Negócios

Instagram para empresas: como alavancar o negócio online

por Isabel Dias | 23 Julho, 2019

As redes sociais são um dos canais digitais mais utilizados nos dias de hoje, tanto por utilizadores como por empresas. É nas redes sociais que o target de grande parte das marcas, do mais novo ao mais velho, passa a maior parte do seu tempo online. Assim sendo, hoje vamos perceber como funciona o Instagram para empresas e de que forma é possível recorrer a esta rede social para alavancar negócios online.

 

Instagram para empresas: os dados falam por si

 

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em Portugal e no mundo. Através deste canal consegue-se chegar a inúmeros clientes e potenciais clientes, em poucos segundos.

 

De acordo com dados internos do Instagram, existem mais de mil milhões de contas ativas todos os meses, mais de 500 milhões de contas ativas diariamente e cerca de 80% dos utilizadores seguem negócios através desta rede social. Ainda está à procura de motivos para começar a utilizar o Instagram para empresas?

 

O Instagram para empresas permite criar e manter uma relação mais próxima entre um negócio e os seus clientes, possibilita a criação de peças de comunicação visualmente atrativas para os utilizadores, nas mais variadas formas, incluindo anúncios.

 

É através desta plataforma que milhões de utilizadores procuram obter inspiração e descobrir conteúdos que correspondem às suas necessidades, incluindo conteúdos produzidos por empresas. Sabia que mais de 60% dos utilizadores afirmam ter descoberto novos produtos via Instagram?

 

Ferramentas competitivas para qualquer negócio

 

O Instagram para empresas é uma opção que esta rede social disponibiliza para as marcas comunicarem com os seus seguidores, denominada de Conta Profissional.

 

Esta versão que permite aceder a ferramentas competitivas e exclusivas para as empresas, ferramentas essas que um utilizador normal não consegue aceder, nomeadamente:

 

  • Patrocinar conteúdos e criar anúncios;
  • Obter estatísticas sobre as suas histórias e publicações orgânicas;
  • Obter dados sobre o desempenho dos anúncios, histórias e publicações patrocinadas;
  • Obter informações sobre o público-alvo (seguidores), incluindo faixa etária, género, localizações principais e a media de vezes, horários e dias em que os seguidores do negócio estão mais ativos no Instagram;
  • Vender produtos/serviços através do Instagram Shopping;
  • Adicionar informações sobre a empresa, tais como a morada, categoria/setor de atividade, localização, contactos (email, telefone) e horário de funcionamento.
  •  

Como utilizar o Instagram para empresas

 

Se não possui uma conta no Instagram, está na hora de a criar. Basta fazer o download da app e efetuar o registo normal. Se possui uma conta convencional, apenas tem de a transformar numa Conta Profissional. Para isso basta aceder ao Perfil, depois, carregar em Definições e navegar até encontrara a opção “Mudar para conta profissional”.

 

No que diz respeito à utilização do Instagram para empresas, existem duas formas principais de partilhar conteúdos: orgânica e paga.

 

Na orgânica, pode criar histórias e publicações no perfil em formato de fotografia, vídeo e carrossel. Esta última permite partilhar vários conteúdos numa única publicação.

 

Na opção paga, pode criar estes mesmos conteúdos e patrociná-los ou criar anúncios específicos de forma atrair (novas) pessoas para o seu perfil, para o seu site ou de forma a incentivar as pessoas a enviar uma mensagem direta para si. Os conteúdos pagos podem atingir um público automático ou definido por si, mediante um budget e uma duração definida.

 

O segredo do Instagram para empresas está em ser criativo na criação de conteúdos, em ter objetivos bem definidos e conhecer bem o seu público-alvo. Só assim conseguirá ser bem-sucedido no Instagram.

 

O Jasmin ajuda-o a alcançar o sucesso que procura no Instagram!

 

Como vimos, o Instagram para empresas é uma excelente ferramenta para dar visibilidade aos seus produtos/serviços e conseguir mais clientes e/ou mais vendas.

 

À medida que o número de clientes aumenta, o número de pedidos cresce e vai desejar uma ferramenta que o ajude a gerir o seu negócio. A resposta chama-se Jasmin Software: um software de faturação e gestão cloud que permite controlar todas as atividades da sua empresa e a acelerar os processos administrativos para que possam investir mais tempo a falar com clientes e fazer crescer mais ainda o seu negócio.

 

Agilize todos os processos burocráticos e repetitivos como emissão de faturas e documentos de transporte, gestão de stock e inventários, controlo de contas correntes e pendentes, entre outras funcionalidades, em qualquer lugar e a qualquer hora.

 

Este software integra as principais aplicações do mercado e é certificado pela AT, assegurando a resposta à fiscalidade.

 

Experimente já o Jasmin gratuitamente e faça o seu negócio chegar mais longe!

Mais artigos