Como proceder quando na emissão do ficheiro SAF-T é apresentada a mensagem “Não foram encontrados documentos para declarar”?

20 Fevereiro, 2019

Primeiramente, deve verificar se existem documentos emitidos em Vendas | Faturas e em Vendas | Notas de Crédito ou Débito com as datas correspondentes ao período para o qual pretende emitir o ficheiro SAF-T.

 

Para simplificar a verificação defina através dos filtros a Data Inicial e Data Final pretendidas e clique em Aplicar.  Se não forem apresentados resultados para essas datas, não tem documentos a declarar.

 

Se existirem documentos emitidos nas datas pretendidas deve verificar em Impostos | Ficheiro SAF-T se já existe algum ficheiro SAF-T criado com a mesma data inicial e/ou final que pretende comunicar.

 

Podem ocorrer os seguintes cenários:

 

Cenário 1:

Caso exista um ficheiro SAF-T com datas coincidentes, deve eliminar aquele que não pretende comunicar (apenas se o mesmo ainda não foi comunicado à AT) e criar um novo com as datas pretendidas.

 

Cenário 2:

Caso não exista nenhum ficheiro SAF-T com datas coincidentes, selecione o documento que pretende comunicar em Vendas | Configuração | Tipos de Fatura ou Notas de Créd./Déb. e verifique se na coluna “Tipo de Comunicação” a série correspondente possui a comunicação SAF-T ativa.

Se estiver Sem comunicação clique em Editar e selecione o tipo de comunicação SAF-T. Se esta estiver configurada como Manual ou Web Service, e já tenha emitido documentos com essa série, não será possível alterar o tipo de comunicação.

Nota: Caso pretenda emitir novos documentos com comunicação SAF-T, terá de criar uma nova série e associá-la aos diferentes documentos. Consulte o artigo para saber mais.