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Networking: 8 dicas essenciais para criar uma boa rede de contactos

por Mariana Pimentel | 17 Maio, 2022

Networking é construir uma boa rede profissional de contactos. É trocar informações, know-how e experiências. É, no fundo, encontrar oportunidades através de relacionamentos. O conceito pode parecer simples, mas, na realidade, criar uma boa rede de networking exige algum tempo, trabalho e dedicação.

 

Neste artigo vamos explicar em que consiste o networking, bem como as principais formas de materializar este conceito. Vamos também enumerar algumas dicas úteis para conseguir rentabilizar todas as potencialidades da sua rede de contactos.

 

O que é o networking?

 

Em contexto de negócio, onde este conceito é vulgarmente aplicado, o networking significa a criação de uma rede de contactos. Não sendo esta descrição uma novidade, este processo potencializa a partilha de informações, experiências e interesses em comum, com o objetivo de gerar novas oportunidades ou parcerias.

 

A importância do networking nos negócios

 

A existência de uma rede de contactos forte e bem desenvolvida pode ser impulsionadora de uma série de novas oportunidades, especialmente quando se inicia um negócio.

 

Estas são algumas das razões pelas quais deve mesmo apostar no networking:

 

  • Aumentar a sua visibilidade e presença online;
  • Atualização permanente sobre a área de atuação, seguindo empresas do setor ou participando em grupos de discussão;
  • Ao estabelecer uma rede de contactos cria a oportunidade de aceder, por exemplo, a novas parcerias, oportunidades de emprego e carreira;
  • Investir em networking pode ser fundamental para impulsionar um negócio ou carreira.

 

8 dicas essenciais para um networking de sucesso

 

1.   Perfil atualizado e ativo

O seu perfil deve ser apelativo e estar sempre atualizado. Mediante o seu objetivo, deve otimizar o perfil incluindo palavras-chave que sejam facilmente encontradas por outros profissionais e, até mesmo, por recrutadores.

 

2.   Planeamento

Planeie com objetividade aquilo que pretende fazer e alcançar. Crie a sua rede de contactos tentando que esta lhe assegure um networking eficaz.

 

3.   Qualidade e não quantidade

Aposte, sobretudo, na qualidade dos contactos da sua rede. O facto de ter muitos contactos não quer, necessariamente, dizer que surjam mais oportunidades.

 

4.   Mantenha-se ativo

Crie uma rotina e reserve algum tempo do seu dia para explorar a sua rede, para fazer novos contactos e para produzir conteúdos relevantes.

 

5.   Personalize os seus conteúdos e abordagens

Evite usar mensagens padrão e aposte sempre numa abordagem espontânea e personalizada.

 

6.   Torne-se visível

Participe em grupos de discussão, siga empresas e influenciadores de várias áreas. A sua contribuição nestes grupos pode resultar em conexões importantes.

 

7.   Mostre as suas aptidões

É importante que de uma forma subtil consiga sobressair e ser visto. Deve tentar publicar conteúdos com interesse e diferenciados e que acrescentem algum valor aos seus contactos.

 

8.   Não exagere

Quando estamos à procura de uma oportunidade ou parceria podemos ter alguma tendência a exagerar e fazer contactos de uma forma quase desesperada. Pode, e deve, intensificar a procura, mas sempre de uma forma ágil.

 

Como definir uma excelente estratégia de networking?

 

Por representar a possibilidade de conexão com novos parceiros, empresas ou clientes, em determinadas áreas profissionais o networking é uma ferramenta quase imprescindível.

 

No entanto, a criação destas novas oportunidades depende muito da estratégia que adota para o seu networking.

 

O planeamento

 

Antes de começar a trabalhar na sua rede de contactos deve sempre traçar alguns pontos estratégicos que o ajudem na gestão do perfil. Para isso, pode começar pode responder às seguintes questões:

 

  • O que pretendo alcançar através da utilização desta plataforma?
  • Quais são os meus objetivos de marketing pessoal?
  • Que tempo tenho disponível para me dedicar ao meu perfil e à construção da minha rede de contactos?
  • Em que medida conheço bem todas as funcionalidades que a plataforma me disponibiliza?

 

Respondidas as questões e após perceber objetivamente aquilo que pretende, está na altura de apostar no conteúdo do seu perfil e também na forma como vai convidar pessoas para a sua rede.

 

A rede de contactos

 

Para conseguir uma rede forte e de valor acrescentado…

 

  • Procure perfis onde consiga identificar pontos em comum consigo;
  • Participe ativamente em grupos e procure pessoas que trabalhem na mesma área;
  • No caso do LinkedIn, por exemplo, são apresentadas também algumas sugestões de conexões. Analise os perfis e adicione o contacto à sua rede caso ache pertinente.

 

O contacto

 

Se na sua rede de networking incluiu contactos cujos objetivos estão alinhados com os seus…

 

  • Encontre algo em comum e tente iniciar a conversa a partir daí;
  • Seja claro e esclareça logo no início qual o seu objetivo. Não arranje desculpas para esta abordagem e explique o que pretende;
  • Depois de estabelecer este contacto, e caso procure uma nova oportunidade ou parceria, mostre quais são as suas principais características. A forma como se apresenta pode fazer toda a diferença.

 

A apresentação a um futuro cliente, empresa ou parceiro

 

Quando abordamos um potencial cliente ou quando respondemos a alguma oferta, devemos fazê-lo de forma a suscitar interesse e curiosidade.

 

  • Aborde a outra pessoa de forma criativa;
  • Não adote modelos de mensagem pré-concebidos para estabelecer estes contactos. Personalize.
  • Tente estabelecer uma relação mais verdadeira e menos comercial;
  • Não perca muito tempo a falar de si. Foque-se em mostrar de que forma pode contribuir e acrescentar valor àquela pessoa;
  • Encontre algo no perfil da outra pessoa que valorize e enalteça isso durante o contacto, ainda que de forma subtil;
  • Seja profissional, mas, acima de tudo, verdadeiro e espontâneo.

 

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