
Negócios
Plano de negócio e tendências para 2022: começar o ano com o pé direito
por Mariana Pimentel | 2 Dezembro, 2021

Entrando no último mês do ano, é altura para começar a alinhar perspetivas, objetivos e metas para 2022. Se, por um lado, 2021 obrigou, mais uma vez, à reinvenção e reajuste de negócios, modelos e planos estratégicos, por outro, foi o pontapé de saída para impulsionar e moldar o plano de negócio para o próximo ano.
Com uma nova forma de pensar toda a atividade empresarial, potenciada por estes dois últimos anos, os negócios estão prontos para criar a trajetória certa para 2022.
Por onde começar o plano de negócio para 2022?
Elaborar um plano de negócio para o ano que se aproxima diferencia o empreendedor preparado daquele que será engolido pela maré. Porque quando caminhamos sem saber para onde ir, torna-se complicado encontrar algo que vá, realmente, gerar bons resultados a longo prazo.
No momento que define quais são os objetivos que pretende alcançar, é mais simples ter uma visão mais clara e global para traçar os próximos passos. Mas por onde começar?
Pense no objetivo global do seu negócio
Quais são as motivações por detrás das vendas dos seus produtos ou serviços? O que diferencia o seu negócio dos restantes? Como é que o público pode ser impactado positivamente ao consumir os produtos ou serviços da sua marca? Para alcançar os seus objetivos, é fundamental alinhá-los com os seus valores, propósitos e missão.
Repense e solidifique a sua proposta de valor
Qual é a proposta de valor do seu negócio? É fundamental que ela não fique apenas no papel, mas que esteja presente na identidade organizacional e no quotidiano do seu negócio.
Analise o que aconteceu para entender o que virá no futuro
Por mais que o plano do negócio para 2022 seja feito para pensar o futuro, é preciso avaliar o que já aconteceu antes para traçar os próximos passos. Caminhar com os olhos postos no que já foi feito e uma forma inteligente de saber quais os erros que já foram cometidos e, assim, construir cenários mais seguros para obter melhores resultados.
Defina as estratégias
Depois de analisar o histórico do seu negócio, é hora de definir estratégias valiosas para construir autoridade no mercado, aumentar a competitividade e fortalecer a sua marca.
Porquê pensar num plano de negócio para 2022?
Um dos principais objetivos de estabelecer um plano de negócio é ajudar a assumir um compromisso com o futuro. Este planeamento serve para criar estratégias direcionadas ao alcance dos resultados estabelecidos.
Dessa forma, com um plano de negócio para 2022, é possível tirar partido de inúmeras vantagens:
- Aumentar a segurança nas tomadas de decisão;
- Aumentar a produtividade;
- Otimizar a oferta de produtos ou serviços;
- Otimizar tempo e recursos;
- Aumentar a competitividade;
- Aumentar a facilidade de atração e fidelização de clientes;
- Maior facilidade em lidar com crises e imprevistos.
Tendências para implementar no seu plano de negócio para 2022
O futuro do trabalho: modelo híbrido e digital first
Se, inicialmente, o trabalho remoto imposto pela pandemia desorganizou empresas e fez com que diversos processos tivessem de ser reinventados e a adaptados para o mundo virtual, agora, é a altura dos negócios se realinharem e encontrarem a melhor forma de operar em 2022. Colocar o digital em primeiro lugar e dar prioridade a um modelo híbrido de trabalho (presencial e remoto) pode ser a melhor solução e é a tendência cada vez mais solidificada nos negócios. O futuro do trabalho é digital first e, preferencialmente, remoto ou híbrido.
Big Data: tornar dados parte integrante do negócio
Muitas empresas já acumulam e agrupam dados, baseadas numa cultura data-driven. Mas, para extrair o verdadeiro potencial destas informações, é necessário garantir que sejam fiáveis e com base em acontecimentos passados. Estes dados são o novo ouro e, sendo gerados milhares deles diariamente, provenientes de diferentes sistemas, é fundamental estruturá-los, correlacioná-los e analisá-los para ser construída informação valiosa para o plano de negócio correr da melhor forma.
As ferramentas de big data ajudam, por exemplo, a decidir qual a melhor altura para introduzir novos produtos no mercado, qual a estratégia de marketing e vendas mais ajustada a cada momento ou qual o público-alvo de determinado produto.
Com dados estruturados, integrados e enriquecidos, é possível tomar decisões mais acertadas para conduzir o negócio de forma mais assertiva.
Low Touch Economy
Depois de 2020 e 2021 terem sido marcados por confinamentos que desencadearam uma mudança drástica nos hábitos e rotinas pessoais e de negócios que, até então, estavam enraizadas e mecanizadas, começamos a assistir a um paradigma de vivências baseadas no conceito de Low Touch Economy.
Este termo refere-se à forma como os negócios se viram forçados a moldar a forma de operar para combater a pandemia, adotando uma política de pouca interação. Quem é que, depois de estar habituado a comprar online comodamente e a qualquer hora, vai querer voltar a fazer tudo como antes da pandemia? A nossa economia transformou-se em Low Touch Economy e este será o novo e contínuo normal: adaptação a novos hábitos com base em interações físicas reduzidas.
Comece hoje a preparar o seu plano de negócio para 2022
A pandemia trouxe mudanças drásticas, não só aos hábitos de consumo, mas à forma de viver, conviver e trabalhar. Por isso, neste cenário estruturalmente diferente, as empresas e os gestores têm de se readaptar para tirar o máximo proveito das oportunidades e tendências para 2022 e começar a preparar o plano de negócio para o próximo ano. E não é segredo que a tecnologia assume o papel principal.
O Jasmin é um software de gestão cloud que automatiza processos e controla todos os aspetos do negócio num único backoffice, desde a faturação à gestão de contas correntes, sempre com o apoio da Inteligência Artificial. E nesta fase mais complicada para os negócios, comece a gestão de forma gratuita. Conheça o Jasmin, o parceiro ideal para o seu negócio.
Mais artigos


Low touch economy, uma realidade de baixo contacto
por Mariana Pimentel Gomes - há 3 anos