Histórias Jasmin

Como não desperdiçar tempo na gestão de tesouraria: as novidades

por Sofia Ribeiro | 31 Julho, 2019

Todos sabemos que esta área é essencial para garantir o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, um controlo eficaz poderá ajudar a identificar problemas existentes na empresa, bem como auxiliar nas decisões que envolvem financiamentos e investimentos.

 

No entanto, apesar da sua importância, muitas vezes os empresários não dedicam tempo e atenção suficientes a analisar a saúde financeira da sua empresa.

 

Ao negligenciar a gestão de tesouraria, desaceleram o crescimento do negócio, prejudicam os investimentos futuros e afetam negativamente o desempenho financeiro da empresa.

 

Para impedir que o seu negócio sofra os impactos negativos de ter processos de tesouraria desorganizados e ineficientes, deve assegurar-se de que possui a estratégia e ferramentas adequadas a este controlo, que deve fazer parte das suas tarefas diárias.

 

É verdade que controlar e gerir a tesouraria não é fácil e por esse motivo é importante que invista em tecnologia, que irá facilitar todos estes processos. Aqui no Jasmin, sabemos que esta área tem prioridade máxima para todas as empresas. Por este motivo, estamos sempre à procura de novas formas de o ajudar a simplificar e tornar a sua gestão de tesouraria mais eficaz.

 

Quer saber tudo o que o Jasmin pode fazer otimizar a sua gestão de tesouraria?

 

 

Pagamentos online:

 

Os pagamentos manuais já se tornaram coisa do passado, à medida que vão surgindo alternativas muito mais rápidas para receber o seu dinheiro. Em vez de esperar pelos pagamentos, enviar e-mails ou cartas por correio, seja proativo e facilite os pagamentos dos seus clientes, usando serviços de pagamentos online e desta forma, receba mais rápido.

 

No Jasmin, pode automatizar as cobranças, através de um serviço de pagamentos online como o Stripe, Paypal e Cartão de Crédito, e assim evitar atrasos nos pagamentos. A adesão a estes serviços é extremamente rápida, podendo a sua empresa em poucos minutos receber os pagamentos online, sem perder tempo.

 

E mais: o recibo será automaticamente gerado no final, para que todo o processo seja rápido e sem complicações!

 

Mas as melhorias não se ficam pelos pagamentos online!

 

Avisos de Vencimento:

 

Cobrar pagamentos é uma tarefa aborrecida, demorada e desconfortável para todos os envolvidos. Se o serviço foi concluído e o cliente está satisfeito, não deveria ser necessário fazer um esforço extra para o lembrar que tem de pagar. Neste caso, os avisos de vencimento são uma boa forma de recordar os seus clientes de pagamentos que ainda estão pendentes. Foi com essa preocupação em mente, que desenvolvemos uma parceria que o vai ajudar a resolver este problema e gerir a dívida dos seus clientes de forma eficaz.

 

Ao integrar o Jasmin com o Invisible Collector, serão enviados automaticamente lembretes de pagamento aos seus clientes, facilitando toda a interação neste processo.

 

As mensagens são totalmente personalizáveis e pode escolher como as prefere enviar: emails, SMS, chamadas de voz, WhatsApp ou cartas postais.

 

Poderá lembra-los antes ou depois da data de vencimento, você decide!

 

Dashboard & KPI:

 

A gestão das necessidades de tesouraria é uma atividade de grande responsabilidade. Analisar e interpretar todos os dados é uma tarefa complexa e demorada, sobretudo se o fizer através de relatórios manuais e extensos.

 

Não seria muito melhor se o Jasmin fizesse o trabalho aborrecido por si?

 

Foi a pensar neste desafio que construímos um dashboard, onde os dados são permanentemente atualizados e apresentados. Assim, poupará tempo e conseguirá obter todas as informações necessárias, sempre que precisar delas. E se a ideia de analisar um dashboard lhe parece intimidante, não se preocupe: o nosso dashboard de negócios é simples, com gráficos descomplicados e intuitivos, e apenas apresenta informação sobre métricas que são realmente importantes.

 

Fique por dentro do seu negócio, a qualquer momento, sem precisar de gerar relatórios ou fazer cálculos manuais.

 

Além de apresentar toda a informação relevante no dashboard, o Jasmin também disponibiliza KPI’s, para que possa estabelecer objetivos que considera importantes e acompanhar de forma simples a evolução desses indicadores.


Assim, poderá focar a sua atenção nos objetivos da empresa e tomar sempre as melhores decisões para o seu negócio. Caso necessite de mais informação, consulte os relatórios disponíveis com informação detalhada da tesouraria e área financeira da sua empresa, que simplificam toda a análise e atividades diárias.

 

Fluxo de caixa e tesouraria previsional:

 

O fluxo de caixa é um indicador fundamental para saber a saúde financeira de um negócio e a sua gestão é um dos principais desafios dos empreendedores.

 

Caso o fluxo de caixa não seja devidamente controlado, a empresa corre o risco de enfrentar problemas de liquidez e não conseguir cumprir com as suas obrigações financeiras. Por esse motivo, manter o fluxo de caixa sob controlo e sempre positivo é essencial.

 

No Jasmin, pode acompanhar facilmente todas as movimentações financeiras da sua empresa. Na posse desta informação, poderá tomar decisões acertadas e melhorar o seu plano estratégico promovendo o crescimento do seu negócio. Além disso, poderá ainda obter previsões semanais e mensais. Assim, estará preparado para todos os desafios e poderá antecipar eventuais problemas financeiros.

 

As nossas ferramentas são bastante intuitivas e permitem que fique sempre um passo à frente das mudanças, garantindo que a saúde da sua empresa permanece estável.

 

Gestão de caixas e bancos:

 

A gestão de tesouraria da sua empresa pode ser uma tarefa stressante. No entanto, é fundamental que o faça. Afinal, se a tesouraria não estiver atualizada e organizada, poderão surgir dificuldades financeiras. Para evitar surpresas desagradáveis, é importante que os movimentos de tesouraria estejam sempre atualizados, de forma a que consiga controlar eficazmente as suas finanças.

 

No Jasmin, todos os movimentos financeiros ficam automaticamente registados durante o processo de cobranças e pagamentos. Além disso, caso pretenda refletir uma entrada ou saída de caixa que não se relaciona com um documento, é possível registar esse movimento diretamente nas contas, ajustando manualmente o saldo das mesmas.

 

Ter os movimentos financeiros sempre em dia e a refletir o seu extrato bancário é essencial para um melhor controlo e para que se possa preparar com devida antecedência para qualquer cenário.

 

Gestão de tesouraria simples, mas rigorosa!

 

Gerir a tesouraria é crítico em qualquer negócio e fazê-lo corretamente pode ser desafiante. Para superar os muitos desafios, é extremamente importante recorrer ao que há de mais moderno na tecnologia para automatizar os muitos (e muitas vezes manuais) fluxos de trabalho.

 

O Jasmin pode ajudá-lo a manter a tesouraria controlada, antecipar cenários de risco e, de uma forma geral, tomar as melhores decisões. Estas são as primeiras de muitas atualizações que pode esperar relacionadas com a gestão de tesouraria. Todas elas foram desenhadas para o ajudar a fazer uma gestão mais eficaz e receber pagamentos mais rapidamente.

 

Continuaremos a melhorar sempre o nosso produto, com o objetivo de dar resposta a todas as questões essenciais ao crescimento da sua empresa.

Adira já ao Jasmin!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *