Negócios
7 tipos de promoções que pode fazer na sua loja (e como implementá-las)
por Mariana Pimentel Gomes | 11 Abril, 2023
As promoções podem fazer maravilhas na receita de um negócio, mas ter sucesso na sua implementação não é fruto apenas da colocação de um cartaz na loja. Para tirar o máximo partido das promoções, é importante considerar o tipo de promoções a oferecer e há uma infinidade de opções, desde “leve 2, pague 1”, a percentagens de desconto.
Quais são os objetivos das campanhas promocionais?
São diversos e flexíveis, dependendo do objetivo da empresa: motivar o comportamento de compra, escoar stock antigo, mover inventário ou aumentar as compras com a finalidade de atingir uma meta de vendas. No fundo, estas promoções fazem sempre parte de uma estratégia de marketing das lojas. Estes são algus dos mais comuns objetivos:
- Incentivar a experimentar e a comprar o produto;
- Incentivar a fidelização com a marca;
- Aumentar a notoriedade no mercado;
- Aumentar as vendas;
- Apresentar novidade e inovações do produto;
- Reduzir a quantidade de stock.
Que tipos de promoções existem?
Cada negócio tem as suas particularidades, por essa razão devem ser implementadas campanhas promocionais que façam sentido para a marca. Baixar o preço, o que é, normalmente, associado de imediato à promoção, pode não ser a melhor opção.
Mas sabia que existem vários tipos de promoções? Estes são alguns exemplos:
- Ofertas e descontos imediatos;
- Cupões e vales de desconto;
- Promoções acumuláveis;
- Promoções com condições especiais;
- Programas de Fidelização.
7 exemplos de promoções que podem implementar na sua loja
1. Pague 1, leve 2
Esta é a tradicional campanha de oferta de um produto na compra de outro. E pode ter várias finalidades: a fidelização do cliente, a apresentação de um novo produto – por exemplo, na compra de um produto X, recebe um novo modelo do produto Y – ou a redução de stock.
2. Oferta do produto de valor inferior
Esta é uma excelente estratégia para incentivar o cliente a aumentar o número de produtos por compra. Se, na compra de 3 produtos, for oferecido o de menor valor, o cliente, provavelmente, não irá comprar apenas um produto – irá comprar dois para receber o terceiro.
3. Descontos progressivos
Trata-se de um desconto que aumenta à medida que o número de produtos (ou valor gasto) vai subindo. É mais do que uma forma de incentivar o cliente a aumentar o número de produtos por compra. Por exemplo, na compra de 2 produtos, tem 10% de desconto, mas se comprar 4 usufrui de 20%.
4. Descontos ou ofertas especiais em compras superiores a um determinado valor
Ao oferecer um produto ou um desconto extra se o valor da compra ultrapassar o valor predeterminado pela marca é uma forma de dar a conhecer produtos novos e fazer com que o cliente gaste mais nos produtos que já conhece.
5. Promoções em dias temáticos
Colocar em prática esta campanha pressupõe oferecer promoções em datas como o Dia da Mãe, o Dia da Mulher, o Natal, Carnaval, etc. Por exemplo: oferta de portes grátis em todos os produtos da coleção do Dia da Mulher.
6. Códigos de desconto
Além de representarem uma boa forma de atrair novos clientes, os códigos de desconto são uma ótima forma de monitorizar a origem do cliente.
7. Promoções para clientes habituais
A fidelização é, sem dúvida, um dos pilares mais importantes de um negócio online. E pode ser feita através de campanhas promocionais, oferecendo certos benefícios aos clientes que regressam à loja online e voltam a fazer encomendas.
Como implementar uma promoção na sua loja?
Antes de qualquer ação, é fundamental conhecer o público-alvo e ter o perfil da empresa bem traçado. Apenas depois é que devem ser implementadas as promoções. Para tal, é importante definir:
- Os objetivos gerais e específicos da ação;
- O público que deverá ser atingido;
- O conceito da campanha;
- Estabelecer o período que a campanha estará em vigor;
- Que tipos de ações serão realizadas e como;
- Os recursos humanos e financeiros necessários;
- Como será divulgada a campanha promocional;
- Avaliar os resultados da ação.
Faça a gestão das promoções num único local
Se está a pensar investir numa campanha de promoções para o seu negócio, saiba que não basta ter em conta o objetivo da campanha. É fundamental um planeamento estruturado de todos os aspetos, desde a gestão logística à gestão administrativa e comercial.
A aposta em soluções de gestão administrativa e logística é a resposta aos desafios que o negócio online impõe.
Hoje, com recurso a tecnologia, esta gestão do negócio é simplificada e agilizada. Um software de gestão, como o Jasmin, além de otimizar a gestão diária, integra facilmente todos os canais de venda num único backoffice e consegue fazer a gestão do inventário disponível para cada canal de venda.
E com um POS para negócios de comércio e retalho que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações em loja, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada das várias lojas e dos canais de venda, deixa de se preocupar com contagens de artigos, contas complicadas de gestão de campanhas promocioanis e com as dores de cabeça da gestão de caixa.
O Jasmin garante:
- Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online
- Gestão das operações a partir de qualquer lugar e dispositivo
- Rapidez e fluidez de trabalho com o sistema de POS online e offline
- Controlo eficiente das compras e dos stocks
- Flexibilidade na definição de preços
- Rigor na gestão de caixa
- Cumprimento de todos os requisitos legais e fiscais
- Integração com outras plataformas de e-commerce
- Informação de apoio à gestão do negócio