Fiscalidade e Contabilidade

O contabilista como diretor financeiro dos seus clientes

por Mariana Gomes | 1 Outubro, 2019

Quanto maior o conhecimento financeiro e de gestão nas empresas, maior a capacidade de tomada de decisão. Nesse sentido, um contabilista com grande proximidade aos seus clientes e que promova o seu know how, está a oferecer-lhes grande auxílio na tomada de decisão.

 

A maioria dos pequenos negócios não tem a capacidade de ter um expert em finanças/contabilidade a tempo inteiro. Além disso, os negócios mais recentes falham, porque não conseguem diferenciar-se da concorrência e/ou porque não conseguem encontrar um modelo de negócio lucrativo.

 

Assim, torna-se evidente que o contabilista tem um papel preponderante no dia a dia das empresas, podendo assumir um papel mais participativo e conselheiro junto dos empresários. 

 

A grande mudança no setor da Contabilidade

 

O setor da contabilidade está a sofrer diversas mudanças, em consequência da evolução tecnológica. A concorrência entre os serviços prestados é cada vez maior e o nível de diferenciação é menor – nomeadamente no que respeita aos serviços mais rotineiros e de menor valor acrescentado.

 

Estas mudanças tecnológicas tornam muitas das tarefas dos contabilistas automáticas. Estamos, portanto, na presença de uma mudança do papel do contabilista, onde muitas das tarefas que requeriam demasiado tempo de trabalho podem, agora, ser realizadas em poucos minutos. Além de automático, o processo garante maior segurança, flexibilidade e acessibilidade.

 

Esta mudança do papel do contabilista, aliado à tecnologia cloud, oferece-lhe a possibilidade de se tornar um conselheiro financeiro dos seus clientes. Com os ganhos de eficiencia que consegue alcançar, resultado da automatização de tarefas, pode então ter uma maior proximidade com os seus clientes e, assim, apresentar serviços de maior valor acrescentado.

 

Ajudar o cliente a criar orçamentos, a projetar o futuro e apoiar nas decisões financeiras são algumas das tarefas de um diretor financeiro. Estes são serviços que os contabilistas podem, agora, apresentar aos seus clientes e, assim, tornar-se o braço financeiro dos empresários e ajudá-los a tomar decisões melhores e mais rápidas.

 

Como o software cloud o ajuda a tornar-se um diretor financeiro

 

Com o know-how e as capacidades do software cloud, o contabilista pode ser então o diretor financeiro dos seus clientes.

 

Usar tecnologia cloud é essencial para se adaptar à dinâmica da realidade da era da contabilidade 4.0 e aumentar o rigor, produtividade e eficiência deste setor. A cloud oferece várias vantagens que o ajudam os profissionais de contabilidade a reiventar-se: 

 

  • A possibilidade de partilhar dados, em tempo real;
  • Oferece relatórios e análises de negócio, em tempo real. Estas características ajudam a ter uma visão clara da situação financeira dos clientes;
  • Os software cloud são acessíveis e flexíveis. Pode oferecer serviços de contabilidade desde qualquer lugar e a qualquer hora.

 

 

Mas além da nova tecnologia, para o contabilista se tornar um diretor financeiro é necessário adaptar a forma como trabalha e comunica com o seu cliente. Assim, aliar a tecnologia cloud ao aconselhamento financeiro é o que distingue o profissional da concorrência.

 

Com estas soluções, o diretor financeiro tem capacidade de garantir ao cliente a realização de várias tarefas que tornam o serviço mais eficaz e personalizado:

 

Apoio à decisão

 

O sistema cloud oferece soluções que permitem a partilha de dados, facilitando a comunicação com o seu cliente. Com estes dados disponíveis em qualquer dispositivo, a qualquer altura, torna-se mais fácil partilhar insights de negócio, apoiar cada cliente e aconselhá-lo na tomada de decisão. Conversar com os clientes ajuda a descobrir o que cada um precisa realmente e a perceber como e quando atuar.

 

Orçamento e forecast

 

Com o software cloud é possível criar um orçamento anual e monitorizá-lo ao longo do tempo. Isto pode ser feito em conjunto com os seus clientes. Além disso, esta tecnologia oferece a possibilidade de criar previsões, às quais o diretor financeiro deverá dar resposta.

 

Monitorização da situação financeira

 

A cloudização das ferramentas de trabalho permite que os dados estejam disponíveis em qualquer dispositivo, em qualquer altura e lugar. Isto permite tornar-se diretor financeiro dos seus clientes e oferecer serviços desde qualquer localização. Desde lançamentos a registos de despesas, as soluções cloud poupam tempo ao automatizar os processos, com maior precisão, rapidez e confiança.

 

Relatório e análises de negócio em tempo real

 

A tecnologia cloud oferece relatórios em tempo real e ferramentas de análise, que ajudam a ter uma visão clara da condição financeira do seu cliente. A apenas a um clique de distância, pode comunicar com o cliente, produzir relatórios e propostas de melhoria, bem como emitir faturas e lançar despesas.

 

Para se tornar um conselheiro financeiro de confiança, o contabilista deve adaptar a forma como aborda o setor e começar a implementar algumas mudanças:

 

  • Oferecer mais serviços de consultoria;
  • Mudar a forma de interação com os clientes, criando relacionamentos mais significativos;
  • Conversar com os clientes, com o objetivo de identificar e ferir os seus problemas;
  • Ajudar os clientes a alcançar os objetivos;

 

Assuma o papel de diretor financeiro com a ajuda do Jasmin Software

 

Se assumir o papel de diretor financeiro lhe parece ambicioso, a boa notícia é que já existe um software que o ajuda a dar resposta às necessidades de qualquer negócio.

 

O Jasmin é um software de gestão que utiliza a Inteligência Artificial e o Machine Learning. Estas ferramentas ajudam-lhe a obter todas as informações cruciais de negócio sem esforço e portanto a perceber o estado do negócio com muita rapidez.

 

Por funcionar na cloud, pode aceder à informação a toda a hora e em qualquer lugar e a realizar todas as tarefas administrativas com muita fluidez. Ajuda-o numa gestão mais eficaz e numa monitorização constante – mantém a tesouraria sempre controlada e antecipa cenários de risco, controla operações e acelera processos.

 

Adira ao Jasmin sem custos e fique a saber como este software pode facilitar a gestão do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos