Negócios

Como a automatização de processos afeta a competitividade das empresas?

por Isabel Dias | 12 Outubro, 2021

A competitividade das empresas do mercado atual é cada vez mais forte. Tal evidência deve-se ao facto de, na maioria dos setores de atividade, as empresas concorrerem diariamente pela atenção e preferência do consumidor. E para que isso seja possível é preciso produzir mais, com melhor qualidade e em menos tempo. Mas como consegui-lo? Através da automatização de processos, claro!

 

A automatização de processos e a competitividade das empresas

 

Automatizar processos nada mais é do que otimizar a execução de tarefas que deixam de ser feitas de forma manual com o objetivo de reduzir o tempo alocado para sua execução.

 

Desta forma, ao otimizar processos, os profissionais conseguem ganhar mais tempo para se dedicarem a responsabilidades estratégicas. E é ao somar a automatização de processos com o tempo disponível para a realização de tarefas estratégicas que surge a competitividade das empresas.

 

Benefícios da automatização de processos

 

1. Aumento da produtividade

 

A maior vantagem da automatização de processos está no facto de as máquinas não se cansarem nem estarem sujeitas a interrupções por causa de telefonemas, e-mails ou outros compromissos.

 

Assim, ao otimizar processos que de outra forma teriam de ser feitos manualmente, a capacidade de produção torna-se mais rápida, precisa e ininterrupta. Sendo por isso possível ampliar os ciclos de produção e realizar processos com maior eficiência. E no que é que isto se reflete? Num aumento significativo da produtividade.

 

Além disso, com a configuração certa, a tecnologia não precisa de indicações constantes para desempenhar as mesmas tarefas. E é assim que, ao conseguir produzir sempre ao mesmo ritmo, se dá velocidade ao processo de produção. Desta forma, e tendo em conta que quem produz mais acaba por conseguir vender mais, torna-se mais fácil ganhar vantagem competitiva face à concorrência.

 

2. Redução de erros

 

Nos processos produtivos que dependem da repetição de tarefas manuais, há diversos fatores que podem comprometer a qualidade do trabalho realizado. O cansaço dos colaboradores, a falta de atenção e até a falta de motivação são apenas alguns dos exemplos.

 

Por outro lado, quando os processos são automatizados, as tarefas passam a ser executadas sempre com o mesmo ritmo de trabalho, garantindo assim uma maior padronização e qualidade dos processos que faz com que a quantidade de erros ocorridos seja menor.

 

3. Redução de custos

 

Em consequência da redução de erros, a automatização de processos reduz também custos. E quando falamos de custos, não falamos apenas em custos monetários, mas sim em tempo, esforço e recursos humanos.

 

Além disso, passa a ser possível identificar as principais causas de ineficiência, aumentando novamente a qualidade dos processos e, em contrapartida, o lucro empresarial.

 

4. Facilidade de análise

 

A competitividade das empresas depende (e muito!) da capacidade de análise de dados. E já não é segredo para ninguém: a automatização de processos facilita o controlo e a análise de informações, ajudando a tomar decisões mais conscientes.

 

Além disso, se optar por um sistema cloud, é possível analisar resultados e acompanhar a evolução dos mesmos a partir de qualquer lugar.

 

5. Partilha de dados

 

A falta de comunicação entre departamentos é uma das principais falhas ocorridas nos processos operacionais. Para piorar esta situação, a maioria das empresas mais tradicionais ainda não se rendeu à evolução tecnológica e continua a registar dados e informações importantes no Excel ou em papéis que facilmente se perdem. E por falar em Excel, se ainda recorre a esta ferramenta para gerir o seu negócio, conheça aqui 4 motivos para mudar para um software de gestão.

 

Um dos benefícios da automatização de processos é, portanto, a possibilidade de integrar dados num único sistema, facilitando assim a sua partilha em tempo real e diminuindo, consequentemente, as falhas de comunicação entre departamentos. E, claro, aumentar a competitividade das empresas.

 

6. Aumento da segurança

 

Se a falta de comunicação entre departamentos é uma das principais falhas nos processos operacionais, a segurança dos dados é a principal preocupação. Contudo, ao recorrer à automatização de processos, não há razões para tal. Todos os dados estarão em segurança através de atualizações constantes.

 

 

Automatização de processos: simplifique e aumente a competitividade

 

Ficou convencido quanto aos benefícios da automatização de processos para o aumento da competitividade das empresas? Não há dúvidas: simplificar processos deve ser o mote para qualquer empresa, independentemente do tipo de negócio.

 

Sim, porque todos os processos administrativos levam algum tempo. Até mesmo as tarefas mais simples como registar clientes, emitir faturas ou controlar stocks. E é por isso que existe o Jasmin, um software cloud que ajuda as empresas a maximizar a rentabilidade dos seus negócios de uma forma mais prática e intuitiva.

 

A versão Express é gratuita para quem está a começar, sendo possível fazer um upgrade para a versão Standard ou para a versão Premium, cujos valores mensais podem ser consultados no site.

 

Experimente já o Jasmin Express e aumente a sua competitividade no mercado.

 

 

Mais artigos

Ver mais