Boas práticas para uma gestão mais eficaz das contas correntes

por Diogo Ferreira | 14 Agosto, 2019 em
Fiscalidade e Contabilidade

A gestão das contas correntes é uma questão importante para qualquer negócio, desde grandes empresas a start-ups e até mesmo freelancers, visto ser uma das questões financeiras fulcrais e mais básicas. Controlar as entradas e as saídas financeiras é o passo mais importante para perceber a sua liquidez e, consequentemente, deve prestar sempre atenção ao estado das suas contas correntes.

De seguida, apresentamos algumas boas práticas para que a monitorização das suas contas correntes seja mais eficaz, mais atenta e mais ativa, de forma a que a saúde financeira do seu negócio seja sempre o seu foco.


5 dicas para monitorizar as suas contas correntes


Controle o seu saldo bancário


Como já dizia a expressão, “conhecimento é poder” e estar sempre a par do seu saldo bancário atual dá-lhe mais poder sobre as condições do seu negócio, na medida em que previne surpresas e permite-lhe tomar decisões mais informadas.

Muitas vezes, especialmente em pequenas empresas sem um departamento financeiro dedicado e nos trabalhadores por conta própria, é possível não estar sempre 100% com atenção às diferenças entre entradas e saídas de dinheiro, pelo que potenciais prejuízos ou dificuldades podem acabar por escapar.

Como tal, convém encontrar uma forma rápida e eficiente de controlar, a qualquer momento, o estado das suas contas correntes, como é o caso do Jasmin, cujo painel de controlo para a “Tesouraria e Contas Correntes” lhe permite inclusive prever a disponibilidade financeira nos meses seguintes, analisar recebimentos e pagamentos pendentes e inclusive saber os prazos médios de recebimento e pagamento para que possa tomar decisões informadas.

 

Mantenha os pagamentos em dia


Manter todos os pagamentos sempre em dia traz diversas vantagens, como a criação de uma relação de maior confiança com os seus fornecedores e melhor reputação para o seu negócio, mas neste caso destacamos o seu impacto nas suas contas correntes, na medida em que certos atrasos em pagamentos, particularmente no que toca a obrigações fiscais e impostos, podem levar a multas ou juros que aumentam os seus gastos e são perfeitamente evitáveis se assegurar que faz os seus pagamentos atempadamente.

Uma forma prática de manter os pagamentos sempre em dia e ter a sua tesouraria no verde é criar planos de pagamento para as despesas mais comuns, isto é, as despesas que são recorrentes e que sabe que vai continuar a ter no futuro, como é o caso das despesas com eletricidade, comunicações, rendas e os pagamentos a fornecedores habituais. Com um sistema preparado e organizado, consegue evitar que estes pagamentos frequentes se atrasem e, subsequentemente, evita potenciais custos acrescidos.

 

Faça a reconciliação bancária regularmente


A reconciliação bancária é um processo essencial para qualquer empresa que consiste, fundamentalmente, em cruzar os movimentos da contabilidade com as entradas e saídas lançadas nos seus registos internos. Ou seja, a reconciliação bancária retrata a situação financeira da sua empresa, pelo que é essencial para a tomada de decisões.

Como tal, para uma gestão eficaz das contas correntes, não basta controlar o saldo bancário; deve, também, compará-lo com o seu extrato contabilístico para saber a sua posição financeira real, uma tarefa que deve ser feita regularmente, independentemente do seu tipo de negócio.

 

Considere todos os gastos (inclusive os mais pequenos)


Uma ação proativa que vai para além da simples monitorização é o controlo dos gastos em que incorre, particularmente dos mais pequenos, que, por terem menor impacto individualmente, poderá acabar por descurar, até para a já referida reconciliação bancária. Referimo-nos, por exemplo, aos fundos de maneio, que muitas vezes podem ser menos controlados e geridos de uma forma, digamos, um pouco mais liberal.

A verdade é que, por muito ínfimo que um gasto possa ser por si só, pequenos gastos facilmente se acumulam e ganham uma maior dimensão nas suas contas, afetando bastante o seu saldo. Por esse mesmo motivo, tenha sempre algum controlo sobre todos os gastos, independentemente da sua dimensão, e considere o seu estado corrente para tomar decisões mais acertadas sobre gastos não essenciais.

 

Automatize processos de gestão de contas correntes


Potencialmente o conselho mais importante no que toca à gestão das contas correntes, a melhor forma de aumentar a sua eficácia e diminuir o tempo que tem de dedicar a todas as questões relacionadas é através da automatização de processos de gestão.

A automatização passa pela escolha de um software de gestão que lhe permita criar processos e passar tarefas rotineiras, como a reconciliação bancária, para um sistema informático, de forma a que tenha de dedicar menos tempo às ações do dia a dia ou que não exigem tomadas de decisão, para poder concentrar toda a sua atenção no futuro do seu negócio.

Com a evolução de tecnologias como a Inteligência Artificial e Machine Learning, aplicada à fiscalidade, à gestão de pessoas ou serviço ao cliente, cada vez é mais fácil automatizar a gestão e, melhor ainda, receber até previsões do percurso futuro da sua empresa com base nos dados históricos, permitindo-lhe tomar decisões mais informadas e caminhar na direção mais acertada.

 

O impacto do Jasmin na gestão de contas correntes


O Jasmin é um software de gestão avançado na cloud que está preparado para dar resposta às necessidades de qualquer negócio. Por ser grátis até aos 30 mil euros de faturação no primeiro ano, é uma escolha extremamente acessível para empreendedores ou freelancers que estão a começar, dando acesso a uma variedade de funcionalidades avançadas sem qualquer custo.

Para a gestão de contas correntes, o Jasmin apresenta diversas funcionalidades para estar sempre a par dos valores pendentes e cumprir todos os prazos de pagamentos, destacando-se:

  • Registo dos recibos ou notas de pagamento que representam a liquidação dos pendentes;
  • Registo de recibos de pagamentos efetuados por clientes;
  • Análise de recebimentos pendentes, prazos, extratos, histórico e saldos de clientes;
  • Registo de pagamentos a fornecedores;
  • Análise de pagamentos pendentes, prazos, extratos, histórico e saldos de fornecedores.


Como já indicado, começar a usar o Jasmin não tem qualquer custo. Subscreva já o Jasmin Express e fique a saber em primeira mão como o Jasmin pode facilitar a gestão do seu negócio.

Fiscalidade e Contabilidade

5 formas de acelerar os pagamentos dos seus clientes

por Diogo Ferreira - há 2 semanas

A gestão das contas correntes é uma questão importante para qualquer negócio, desde grandes empresas a start-ups e até mesmo freelancers, visto ser uma das questões financeiras fulcrais e mais básicas. Controlar as entradas e as saídas financeiras é o passo mais importante para perceber a sua liquidez e, consequentemente, deve prestar sempre atenção ao […]

Negócios

5 métodos de pagamento do futuro: quando mais é mesmo mais

por Isabel Dias - há 1 ano

A gestão das contas correntes é uma questão importante para qualquer negócio, desde grandes empresas a start-ups e até mesmo freelancers, visto ser uma das questões financeiras fulcrais e mais básicas. Controlar as entradas e as saídas financeiras é o passo mais importante para perceber a sua liquidez e, consequentemente, deve prestar sempre atenção ao […]

Tecnologia

Fintech em Portugal: tecnologia ou moda financeira

por Isabel Dias - há 10 meses

A gestão das contas correntes é uma questão importante para qualquer negócio, desde grandes empresas a start-ups e até mesmo freelancers, visto ser uma das questões financeiras fulcrais e mais básicas. Controlar as entradas e as saídas financeiras é o passo mais importante para perceber a sua liquidez e, consequentemente, deve prestar sempre atenção ao […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *