Tecnologia

Contabilidade 4.0: o futuro do setor da contabilidade

por Mariana Gomes | 17 Setembro, 2019

Num cenário de constantes mudanças, novas tendências – sobretudo tecnológicas – vão surgindo de dia para dia, fazendo com que o dinamismo e a flexibilidade sejam fundamentais nesta nova realidade. A prova desta mudança é a contabilidade 4.0, um modelo associado ao uso estratégico de novas tecnologias.

 

A contabilidade foi vista, durante muito tempo, como um setor burocrático, focado em processos manuais. No entanto, a expansão de conceitos como a indústria 4.0 mudou o mercado e criou a necessidade de adaptação a diversas mudanças. O setor tornou-se mais estratégico e o papel do contabilista é, agora, dominar a tecnologia e ter uma visão ampla do negócio.

 

A contabilidade 4.0 segue-se por um ideal de inovação e otimização. E não podemos falar de contabilista do futuro sem mencionar o papel fundamental da tecnologia.

 

Contabilidade 4.0 integra tecnologia cloud

 

Empresas que usam sistemas cloud são mais eficientes e produtivas. Esta tecnologia assegura maior segurança dos dados e possibilita a mobilidade.

 

A tecnologia cloud está a contribuir para uma mudança de paradigma e dos serviços oferecidos no setor da contabilidade. Estas novas soluções vieram aumentar valor aos serviços deste setor, criando um perfil mais tecnológico, que deixa de lado a maioria dos processos manuais e garante maior precisão às atividades.

 

Como o know-how aliado a um software cloud impulsiona a contabilidade 4.0

 

A combinação do know-how com a disponibilidade de dados fornecida pelo sistema cloud aumentam os benefícios dos serviços do contabilista. Consequentemente, aumenta o valor acrescentado destes serviços.

 

Tarefas como registo de movimentos contabilísticos, reconciliações e apuramento de impostos tornam-se (quase) automáticas e cada vez mais precisas. Os software passam a assumir a execução destas tarefas com maior eficiência e exatidão.

 

Garantir o rigor e a produtividade são desafios que os profissionais deste setor que tem vindo a lutar. E, agora, a tecnologia assume-se como o grande fator de diferenciação na era da contabilidade 4.0.

 

O futuro do setor da contabilidade

 

As mudanças tecnologicas estão a dar origem a um novo modelo de serviços de contabilidade. As tarefas são, cada vez mais, automatizadas e os contabilistas têm maior capacidade de gestão e de análise financeira.

 

Esta realidade é possível devido à utilização de software cloud, que veio mudar a forma como o contabilista se relaciona com o cliente. Criando relações de maior proximidade e de parceira com os seus clientes.

 

Consultoria e apoio à gestão

 

A transformação digital criou a possibilidade de agregar valor ao contabilista, tornando-o num diretor financeiro dos seus clientes. Este papel surge como resultado de uma maior facilidade de acesso aos dados, que facilita, por sua vez, o apoio à decisão do cliente, bem como o reporte e análise de negócio em tempo real.

 

Assim, o contabilista ganha a possibilidade de se tornar um conselheiro, com o objetivo de ajudar os clientes a tomar decisões melhores e mais rápidas

 

Com recurso à tecnologia cloud, os dados estão acessíveis em qualquer altura e em qualquer lugar. Isto permite oferecer serviços de contabilidade aos clientes a toda a hora e em qualquer dispositivo. Passa a ser uma realidade a informação em tempo real, que ajuda a ter uma visão precisa da condição financeira do seu cliente.

 

Comunicação

 

Estas mudanças, que surgem do modelo de contabilidade 4.0, permitem reinventar a comunicação com os clientes. A comunicação torna-se mais fácil e rápida, sendo possível, com software cloud, acompanhar os dados dos seus clientes em tempo real.

 

À distância de um clique, o contabilista pode comunicar com o cliente. Pode, também, produzir reportes ou propostas de melhoria, emitir faturas ou lançar despesas.

 

O sistema cloud salva tempo e dinheiro. Com um contabilista a trabalhar como diretor financeiro, os clientes podem ter uma visão clara da sua realidade financeira e usufruir de serviços mais seguros, com maior transparência e de melhor qualidade.

 

Jasmin é um software de gestão inteligente

 

O Jasmin é um software de gestão cloud inteligente, grátis para quem está a começar um negócio. 

 

Por funcionar na cloud, permite ter acesso a toda a informação que necessita, a toda a hora e em qualquer lugar. Torna-se fácil e rápido faturar, gerir compras e inventário, controlar contas correntes e tesouraria, bem como responder às obrigações fiscais e monitorizar a evolução do negócio.

 

Além disso, o Jasmin reúne características que facilitam a gestão no dia a dia. É multiutilizador e é multimoeda.

 

Trata-se de um software de gestão certificado pela Autoridade Tributária. Além do poder preditivo, o Jasmin integra inteligência artificial que o ajuda na tomada de decisões.

 

Se está à procura de um software de gestão para a sua empresa, experimente o Jasmin Express sem qualquer custo associado. 

Mais artigos