Tecnologia

Inteligência artificial online: a gestão do seu negócio sempre apoiada

por Daniel Oliveria | 16 Abril, 2019

Com o mundo da tecnologia está em constante evolução. Muitas são as novidades que têm chegado ao mercado empresarial e que prometem melhorar o desempenho das organizações.

A inteligência artificial online é uma das inovações que mais potencial apresenta, prometendo oferecer insight valiosos aos gestores para otimizar a tomada de decisão.

 

O que é a inteligência artificial?

 

Por definição, inteligência artificial é a capacidade das máquinas pensarem como seres humanos, de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente.

 

O termo "inteligência artificial" surgiu em 1956, associado a projetos ligados à resolução de problemas e métodos simbólicos, sendo posteriormente, na década de 60, utilizado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos de forma a treinar computadores para imitar o raciocínio humano básico. No entanto, só mais recentemente esta tecnologia começou a ganhar outra preponderância, motivada pelo surgimento do Big Data.

 

Deep learning, Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural

 

De forma a ensinar os computadores a pensar, são utilizados vários métodos que compõe a chamada inteligência artificial. Esses métodos são, essencialmente, os seguintes:

 

  • Machine Learning - Com este conceito, procura-se que as máquinas aprendam com o mínimo de dados possível, permitindo que desenvolvam regras por conta própria com base nos dados que lhe são cedidos.
  • Deep learning - De forma a imitar a rede neural do cérebro, são utilizados algoritmos complexos para que o sistema possa aprender sem supervisão. As redes neurais artificiais, usadas nestes sistemas, são camadas e conexões que transmitem os dados da mesma forma como acontece no pensamento humano, permitindo o reconhecimento de voz e linguagem natural, imagens e processos de aprendizagem por conta própria.
  • Processamento de linguagem natural - Com este processamento, procura-se encontrar, a partir de machine learning, padrões em grandes conjuntos de dados puros e reconhecer a linguagem natural.

A inteligência artificial online nos negócios

 

Muito se tem dito e escrito sobre a ameaça que a inteligência artificial poderá representar para os humanos, nomeadamente no que respeita ao desaparecimento de vários postos de trabalho.

 

A verdade é que essa preocupação surge sempre que assistimos a grandes revoluções industriais, mas a história mostra-nos que não há razões para tamanho desassossego. A inteligência artificial não está aqui para nos substituir, mas sim para expandir as nossas capacidades e nos tornar melhores naquilo que fazemos.

 

Como os algoritmos de Inteligência Artificial aprendem de maneira diferente dos seres humanos, olham para as coisas de maneira diferente, conseguindo ver padrões e ligações que nos escapam.

 

A parceria entre humanidade e inteligência artificial online pode oferecer muitas oportunidades ao mundo dos negócios como por exemplo:

 

  • Melhorar o desempenho de sistemas analíticas existentes, como a visão computacional e análise de séries temporais;
  • Derrubar as barreiras económicas e linguísticas;
  • Proporcionar uma visão analítica mais alargada, uma melhor compreensão dos dados, e uma melhor visão sobre o futuro.

Podemos considerar a Inteligência Artificial como um suporte à análise de dados e apoio à tomada de decisão, permitindo compreender melhor o rumo dos negócios da organização e mostrar insights que ajudam a identificar o caminho para onde se deve seguir. Além disso, permite reduzir gastos operacionais, aumentar a eficiência e aprimorar experiência com clientes e utilizadores.

 

Vantagens da Inteligência Artificial para as empresas

 

  • Automação de processos e aumento de produtividade - Com os sistemas de IA, é possível automatizar processos rotineiros das equipas, permitindo que estas se centrem em outro tipo de tarefas de maior valor.

  • Redução de erros em processos - Este tipo de sistemas inteligentes têm uma menor taxa de erro quando comparados com os humanos, permitindo tornar os processos mais eficientes.

  • Melhoria de relação com o cliente - Interligado com o sistema de CRM, é possível antever problemas com os clientes, analisar histórico de compras e sugerir produtos com maior probabilidade de consumo.

  • Criação de perfis de clientes - Conhecendo todo o historial dos clientes, é possível dividi-los por padrões e perfis de consumo, conseguindo aplicar campanhas com maior probabilidade de sucesso.

  • Análise detalhada de vendas e tendências de mercado - Através da análise das vendas pela IA, é possível obter uma análise em poucos segundos do estado comercial da empresa, da evolução das margens, de consumos por cliente ou setor, entre outras.

  • Otimização de processos internos - A inteligência artificial online permite também obter benefícios nos processos internos, otimizando os stocks, a gestão logística e de recursos humanos.

Uma tendência crescente

 

Segundo o Barómetro de Tendências Globais da Vodafone, quase 70% das empresas em Portugal já utilizam (33%) ou planeiam introduzir (34%) a Inteligência Artificial nas suas operações.

 

Como mostra o estudo, hoje em dia os gestores já têm consciência que a Inteligência Artificial será uma das tecnologias mais importantes dos próximos tempos e que irá transformar as organizações.

 

Hoje em dia já é possível um empreendedor ou um pequeno empresário utilizar ferramentas com inteligência artificial online, seja nas áreas de marketing, logística, fiscalidade, recursos humanos ou vendas.

 

Com o software de gestão e faturação online Jasmin, que utiliza mecanismos de Machine Learning e Big Data para fornecer insights para apoiar na gestão do negócio.

 

Também a sua empresa estará dotada das ferramentas necessárias para usufruir das tecnologias de IA disponíveis. E nem sequer precisa de investir em software. O Jasmin Express é grátis para quem está a começar.

 

Mais artigos