Gestão Pessoal

Ninguém fica para trás: mensagens de motivação para colaboradores

por Isabel Dias | 29 Novembro, 2018

Há vários motivos que podem estar a deixar os seus colaboradores desmotivados. Todos passamos por maus momentos, seja por razões pessoais, familiares ou profissionais. Se nunca sabe o que dizer nos momentos mais sensíveis, explore estas mensagens de motivação.

 

O poder das mensagens de motivação

 

As palavras têm muita força. Quem não gosta de ouvir uma mensagem de motivação, de encorajamento ou de gratidão por parte dos que lhe são próximos? Pois bem, as pessoas que trabalham consigo não fogem à regra.

 

A chave é comunicação aberta, honesta e assertiva, com uma pitada de humor!

 

De que se queixam os trabalhadores? Principalmente, da falta de agradecimento e reconhecimento que os seus líderes demonstram. Comece por contrariar essa tendência! Espalhe otimismo no escritório, sendo um líder empático e compreensivo, e saiba quando e como usar mensagens de motivação para com os seus colaboradores.

 

Mostre agradecimento

 

Sempre que um elemento da equipa conseguir algum feito, mostre-lhe que está agradecido por isso. Sempre que um colaborador se esforçar para o bem da sua empresa, e de toda a equipa, agradeça, também.

 

Quando os colaboradores se sentem apreciados, tendem a estar mais motivados e empenhados no seu dia-a-dia. A palavra que transmite simultaneamente uma mensagem de motivação e de agradecimento é “Obrigado”. Use-a mais!

 

Reconheça o trabalho

 

Da mesma forma, reconhecer que o trabalho foi bem feito é muito importante em termos de confiança e atitude positiva dos seus colaboradores. E, sim, às vezes pequenas mensagens de motivação e encorajamento como “Bom trabalho!” ou “Parabéns” são suficientes para levantar toda a moral no local de trabalho.

 

Aceite feedback

 

A forma mais fácil e direta de conseguir o feedback das pessoas é simplesmente perguntar: como se sentem em relação ao novo projeto, ou responsabilidade, ou até qual a opinião em relação a certo procedimento.

 

As mensagens de motivação neste caso podem ser perguntas: “Qual é a tua opinião sobre...?” ou “O que é que poderia ser melhorado em relação a...?

 

Conheça ainda 7 boas práticas para a gestão de conflitos.

 

Frases e palavras positivas

 

Só o facto de usar uma linguagem em geral mais positiva, já é meio caminho andado para tornar o local de trabalho mais feliz e produtivo – e com ele, os colaboradores.

 

Ainda que precise de dar uma notícia menos boa, ou fazer uma apreciação não tão positiva, escolha com cuidado as suas palavras, e tente que tenham um caráter otimista, ainda que precisem de ser fortes.

 

Num negócio haverá sempre contratempos, em todas as áreas, e os seus colaboradores, podem sempre cometer erros. Lembre-se de oferecer uma mensagem de motivação depois de ter que dar uma mensagem menos positiva.

 

Mostre empatia e compreensão

 

É verdade que a regra número um no local do trabalho é separar as vidas pessoal e profissional, mas um líder tem que saber lidar com situações em que as duas se misturam.

 

Sabe qual a importância do desenvolvimento pessoal no local de trabalho?

Há situações em que é muito difícil deixar as emoções fora do escritório, especialmente em casos de falecimentos, separações, divórcios e doenças. Se perceber que um colaborador tem um problema pessoal grave, ofereça-lhe o seu apoio: as mensagens de motivação não irão certamente eliminar o problema, mas oferecem conforto.

 

E você, precisa de mais motivação? Conheça o Jasmin!

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é o aliado perfeito para a gestão do seu negócio. Sem complicações, sem tarefas repetitivas, o Jasmin liberta-lhe tempo para o que mais importa – tomar as decisões relativas ao seu negócio e elaborar estratégias de crescimento – enquanto assegura a gestão de todas as áreas, de forma intuitiva, e com recurso a inteligência e poder preditivo.

 

De facto, o Jasmin conta já com a Inteligência Artificial, ao serviço das PME e startups! Pode, agora, tomar decisões com base em dados e informações que o Jasmin recolhe e lhe apresenta de forma simples e imediata: são os Jasmin Business Insights!

 

O cumprimento da fiscalidade está completamente assegurado, porque o Jasmin é certificado pela Autoridade Tributária, e ainda lhe permite dar acesso ao seu contabilista já que é colaborativo e não tem limite de acessos.

 

Não espere mais, experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Tags:
PME

Mais artigos

Ver mais