seu negócio com os seus clientes.

 

A importância do tracking de encomendas para o seu negócio

 

A competitividade do mercado empresarial é cada vez maior. A par disso, para garantirem a sua sobrevivência, as empresas precisam de apostar nas novas tecnologias como forma de otimizar o relacionamento com os seus clientes e acrescentar valor aos seus modelos de negócio.

 

E é ou não verdade que manter uma boa relação com o consumidor é meio caminho andado para conquistar a confiança do mesmo e conseguir fidelizá-lo?

 

Assim, num mercado onde os negócios acontecem cada vez mais à escala global e onde as compras online têm um grande potencial de crescimento, as empresas devem ser capazes de se adaptar às necessidades dos consumidores e investir em ferramentas que aumentem a segurança dos mesmos em relação às compras que fazem.

 

Por isso mesmo, se já tem ou está a pensar em criar um negócio online, saiba que nos dias que correm o tracking de encomendas deixou de ser uma opção de escolha dos negócios para ser uma necessidade dos clientes.

 

Principais benefícios do tracking de encomendas

 

Maior credibilidade junto ao cliente

 

Sempre que fazemos uma compra online a tendência é contarmos os dias até o produto chegar a nossa casa, não é verdade? Aliado a isso, a expetativa é que este seja entregue no prazo definido e dentro dos padrões de qualidade aceitáveis.

 

Deste modo, e porque a internet é ainda sinónimo de desconfiança para muitos consumidores, investir no tracking de encomendas é uma ótima forma de transmitir uma maior confiança e segurança aos consumidores.

 

Além disso, ao conseguir informar os seus clientes sobre possíveis atrasos ou outros imprevistos, estará a aumentar a credibilidade do seu negócio junto dos mesmos. E a verdade é que um detalhe como este pode ser o suficiente para que o consumidor se sinta satisfeito e volte a repetir a sua compra.

 

Maior controlo sobre o estado das entregas

 

Nem sempre as empresas conseguem ter o controlo que desejam sobre os processos de entrega dos seus produtos. Isto acontece pelo simples facto de, na maioria dos negócios, o serviço de logística depender de empresas externas. Contudo, nos dias que correm, isto não precisa de ser um problema!

 

Ao procurar soluções que permitam integrar o seu sistema com o do seu parceiro de logística conseguirá ter um maior controlo sobre o estado das entregas, desde a confirmação do pedido do cliente até à sua ordem de entrega.

 

Redução do número de reclamações

 

Os negócios que têm que lidar com serviços de logística estão sujeitos a imprevistos que nem sempre conseguem controlar. É inevitável! Problemas com o veículo de transporte, condições climáticas adversas ou simplesmente o trânsito são alguns dos exemplos.

 

E, ainda que sejam situações difíceis de prever, sabe-se que o impacto que estas têm no prazo de entrega das encomendas é a principal razão da maioria das reclamações. É aqui que o tracking de encomendas entra.

 

Ao conseguirem informar os seus clientes sobre o estado de entrega das suas compras, as empresas serão também capazes de minimizar problemas e impedir possíveis reclamações se algum imprevisto acontecer.

 

Redução do número de devoluções

 

À semelhança das reclamações, a devolução de produtos é um problema comum que pode causar custos extra às empresas se estas não tiverem forma de acompanhar o processo de entrega.

 

Notificar o cliente sobre a data certa de entrega dos produtos fará com que este esteja preparado para os receber, evitando assim devoluções desnecessárias e desagradáveis para ambas as partes.

 

Mantenha o seu negócio na linha da frente

 

Ficou convencido quanto aos benefícios do tracking de encomendas para os negócios? Não há dúvidas: no mercado online os negócios que vencem são aqueles que superam as expetativas do consumidor e oferecem uma maior segurança durante todo o processo de compra.

 

Para que isto seja possível, é fundamental que as empresas invistam em ferramentas que ajudem a responder às necessidades dos consumidores e permitam simplificar a gestão diária dos negócios.

 

Se esta é uma das suas preocupações enquanto empreendedor, o Jasmin pode ser a solução que procura para o seu negócio!

 

Com o Jasmin, um software de gestão cloud e certificado, poderá criar documentos de transporte de forma rápida e intuitiva. Já no que diz respeito à comunicação dos mesmos à Autoridade Tributária, não terá que se preocupar. Esta poderá ser feita de forma automática!

 

Além disso, o Jasmin permite-lhe integrar a expedição de encomendas com o Google Maps para que possa acompanhar todo o processo de entrega e manter os seus clientes informados.

 

Para isso, apenas precisa de preencher os dados relativos à morada de carga e descarga da encomenda no separador “criar guia”. De seguida, basta aceder ao separador lateral do sistema e poderá visualizar o mapa que lhe irá mostrar o trajeto entre o ponto de carga e descarga das mercadorias. Não é tão simples?

 

Experimente já a versão gratuita Jasmin Express e mantenha o seu negócio na linha da frente!

 

 

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