Gestão Pessoal

Ferramentas de gestão para ajudar na sua gestão pessoal e profissional

por Isabel Dias | 21 Dezembro, 2017

Numa era em que tudo acontece à distância de um clique, as ferramentas de gestão tornaram-se grandes aliadas para as empresas que pretendem fazer evoluir os seus negócios.

 

Não há dúvidas! Contar com o apoio da tecnologia para aumentar os níveis de produtividade é fundamental. A par disso, todos os dias surgem novos e melhorados dispositivos, softwares, aplicações e múltiplas ferramentas que ajudam a simplificar o dia-a-dia das empresas.

 

Mas uma coisa é certa: entre tantas inovações tecnológicas, a cloud veio reformular por completo a forma de gerir negócios.

 

Já lá vai o tempo dos documentos em papel arquivados em dossiers. Hoje em dia, apenas com recurso a um dispositivo móvel e com ligação à internet, é possível aceder a documentos a partir de qualquer lugar e hora.

 

Contudo, num mercado altamente competitivo, todos os dias surgem novos desafios e algumas dúvidas: O que fazer para aumentar os níveis de produtividade? Como melhorar a comunicação entre as equipas de trabalho? Como garantir uma gestão financeira eficaz?”. Estes são apenas alguns exemplos das preocupações dos gestores de empresas.

 

E, para cada problema, uma solução. E neste caso, recorrer a ferramentas de gestão que ajudem a otimizar os processos empresariais pode resultar perfeitamente. No entanto, apesar de existirem no mercado ferramentas de gestão bastante completas, a verdade é que a maioria delas requer um investimento demasiado alto.

 

Mas nem tudo está perdido! Se está a começar uma atividade empresarial ou tem um pequeno negócio e ainda não tem recursos financeiros suficientes para grandes investimentos, então as ferramentas de gestão gratuitas são a solução ideal para si! Conheça algumas.

 

Ferramentas de gestão gratuitas para gerir negócios

 

Para a gestão de comunicação interna  

 

Trabalhar em equipa é uma dor de cabeça para a maior parte das empresas e dos seus colaboradores. Caixas de e-mail cheias de mensagens à espera de resposta, chamadas telefónicas constantes… Esta é a realidade da maioria das empresas da atualidade.

 

Mas como podem as empresas melhorar esta situação? É simples. Através de ferramentas como o Skype ou o Hangouts que dão resposta à necessidade mais importante dos gestores e colaboradores das empresas: a comunicação entre equipas.

 

Para a gestão de documentos e arquivos

 

Todos os dias as empresas são bombardeadas com informações que precisam de ser analisadas. No entanto, acompanhar tudo a todo o momento torna-se complicado e até impossível. E é aqui que entram as ferramentas de gestão cloud.

 

Quem não conhece a Google Drive ou a Dropbox? Além da praticidade de ter todos os documentos e arquivos armazenados na cloud e, por isso, disponíveis em qualquer dispositivo, as empresas beneficiam ainda da facilidade de utilização. A versão gratuita é perfeita para quem vai abrir um negócio.

 

Para a gestão de projetos e tarefas

 

Entre tantas tarefas e responsabilidades, a gestão de projetos torna-se algo complexo que requer muita dedicação? Com o recurso a ferramentas online a gestão de projetos já não precisa de ser uma dor de cabeça.

 

Sinónimo de organização, as ferramentas de gestão Trello e Asana permitem estruturar e gerir eficazmente os diversos projetos e tarefas de trabalho de cada colaborador.

 

Para a gestão de tempo

 

A internet está repleta de distrações. Quantas vezes não lhe aconteceu ligar o computador para começar a trabalhar e, mais tarde, estar perdido nas redes sociais ou no Youtube?

 

Sejamos sinceros: por muito que a internet tenha facilitado os processos de gestão, a verdade é que também é responsável por muitas horas de trabalho desperdiçadas. Às vezes torna-se difícil gerir o tempo no trabalho, mas esta é uma situação contornável, basta querermos.

 

O RescueTime é um bom exemplo de ferramentas de gestão de tempo gratuitas que permitem rentabilizar e controlar o tempo alocado a cada tarefa, bem como o tempo desperdiçado fora da secretária ou em sites.

 

Para a gestão financeira

 

Sabemos que a gestão financeira de um negócio é uma tarefa complexa. Analisar prazos médios de recebimentos e pagamentos, emitir faturas, controlar gastos mensais ou analisar o lucro obtido exige tempo e muita disponibilidade.

 

Com o Jasmin, um software de gestão cloud desenvolvido para pessoas ou pequenas empresas que pretendem trabalhar de forma autónoma e cumprir as obrigações fiscais, o processo de gestão financeira torna-se bastante mais rápido e intuitivo. 

 

A versão Express é gratuita para negócios que estão a arrancar, sendo que, após o primeiro ano, ou ao ser atingido o referido volume de faturação, é possível fazer um upgrade para a versão Standard ou para a versão Premium, cujos valores mensais podem ser consultados no site.

 

Veja como é tão simples:

 

Experimente já o Jasmin Express e faça o seu negócio evoluir!

 

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