Negócios

Ideias novas? Conheça alternativas para financiamento empresarial

por Isabel Dias | 31 Julho, 2018

Todo o empreendedor tem, a certa altura, de procurar financiamento empresarial, quer o negócio esteja a começar, ou já tenha algum tempo de existência. Mas isto já não significa ir a correr para o banco.

 

Hoje em dia, as opções de financiamento empresarial são bem mais criativas e menos arriscadas do que os tradicionais empréstimos bancários. Quando bem conjugadas com a gestão e estratégia de um negócio, podem representar mais do que um financiamento empresarial e serem verdadeiras oportunidades de crescimento e expansão.

 

6 formas alternativas de financiamento empresarial

 

Conheça algumas formas alternativas de conseguir um financiamento empresarial para a sua ideia, projeto ou negócio sem ter de recorrer aos empréstimos e linhas de crédito, que muitas vezes colocam demasiada pressão financeira nos negócios, a longo prazo.

 

Investidores

 

Encontrar investidores para o seu negócio não é fácil, sem uma ideia e estratégia definida. No entanto, se elaborar um bom plano de negócios, para uma ideia inovadora, os investidores aparecerão de certeza. Se não sabe onde encontrá-los, experimente os Business Angels.

 

Estes “anjos” são empreendedores que investem em pequenos negócios com potencial (por vezes ainda em fases embrionárias) a troco de uma posição minoritária na empresa. Os Business Angels, além de financiamento empresarial, ajudam com coaching e mentoring, o que para um negócio em dificuldades pode fazer toda a diferença. Pode visitar o website da Associação Portuguesa de Business Angels e ir elaborando uma proposta aliciante.

 

Crowdfunding

 

O crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma técnica amplamente utilizada no estrangeiro para conseguir financiamento empresarial para startups, principalmente.

 

Os princípios são simples: uma boa ideia, excelente apresentação, muita (e boa) comunicação, e alguma paciência. Estas plataformas permitem a qualquer um conseguir financiamento para os mais diversos projetos, via outras empresas, ou curiosos e interessados. As mais conhecidas são a KickStarter e a IndieGoGo, plataformas de crowdfunding de recompensas, em que cada investidor recebe uma pequena recompensa pelo investimento, e a GoFundMe, uma plataforma de crowdfunding de donativo.

 

Existe ainda a Seedrs, um formato um pouco diferente de crowdfunding que assenta em financiamento em troca de capital (equity). Este formato de financiamento empresarial colaborativo permite e facilita o investimento, que pode ser tão baixo como dez libras. Em português, descubra também a Raize, uma bolsa de empréstimos, em que são pessoas que investem na sua empresa, e a PPL, uma plataforma de crowdfunding de recompensas.


No caso de precisar de financiamento empresarial coletivo para uma organização com um propósito social, não procure mais: a
WeChangers é a plataforma indicada para si.

 

Aceleradores de Startups

 

Os aceleradores de startups (startup accelerators) são programas que visam ajudar as startups em fases iniciais, para amadurecer e ganhar as ferramentas necessárias para vingar no mercado.

 

Esta ajuda traduz-se não só em financiamento empresarial mas também em oportunidades de internacionalização, muita formação por parte de especialistas e mentoring contínuo durante a duração do programa.

 

Em Portugal há vários aceleradores de startups, praticamente em todos os distritos.

 

Competições para startups

 

As competições para startups são geralmente mais vocacionadas para quem quer começar um negócio, e um dos requisitos é vertente inovadora ou tecnológica.

 

São várias as competições nacionais e internacionais que é possível encontrar, como apoio ao empreendedorismo e às startups - seja com apoios monetários, mentoring ou formação.

 

Apesar de só haver um vencedor, eventos como a Web Summit são perfeitos para conseguir investidores e fazer networking.

 

Apoios IEFP

 

O Instituto do Emprego e Formação Profissional promove o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação de Emprego, que por sua vez oferece condições especiais de obtenção de crédito a desempregados e jovens à procura do primeiro emprego.

 

Há dois apoios disponíveis, o de Criação do Próprio Emprego ou o de Criação de Empresa.

 

Incentivos públicos

 

O seu projeto é uma PME focado na inovação? Pode ser o candidato perfeito para o Portugal2020.

 

Esta iniciativa, sucessora do QREN, disponibiliza mais de 25 milhões de euros em todo o país e ilhas para financiamento empresarial de PMEs. Pode escolher, entre centenas de programas, aquele que melhor se adequa a si e ao seu negócio.

 

Mas também as câmaras municipais promovem iniciativas de apoio a negócios locais, algumas a fundo perdido, pelo que o aconselhamos a informar-se bem sobre os incentivos públicos e de financiamento empresarial existentes na sua região.

 

Jasmin, um investimento no futuro da sua empresa

 

Quer esteja a começar ou a expandir um negócio, tem que escolher bem os seus aliados já que, com as ferramentas certas, a gestão se torna muito mais fácil. O Jasmin, software de faturação expert em gestão, oferece-lhe as ferramentas e oportunidades que precisa para fazer uma gestão completa e integrada do seu negócio ou startup, sem complicações, em linha com as obrigações fiscais portuguesas, e com as melhores estratégias de crescimento.

 

Munido de inteligência e poder preditivo, o Jasmin não só automatiza processos repetitivos e tediosos, como o ajuda a prever e antecipar situações e necessidades, ajudando-o no planeamento financeiro e de gestão e libertando tempo para o que mais importa.

 

Conheça estas e mais funcionalidades do Jasmin!

 

Parece demasiado bom para ser verdade? Mas não é. Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais