Negócios

Quais são as oportunidades dos negócios no pós-pandemia?

por Mariana Pimentel | 25 Janeiro, 2022

Se nos últimos dois anos, face à incerteza, os negócios se têm equilibrado numa corda bamba, 2022 pode trazer uma luz ao fundo do túnel. É verdade que o impacto da pandemia nos vários setores foi profundo e tudo isso se refletiu na forma de olhar para os negócios. Num altura que já se fala em pós-pandemia, este impacto não tem de ser algo negativo.

 

Não é impossível encontrar boas oportunidades em tempos difíceis, o segredo é descobrir quais são e onde estão! 

 

O impacto da pandemia e as oportunidades para os negócios

 

Os confinamentos, o recolher obrigatório, o teletrabalho e outros constrangimentos trazidos pela pandemia vieram salientar a necessidade de as empresas estarem de olhos postos no comportamento dos consumidores.

 

Os padrões de consumo mudaram. Tudo isto urge, para que haja uma rápida adaptação às mudanças do mercado e não se trata de um cenário inédito que deva ser encarado como consequência dos novos tempos.

 

É apenas um alerta de que os negócios devem olhar sempre para as necessidades dos consumidores. No fundo, é uma oportunidade para a adaptação e uma reinvenção daquilo que, até há dois anos, não passavam de ideias futuras.

 

Encontrar oportunidades no mundo pós-pandemia

 

A necessidade é a mãe de todas as invenções. A verdade é que é nas crises que surge a oportunidade para encontrar uma ideia que resolva uma “dor” do mercado.

 

O teletrabalho começou como um constrangimento para várias empresas, mas hoje, é uma escolha consensual e preferencial. Os novos hábitos de consumo são mais digitais e isso tornou-se uma oportunidade de alavancar negócios online.

 

Mas este não é o primeiro cenário de crise que abre portas a novos negócios. Vejamos o caso dos irmãos Disney que, no auge da grande Depressão, em 1929, expandiram o pequeno estúdio de animação.

 

Hoje, é fácil perceber que criar novos negócios ou adaptar os já existentes ao “novo normal” passa inevitavelmente por uma aposta no digital. E é neste novo ambiente online que se escondem as grandes oportunidades que hoje existem. 

 

Mas o que esperar de 2022?

 

Mais desafios, mais um ano de reinvenção. Todos já estamos conscientes de que os negócios terão de continuar a ser resilientes. E estas mudanças não se refletem apenas no “durante”, mas também no pós-pandemia. 

 

O que vai mudar no pós-pandemia? 

 

Em pleno 3.º ano de pandemia, onde já são considerados termos como "endemia" para designar a COVID-19, além de todos os desafios já esperados e conhecidos, este pós-pandemia vai, com certeza, trazer oportunidades aos negócios. Os negócios estão mudar em várias frentes:

 

No turismo

 

  • Muitas empresas terão de repensar o target e, muito possivelmente, adaptar-se a um novo. Por exemplo, os negócios de AirBnb, possivelmente, deixarão de atrair tantos turistas estrangeiros e vão abrir espaço para receber mais turistas internos, para estadias de curta duração. Isto porque o turismo dentro do país terá tendência a aumentar.

 

Nas compras online

 

  • O mesmo acontece com as compras online: depois da experiência de comprar comodamente, ir para a confusão dos shoppings deixará de ser prioridade.

 

Nas viagens

 

  • As viagens estão a mudar: vamos passar a dar preferência a viagens mais curtas, mas mais intensas.

 

Na habitação

 

  • A lógica da habitação está a sofrer alterações: as pessoas vão deixar de viver nos grandes centros e passarão a dar mais valor a casas maiores, em locais mais sossegados.

 

Nos modelos de trabalho

 

  • E isto apenas será possível porque o teletrabalho passou a ser uma grande realidade para os trabalhadores e uma aposta das empresas, mesmo num mundo pós-pandemia. A ida ao escritório terá uma carga emocional mais forte: não se vai por ir, mas sim por ser um local agradável que servirá – quase – como um ponto de encontro.

 

Nas relações empresariais

 

  • Também a relação entre empresa e colaboradores irá ser diferente: muito impulsionada pelo teletrabalho que obriga a uma maior distância e adaptação dos métodos de comunicação e gestão de equipas.


Não é surpreendente perceber que o impacto da pandemia será um boom de procura e consumo. 

 

Como responder a um mundo pós-pandemia

 

Se está a gerir o seu negócio a partir de casa, o Jasmin é a solução para a gestão nesta altura mais desafiante.

 

Por ser um software de gestão 100% cloud, acede a todas as operações necessárias para manter o negócio a andar a partir de qualquer lugar, a qualquer hora. E se quer manter a tesouraria saudável, com o Jasmin poderá conhecer detalhamento a evolução financeira do seu negócio, analisar o que correu melhor e o que está a correr pior para resistir a 2022 com toda a força!

 

Neste contexto, nada melhor do que poder contar com um parceiro de negócio que lhe garante a mobilidade de que precisa. Ter um software de faturação e gestão cloud, que lhe permite fazer tudo em casa, dar-lhe-á a flexibilidade para se manter a si aos outros em segurança, nesta fase de quase pós-pandemia.

 

Conheça a versão gratuita do Jasmin e adira ao trabalho remoto com uma solução certificada pela AT!  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos