Fiscalidade e Contabilidade

Como será o contabilista do futuro?

por Isabel Dias | 19 Julho, 2018

A evolução e desenvolvimento da tecnologia está a mudar a forma como vivemos, como nos relacionamos e, principalmente, como trabalhamos. Obviamente, isto também afeta os negócios. Os contabilistas não são exceção. Saiba quem é o contabilista do futuro.

 

O mundo da contabilidade está a mudar, e o contabilista também

 

Se antes um contabilista prestava serviços, a tendência é que este se venha a tornar um verdadeiro aliado do negócio. Os contabilistas estão a ficar mais proativos, envolvidos com os negócios, e a colaborar ativamente com gestores e CEOs para fazer os negócios crescer, com muita ajuda da tecnologia.

 

Tendências que se avizinham

 

Com a revolução digital, todas as áreas sofreram alterações. Ainda que a contabilidade assente muito em regras, leis e cumprimento de requisitos, também os processos inerentes vão beneficiar da era digital:

 

  • Paperless

O paperless, ou “sem papel”, está a ganhar terreno rapidamente nos mercados, e a chegada à contabilidade aproxima-se. A era de enviar por correio os documentos para o seu contabilista acabou: agora pode dar-lhe acesso a todos os documentos, faturas, recibos via cloud. Facilta o acesso à informação, reduz os custos e agiliza o trabalho, já que o contabilista pode ter acesso quando e onde precisar.

 

  • Inteligência Artificial

A inteligência artificial traz muitos benefícios ao mundo da contabilidade e ao trabalho do contabilista. A IA permitirá ao contabilista tornar-se um conselheiro estratégico, em vez de apenas a pessoa que trata das contas, ao permitir-lhe controlar e analisar grandes quantidades de dados, rapidamente e com exatidão. Isto libertará tempo, que pode ser aplicado noutras tarefas mais focadas em gestão financeira.

 

  • Business Intelligence

A automação terá um grande papel na contabilidade e no trabalho do contabilista. Fazendo uso de ferramentas business intelligence (BI), a contabilidade e análise financeira em tempo real são possíveis: diminui o tempo que se perde em processamento de dados, abrindo caminho para mais análise de dados.

 

Como vai mudar o papel do contabilista

 

O contabilista do futuro-não-tão-distante é um estratega que trabalha com a empresa e não só para a empresa. A profissão muda de algo focado na contabilidade tradicional para uma espécie de contabilidade colaborativa, com o contabilista, gestor, CEO, ou responsável pelo negócio a participar ativamente na tomada de decisão com base nos relatórios contabilísticos e financeiros, em tempo real.

 

O contabilista será um facilitador desta relação tão próxima entre a gestão e as contas de um negócio, um conselheiro, e um comunicador. Não comunica problemas: antecipa-os e trabalha ativamente na sua resolução; não considera todos os negócios da mesma forma: compara mercados, encontra formas criativas de ultrapassar obstáculos. Uma outra característica do contabilista da era digital é: não receia mas, sim, adota a tecnologia no seu dia-a-dia e tira o máximo proveito dela.

 

Como o Jasmin abre caminho às tendências na contabilidade

 

Se receia que o seu negócio possa não estar preparado para esta nova forma de fazer contabilidade, descanse. O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é o parceiro ideal para esta nova jornada e conseguir prestar um melhor serviços aos seus clientes. Este software é multiutilizador e 100% cloud, o que lhe permite ter acesso ao Jasmin de cada um dos seus clientes - podendo executar algumas das tarefas por eles (como emitir faturas e outros documentos); auxiliá-los na gestão e a interpretar os resultados e os vários indicadores de gestão que o Jasmin apresenta; e automatizar processos repetitivos (como é o caso do lançamento de despesas com uma simples fotografia do documento de despesa).

 

O Jasmin é dotado de inteligência e diversos automatismos para agilizar os processos tediosos e repetitivos do seu dia-a-dia, tudo sob uma interface intuitiva e adaptada ao utilizador. E não tem que sacrificar a resposta à fiscalidade! O Jasmin é certificado pela AT, e assegura o cumprimento dos requisitos exigidos pela fiscalidade portuguesa.

 

Tem ainda capacidade para integrar com as principais aplicações do mercado, sejam elas de produtividade, automação de burocracia, serviços de marketing, funis de vendas, entre muitas outras.

 

Parece demasiado bom para ser verdade? Mas não é. Experimente o Jasmin Express! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais