Fiscalidade e Contabilidade

Crowdfunding: o que é e como funciona?

por Mariana Gomes | 11 Dezembro, 2019

Crowdfunding ou, em português, financiamento coletivo, é uma forma transparente e simples de angariação de financiamento para um projeto, através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.

 

Atualmente, existem já várias plataformas online, onde é possível angariar dinheiro. Este método tem sido um impulso para o desenvolvimento de muitos projetos.

 

O que é, afinal, o crowdfunding?

 

A palavra crowdfunding resulta da união de crowd (multidão) com funding (financiamento). Ou seja, trata-se de um financiamento coletivo, em que cada um disponibiliza o dinheiro que desejar para apoiar os projetos em que acredita.

 

Esta prática acontece quando negócios, empresas ou indivíduos financiam um projeto com pequenas doações. No fundo, é um conjunto de pessoas que financia o projeto, ao invés de um ou dois investidores.

 

Crowdfunding é ainda um mercado jovem e em rápido crescimento, que está a transformar a forma como as pessoas gerem o dinheiro. Está, também, a transformar a forma como os negócios angariam capital.

 

Existem algumas categorias primárias do Crowdfunding:

 

  1. Recompensa

Este é o tipo mais comum de crowdfunding. Os criadores do projeto oferecem uma recompensa aos participantes financiadores.

 

  1. Doação

Esta vertente consiste em donativos, nos quais não é oferecido nenhum tipo de recompensa. É utilizada por instituições de caridade e outros grupos que apoiam causas sociais.

 

  1. Capital

Este tipo de crowdfunding permite ao investidor tornar-se parte do grupo de acionistas do projeto. Ao investir num determinado projeto, está a comprar uma pequena parte da empresa, assumindo todos os direitos e deveres do acionista.

 

  1. Empréstimos (Peer-to-Peer)

Funciona como um empréstimo. Neste tipo de crowdfunding, os financiadores investem fundos para apoiar o projeto, em troca de uma taxa de retorno. No entanto, ao investirem o seu dinheiro num projeto, correm o risco de não o receber de volta.

 

Como funciona?

 

Tudo começa com uma ideia de negócio, que será partilhada numa plataforma online. A partir daí, o beneficiário do crowdfunding é obrigado a completar algumas informações sobre o projeto para criar uma campanha de promoção. O mais importante é vender a ideia ao público para conseguir potenciais investidores.

 

Após definir o projeto, a sua descrição na plataforma online e indicar a respetiva quantia mínima de financiamento e prazo, os investidores podem começar a participar monetariamente. Se o objetivo financeiro for atingido, após terminar o prazo, o empreendedor recebe o total dos fundos, apesar de, normalmente, as plataformas cobrarem uma pequena percentagem desse montante.

 

Caso o objetivo não seja atingido, o empreendedor não recebe o financiamento e os apoios monetários são devolvidos a quem investiu.

 

Para que os investidores possam decidir em que iniciativas investir, os empreendedores têm de divulgar algumas informações chave:

 

  • A descrição do projeto ou produto a financiar;
  • A finalidade do financiamento;
  • O montante a angariar;
  • O prazo;
  • A quantia mínima de financiamento;

 

Os desafios do crowdfunding

 

Muitas pessoas assumem que o crowdfunding é uma forma simples de angariar dinheiro. Contudo, é necessário muito esforço para criar um projeto que os investidores vejam como valioso. O sucesso não é garantido e, à medida que o financiamento coletivo continua a ganhar popularidade, os investidores começam a prestar mais atenção aos projetos que apoiam.  

 

Conseguir este tipo de financiamentos pode ser um desafio. Implica criar um produto ou serviço de qualidade, boas estratégias de marketing e investidores de confiança. As campanhas de crowdfunding apresentam alguns desafios evidentes:

 

  • Encontrar e implementar uma estratégia de marketing eficiente antes, durante e depois da campanha.
  • Criar uma mensagem adequada na descrição da campanha, que desperte interesse para o produto ou serviço.
  • Criar e planear o programa de recompensas para maximizar estrategicamente o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Estes desafios são apenas o princípio do conjunto de obstáculos que pode encontrar ao realizar uma campanha de crowdfunding. Cada projeto vai encontrar desafios diferentes, além dos comuns e aplicáveis a todas as campanhas.

 

No que diz respeito ao crowdfunding de Capital, este requer uma maior atenção na preparação e educação de potenciais investidores que não têm necessariamente um histórico de investimentos.

 

Como ter sucesso numa campanha de crowdfunding?

 

  1. Comunique com os investidores da sua campanha

Quando a campanha termina, é importante atualizar a comunidade que investiu no seu projeto sobre o seu estado. Deve ser transparente com os seus investidores durante todo o processo, mesmo após a campanha terminar. No fundo, uma campanha de crowdfunding bem sucedida centra-se em promover relacionamentos com os investidores.

 

  1. Aposte em boas estratégias de marketing

Para a sua campanha se destacar, reúna um conjunto de estratégias de marketing. Com novas campanhas de crowdfunding a ser lançadas diariamente, é fundamental diferenciar a sua das restantes. Uma boa aposta no marketing é uma forma de obter reconhecimento.

 

  1. Prepare-se para a campanha

Para obter melhores resultados de crowdfunding, prepare-se para a sua campanha antes de a lançar ao público. Mantenha-se ativo nas redes sociais e ganhe a oportunidade de ser encontrado por potenciais investidores.

 

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