Negócios

Empresas de transportes: aprenda a otimizar estes serviços

por Isabel | 30 Outubro, 2018

As vendas online não param de aumentar: 40% das empresas em Portugal já faturam em canais online! Isso significa que os gastos com envios, armazenamento e serviços relacionados, são cada vez mais relevantes.

 

Sabia que a logística pode representar até 30% dos custos totais? Os pequenos negócios dependem muitas vezes de empresas de transporte para assegurar a logística. Mas será é que é possível poupar nesta área?

 

Como reduzir custos

 

Para reduzir os gastos no seu negócio é preciso planear e fazer uma gestão adequada de todas as áreas, especialmente as que estão mais dependentes de terceiros.

 

1. Compare

 

A primeira coisa a fazer é comparar várias empresas de transporte: preços, tempos de entrega, fiabilidade do serviço e segurança em caso de extravio. O mercado é competitivo e geralmente as empresas oferecem planos adaptados ao cliente.

 

Saiba mais sobre como otimizar o seu negócio online.

 

2. Diversifique

 

As empresas de transportes têm serviços diferentes dos quais pode beneficiar. Pode ser mais rentável contratar o serviço de A para um tipo de entrega e o serviço de B para outro. Há empresas especializadas em transportes internacionais cujos serviços não são tão em conta para entregas nacionais, ou vice-versa.

 

3. Consolide

 

Costuma enviar remessas ou encomendas para a mesma área ou cliente, várias vezes por semana? Para as entregas não urgentes, porque não juntar algumas das encomendas e enviá-las todas juntas?

 

Saiba como criar uma guia de remessa com o Jasmin.

 

4. Otimize

 

Já existem aplicações no mercado que lhe permitem controlar as entregas e otimizar rotas. Se conseguir evitar quilómetros desnecessários (e perder tempo), conseguirá poupar com a logística do seu negócio.

 

5. Delegue

 

Já imaginou viver sem stock? E sem armazém? E se o fornecedor armazenasse os produtos e ficasse responsável pelo envio para o seu cliente, após encomenda da sua parte?

 

6. Partilhe

 

Está habituado ao seu armazém e os seus transportes? Talvez esteja na altura de partilhar um espaço de armazenamento com outra empresa para dividir custos.

 

Jasmin Software, para otimizar a gestão

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, permite-lhe gerir o seu negócio de forma simples, flexível e intuitiva. Com recurso a ferramentas de automação consegue facilmente reduzir o tempo e os recursos gastos com tarefas repetitivas e investi-lo noutros aspetos da sua empresa. Além disso, pode integrar várias ferramentas com o software Jasmin – desde marketing a comunicação de equipa – via Zapier, e agilizar toda a gestão do seu negócio.

 

Da mesma forma, o Jasmin ajuda-o a ter uma visão integrada de todas as áreas do seu negócio e, graças à sua inteligência e poder preditivo, a tomada de decisão é mais fácil e baseada em dados. A resposta à fiscalidade portuguesa é assegurada na totalidade, já que o Jasmin é certificado pela AT. Mesmo assim gostaria de ter o apoio do seu contabilista? Boas notícias! O Jasmin é colaborativo e não tem limite de acessos, pelo que pode dar acesso ao seu contabilista e aos colaboradores da máxima confiança.

 

Ainda não está convencido? Então experimente já, gratuitamente, o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.



Mais artigos

Ver mais