Negócios

CRM: o que é e como ajuda na gestão do seu negócio?

por Mariana Gomes | 14 Novembro, 2019

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Este conceito vai muito além de um software. O CRM é uma estratégia de negócio que coloca o cliente e as suas necessidades em primeiro lugar, de modo a poder oferecer produtos e serviços que eles precisam, da forma que desejam e no momento certo.

 

Se precisa de gerir os seus contactos ou ter uma visão mais clara das suas vendas, poderá optar por um software de CRM para melhorar a eficiência do seu negócio. Este software poderá, também, ajudá-lo a reter clientes já existentes e, ao mesmo tempo, encontrar novos.

 

Como é que a gestão de clientes beneficia o seu negócio?

 

A maioria dos negócios dedica grande parte do seu tempo às vendas e ao marketing, como forma de ganhar novos clientes. Contudo, a chave para alcançar o sucesso é a aposta em estratégias para reter os clientes já existentes. Isto acontece, porque os custos envolventes no que diz respeito a encontrar novos clientes são maiores do que no caso de manter os que já existem.

 

O software de CRM tem a função básica de funcionar como uma base de dados de atuais e possíveis clientes. Esta automatização garante organização no aumento de receitas, vendas, lucros e fidelização.

 

Antes de poder oferecer algo com valor, é necessário conhecer o cliente e saber o que precisa. Ao armazenar todos os detalhes dos seus clientes e, ao mesmo tempo, acompanhar as interações com os mesmos, o software oferece-lhe diversas vantagens na gestão do seu negócio:

 

  • Criar uma base de dados

A função básica do software é criar uma base de dados dos contactos dos seus clientes. Contudo, esta ferramenta pode fazer mais do que apenas armazenar dados. 

 

  • Registar atividades

O CRM permite registar chamadas, contactos, emails, agendar reuniões e responder a problemas relacionados com clientes. Com esta ferramenta é possível registar cada interação, de modo a saber todo o histórico da relação entre a empresa e o consumidor. Isto permite conhecer melhor o cliente e criar estratégias personalizadas para contactos seguintes.

 

  • Gerir o contacto com clientes

Isto significa que é possível utilizar o software para saber quando é uma boa altura para fazer chamadas ou enviar emails. Por exemplo, permite-lhe perceber quando um consumidor não é contactado há algum tempo. Da mesma forma, pode consultar quantos emails ou telefonemas são convertidos em vendas. Com esta informação consegue perceber quantas chamadas ou mensagens serão precisas realizar para atingir a sua meta de objetivos.

 

  • Consultar relatórios

A possibilidade de consultar relatórios facilita o planeamento de estratégias de gestão de clientes, tendo em conta que os dados relevantes são organizados e apresentados de forma simples e clara, auxiliando na tomada de decisão.

 

  • Automatizar processos

A tecnologia é o melhor aliado na automatização de processos. Este fator combate a baixa produtividade ao tornar as atividades mais simples e ágeis. Além disso, a margem de erros nos processos diminui significativamente.

 

O CRM tem a capacidade de o ajudar a conseguir as informações mais relevantes dos seus clientes. Ao mesmo tempo, ajuda-o a conseguir potenciais consumidores. Assim, a utilização de um software permite-lhe agilizar todos os processos, mantendo as relações com clientes saudáveis. Quando contacta um cliente, toda a informação dessa interação deve ser registada no sistema. A informação sobre clientes atualizada garante mais valor ao seu negócio, por ter a capacidade de responder às necessidades individuais de cada um.

 

O CRM permite, entre diversas vantagens:

  1. Manter as conversas sempre pessoais, atualizadas e relevantes, aumentando a satisfação do cliente;
  2. Fechar mais negócios;
  3. Fidelizar clientes;
  4. Aumentar receitas.

Que tipos de CRM existem?

 

As empresas podem optar por três tipos principais de CRM, dependendo das suas necessidades.

 

  • CRM operacional

Apoia-se no marketing e nas vendas para reunir uma base de dados completa da história de cada cliente na empresa. O CRM operacional oferece uma visão global das interações de cada cliente com a empresa. É importante usar este tipo de CRM para organizar contactos e manter uma visão das atividades e do perfil de cada um.

 

  • CRM analítico

Analisa os dados de cada cliente e identifica padrões para ajudar a tomar melhores decisões. É usado para perceber melhor a razão dos seus clientes estarem, ou não, a comprar os seus produtos, reunir mais dados sobre o seu target e melhorar o processo de vendas e a estratégia de negócio.

 

  • CRM colaborativo

Organiza e partilha informações de clientes com stakeholders internos e externos. O CRM colaborativo ajuda a melhorar a comunicação entre departamentos e facilita a aposta em estratégias de fidelização de clientes.

 

Cada negócio é diferente e apresenta objetivos de sucesso distintos. Ao perceber os benefícios de cada tipo de CRM, poderá optar pelo mais adequado para fazer crescer o seu negócio. No fundo, o CRM é uma ferramenta de negócios que simplifica processos, oferece ideias importantes de negócios e conecta todos os colaboradores de uma empresa.

 

O Jasmin facilita a gestão do seu negócio

 

Para simplificar a gestão do seu negócio, a procura por soluções inovadoras é constante. O Jasmin é um software de faturação expert em gestão que, através da automatização de processos, liberta-o de tarefas administrativas entediantes. Assim, pode concentrar-se realmente no seu negócio. 

 

Este software utiliza mecanismos de inteligência artificial e machine learning para interpretar os dados que circulam no sistema. Além disso, acompanha o desempenho atual e prevê resultados futuros. 

 

O Jasmin é rápido a faturar, gerir compras e inventário, controlar contas correntes e a tesouraria. Por ser 100% cloud, pode gerir o seu negócio a qualquer hora e em qualquer lugar. 

 

Além disso, o Jasmin integra com várias plataformas de CRM. Permite-lhe, desta forma, poupar tempo na introdução de dados, pois basta introduzir uma vez e a informação será integrada nas outras plataformas.

 

Este software de gestão é certificado pela Autoridade Tributária. Experimente o Jasmin Express e tire partido de uma gestão inteligente. 

 

Mais artigos