Histórias Jasmin

6 temas a reter do Web Summit 2017

por Isabel Dias | 16 Novembro, 2017

O Web Summit 2017 já lá vai e de volta a “casa” está a equipa Jasmin que este ano rumou a Lisboa para ver de perto aquela que é considerada a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa!

 

Depois de quatro dias intensivos, aqui ficam os 6 temas que mais nos despertaram o interesse e que merecem ficar registados:

 

1. A inteligência artificial em tudo

 

E quando dizemos tudo, é mesmo tudo! A inteligência artificial fará parte do futuro.

 

No Web Summit falou-se da inteligência artificial aplicada à indústria automóvel - no futuro existirão carros tão autónomos ao ponto de substituírem o próprio condutor!; aplicada à robótica - quem não assistiu à conversa entre os robôs Sophie e Albert no palco principal do Web Summit?; e aplicada à medicina - a expansão cerebral será uma possibilidade, assim como o tratamento de doenças psiquiátricas e o ter uma conversa com pessoas já falecidas!!!

 

Sim, tornar imortal pessoas que já faleceram será possível através da criação de um bot com base em documentos escritos e presença passada nas redes sociais. Estima-se que passará a ser muito comum a partir de 2040 e que em 2060 a maior parte da população já aderiu “à moda”.

 

2. A realidade aumentada a um palmo de distância

 

O comércio, o desporto e o gaming são provavelmente os setores que mais serão beneficiados pela realidade aumentada. A implementação de hologramas não será mais uma coisa vista apenas em filmes.

 

3. O blockchain veio para ficar

 

Atualmente muito aplicado às fintech, sendo o seu expoente as criptomoedas, o blockchain terá a sua influência também em áreas como a medicina e as telecomunicações (envio de SMS).

 

4. Será o fim do trânsito?

 

A estreia do célebre e entusiástico filme “Back to the Future”, em 1985, previa a existência de carros voadores em 2015. Não aconteceu em 2015 mas no Web Summit 2017 foi anunciado que, no futuro, é bem provável que tal “presságio” se concretize.

 

5. Reconhecimento de voz: a grande novidade

 

Os reconhecimentos facial e de impressão digital já eram! Os próximos anos das TI serão marcados pelo reconhecimento de voz.

 

6. Ser autêntico, ser humano

 

Seja na presença no Instagram, no branding da nossa marca ou até numa simples conversa com o cliente. O consumidor quer autenticidade, carisma e genuinidade. Neste Web Summit destacou-se o B2H (business to human) em detrimento do B2B ou B2C.

 

 

Esta foi uma experiência rica em todos os aspectos e que, para além de contribuírem para o nosso crescimento pessoal e profissional, vai também contribuir para a constante otimização do software de gestão Jasmin.

 

Até para o ano Web Summit!

 

 

Web-Summit-2017-stage

 

Web-Summit-2017-Facebook

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos