Negócios

Como otimizar a gestão de stocks da sua loja?

por Duarte Oliveira | 9 Dezembro, 2021

A gestão de stocks é um dos fatores mais importantes, tanto para o crescimento dos negócios, como para a melhoria da relação com o cliente. Sem uma gestão controlada, a eficácia de resposta é colocada em risco e todo o negócio pode ser impactado.

 

É através do equilíbrio entre as encomendas e a mercadoria armazenada que é possível maximizar a rentabilidade da sua loja, otimizar a cadeia de abastecimento e prestar um melhor serviço de venda.

 

Para alcançar este objetivo, a gestão de stocks tem evoluído ao longo dos tempos, deixando de ser realizada em complexas folhas de Excel para passar a ser feita em soluções de software especializadas que permitem otimizar e automatizar toda a operação de armazenamento e gestão da loja.

 

Se está à procura de uma forma de melhorar a operação do seu negócio, fique a conhecer as principais formas e vantagens de otimizar a gestão de stocks da sua loja.

 

Como melhorar a gestão de stocks do seu negócio?

 

A complexidade da gestão de stocks depende do tipo de negócios e da natureza dos produtos a armazenar.

 

No entanto, qualquer que seja a dimensão da empresa, existem diversas otimizações que poderá executar para otimizar a sua operação.

 

Identifique e complemente a informação de cada produto

 

Um dos principais pontos a otimizar – e que muitas vezes é esquecido – é a correta introdução das informações de cada produto. Reveja as descrições, quantidades, unidades de medida, preços e outras informações relevantes sobre os produtos comercializados para simplificar a sua gestão.

 

Estabeleça procedimentos

 

Com várias pessoas a receber, manusear e gerir o stock, é importante que existam alguns procedimentos que uniformizem a forma como as encomendas são processadas ajudando a reduzir o erro humano na operação.

 

Defina uma frequência para a realização de inventários

 

É essencial que estabeleça uma periodicidade para verificar o seu stock de forma a perceber se existe material em falta ou outros erros de armazenamento. Esta verificação tanto pode ser realizada de forma eletrónica, para perceber se deve repor algum stock, como uma verificação física para confirmar se as quantidades inseridas em sistema estão corretas. Desta forma, pode também identificar produtos com baixa rotação ou com aproximação de fim de prazo de validade permitindo realizar um escoamento mais célere dos produtos e evitar quebras.

 

Antecipe tendências de compras

 

Analisando o historial de compras ou a evolução do mercado, é possível identificar tendências e padrões de compra que o podem ajudar a otimizar os seus stocks e a responder de forma mais eficiente às encomendas dos seus clientes.

 

Use um software de gestão de stocks para automatizar o reabastecimento

 

Uma das melhores formas de otimizar a gestão de stocks é através da adoção de uma ferramenta que automatize e simplifique este processo. Além de analisar em tempo real a evolução dos stocks, permite ainda avaliar métricas, analisar as vendas e a rentabilidade e automatizar o reabastecimento do armazenamento dos seus produtos.

 

Otimize o seu stock para vários canais de venda

 

Quer tenha diversos pontos de venda ou esteja já a explorar o mercado digital, é importante que a gestão de stocks seja realizada de forma central para permitir acompanhar em tempo real a evolução do armazenamento e garantir que todas as vendas são realizadas com garantia de existência de produto.

 

Mantenha uma boa relação com os fornecedores

 

Mantenha uma gestão próxima dos seus fornecedores de forma a agilizar a resolução de problemas com os produtos comercializados ou para ajudar no escoamento de produtos com excesso de stock.

 

Quais as vantagens de otimizar a gestão de stocks?

 

  • Maior eficiência de processos – Ao otimizar a gestão de armazém, consegue aumentar o espaço disponível para armazenar novas mercadorias, simplifica o processo de armazenamento e reduz os custos associados.
  • Maior produtividade – Com a gestão de stocks centralizada, torna-se mais simples saber as existências em armazém em tempo real, permitindo simplificar todo o processo de reposição de stock.
  • Otimização de investimento – Conhecendo os produtos com maior e menor rotação e a tendência das compras, é possível reduzir os stocks dos produtos pouco vendidos, otimizando a gestão de armazém e reduzindo o investimento em produtos com um baixo valor de vendas.

  • Melhor serviço ao cliente – Com uma informação mais fiável dos stocks existentes, é possível melhorar o serviço ao cliente ao garantir a constante disponibilidade dos produtos e um processo de entrega mais célere.

O que ter em conta na hora de escolher a solução para a gestão de stocks da sua empresa

 

Para garantir uma gestão de stock otimizada poderá optar pela adoção de um sistema de gestão ajustado às necessidades do seu negócio.

 

É certo que aa tecnologia assume um papel central na gestão eficaz de stocks. E um software de gestão é a solução que facilita a sua gestão de inventário, para que garanta um bom controlo de stock.

 

Desde a gestão de compras à monitorização do stock, o Jasmin Software oferece uma gestão simples e eficiente para alcançar a rentabilidade do negócio.

 

O Jasmin Software é a resposta a todas as suas necessidades, permitindo não só reunir toda a informação de gestão de que precisa numa só plataforma simples e intuitiva, como também consultá-la em qualquer lugar e a qualquer altura graças à cloud.  

 

E com um POS para negócios de comércio e retalho que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações em loja, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada das várias lojas e dos canais de venda, deixa de se preocupar com contagens de artigos, contas complicadas de gestão de campanhas promocioanis e com as dores de cabeça da gestão de caixa. 

 

O Jasmin garante:

 

  • Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online
  • Gestão das operações a partir de qualquer lugar e dispositivo
  • Rapidez e fluidez de trabalho com o sistema de POS online e offline
  • Controlo eficiente das compras e dos stocks
  • Flexibilidade na definição de preços
  • Rigor na gestão de caixa
  • Cumprimento de todos os requisitos legais e fiscais
  • Integração com outras plataformas de e-commerce
  • Informação de apoio à gestão do negócio

Mais artigos