Fiscalidade e Contabilidade

10 Dicas financeiras para quem vai abrir um negócio

por Isabel Dias | 20 Dezembro, 2017

Quem disse que abrir um negócio é tarefa fácil? Pelo contrário, abrir um negócio é um enorme desafio! É muito comum que os empreendedores se foquem apenas na ideia de negócio, ou seja, no serviço ou produto que têm para oferecer. No entanto, os seus esforços estão a ser canalizados na direção errada. É na estratégia que se devem centrar todos os esforços iniciais, envolver a equipa e traçar objetivos a curto e a longo prazo.

 

O primeiro ano de vida de um negócio é super determinante. Consideramos, a seguir, 10 dicas financeiras essenciais para abrir o seu negócio negócio e, claro, ter sucesso!

 

O que é necessário fazer para quem vai abrir um negócio?

 

Na era global em que vivemos, não basta ter as competências certas e o investimento certo. Ter um equipa alinhada, com a mesma visão de negócio e determinada a prosseguir os objetivos organizacionais propostos!

 

1. Planear e definir uma estratégia

 

Se já tem a sua ideia bem definida e planeada, está na hora de partilhar com outras pessoas e retirar o máximo partido do feedback apresentado. Falamos de família, amigos e pessoas influentes que consiga alcançar (por exemplo administradores de negócios amigos de amigos ou ex-patrões). Estas são as melhores pessoas para lhe apresentarem críticas construtivas.

 

Aplique-as e melhore a sua estratégia. Planear é importante mas aprimorar também.

 

Se vai abrir um negócio de venda de produtos, aproveite esta fase inicial para treinar a negociação com os fornecedores, definir quantidades de stock e, por último, definir uma estratégia de marketing e comunicação.

 

2. Definir um público-alvo

 

É crucial ter um público-alvo definido. Quem irá comprar o seu produto? Quem irá recorrer aos seus serviços? Saber quem quer impactar é crucial para o sucesso do seu novo negócio. Comece por estudar os comportamentos, hábitos e rotina do seu público.

 

Para além disso, e tendo em conta a realidade do mercado, averigue quem são os seus concorrentes diretos e indiretos. Lembre-se que o público-alvo dos seus concorrentes é também o seu.

 

3. Prezar a experiência do consumidor

 

A experiência do consumidor é um dos segredos do sucesso para quem vai abrir um negócio.  Se já tem toda a informação sobre o seu público-alvo, está na hora de transformar esses dados em ações. Personalize os seus produtos ou serviços tendo em conta os interesses dos seu público. Cative-o e faça com que volte!

 

Por último, antecipe as necessidades do mercado, e na mesma medida, supere as expectativas.

 

4. Aprender com o erro

 

Estar constantemente a evitar o erro pode ser, na verdade, um dos maiores erros que está a cometer. Com os erros nascem novas oportunidades pois, acidentalmente, descobrem-se soluções para pequenos problemas e até se desenvolvem novos produtos. É aqui que a criatividade é estimulada e o trabalho se torna mais desafiante, para si e para os seus colaboradores.

 

Errar é humano e aprender com os erros é a melhor atitude que devemos assumir.

 

5. Aceitar a mudança

 

Os cenários podem ser imensos para quem vai abrir um negócio. Nos primeiros tempos a sua dedicação vai ser crucial para o desenvolvimento do negócio, invista tempo, dê o máximo de si, mas não se esqueça que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental.

 

Apesar de ter um plano de negócio estruturado, há que ter uma visão global e a capacidade de o refinar. Lide com a mudança de forma natural, e faça da mudança um dos aspetos chave na cultura da sua empresa.

 

6. Ter as finanças em dia

 

Manter uma boa saúde financeira é um requisito obrigatório para quem vai abrir um negócio. O arranque do negócio pode ser o mais custoso para si e, por isso, há que procurar soluções que o amenizem. Por exemplo, por que não investir em equipamento em segunda mão ao invés de adquirir equipamento novo? Faça uma pesquisa exaustiva sobre tal e avalie o quanto pode poupar.

 

Após a abertura do negócio terá de verificar e ajustar o fluxo de caixa, isto é, os valores monetários de entradas e saídas em caixa. Encontre o momento em que o seu fluxo de caixa atinja um ponto de equilíbrio.

 

7. Saber separar as finanças pessoais

 

Ser dono de um negócio não é tarefa fácil. Uma boa prática, e essencial para o sucesso financeiro do seu negócio, é fixar um salário para si. Se contratasse alguém, qual seria o salário mais justo? Seja imparcial quando atribui um salário a si próprio.

 

Utilizar os lucros da empresa para o ajudar nas suas finanças pessoais é um erro crasso. Um truque inicial: reinvista os lucros na sua própria empresa e estimule o seu crescimento.

 

8. Acompanhar de forma constante o negócio

 

Todos os meses deve analisar e reportar os relatórios financeiros mensais. Utilize ferramentas de análise de dados, existem cada vez mais disponíveis no mercado e, muitas delas em versões gratuitas. É importante controlar os gastos mensais para conseguir identificar despesas imprevisíveis ou encargos inúteis. Desta forma irá conseguir canalizar melhor o investimento dos meses seguintes, traçar novas metas e minimizar o risco de imprevistos.

 

9. Estar atualizado

 

Se vai abrir um negócio e trabalhar por conta própria é melhor começar a preparar-se para os desafios! Participe em palestras e workshops, por exemplo. Desenvolva a sua rede de contactos e expanda, se possível, o seu negócio para o online.

 

Procure atualizar os seus conhecimentos, esteja atento às novas tecnologias, novos programas, ferramentas e softwares que ajudam à tomada de decisão na sua função. Para tomar uma decisão é muito importante ter dados confiáveis e credíveis.

 

10. Utilizar softwares de gestão

 

Com tanto para gerir, chega a uma altura em que se torna crucial encontrar formas de automatizar e simplificar processos. Uma das soluções mais viáveis é o uso de softwares de gestão que, não só ajudam a agilizar o funcionamento do negócio e das tarefas diárias, como retiram do gestor uma enorme carga de trabalho. Assim sobre tempo para manter o foco em atividades importantes para o desenvolvimento diário do seu negócio ou até mesmo tirar um tempinho para si.

 

Se procura um software de gestão certificado, gratuito e  cloud, o Jasmin Express é a solução! Foi desenvolvido para pequenos negócios, start-ups e empreendedores que iniciaram recentemente a sua atividade, ou que pretendem otimizar a gestão do negócio.

 

Por isso, se é o seu caso, hoje é o seu dia de sorte! Experimente o Jasmin!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

Ver mais