Tecnologia

Realidade aumentada: um longo caminho para um aumento de possibilidades

por Daniel Oliveria | 30 Maio, 2019

A realidade aumentada começa lentamente a chegar a mais utilizadores, especialmente através de aplicações de marcas e de jogos, como é o caso do fenómeno do Pokemon Go.

 

No entanto, sendo um termo que começa a surgir no nosso dia a dia, é importante perceber o que realmente significa.

 

O que é a realidade aumentada?

 

Conhecida também como “realidade ampliada” ou “realidade expandida”, a realidade aumentada consiste na sobreposição de objetos digitais ao mundo real, sendo para isso necessário apenas um software e um equipamento capaz de fazer a leitura das imagens (marcadores) no ambiente real e a exibição dos objetos digitais correspondentes. Geralmente, esta interação pode ser feita a partir de aplicações instaladas num tablet ou num smartphone com câmara.

 

Realidade aumentada vs realidade virtual

 

Para muitos, existe uma grande confusão entre os conceitos de realidade aumentada e realidade virtual. Embora aparentemente o significado possa parecer idêntico e ambas necessitem de um dispositivo móvel ou acessório para existirem, a verdade é que ambos representam realidades muito diferentes.

 

A realidade virtual utiliza um smartphone ou uns óculos específicos para substituir tudo o que uma pessoa vê por um mundo totalmente virtual. Já a realidade aumentada aproveita o mundo real e adiciona conteúdos virtuais através de marcadores específicos e o uso da georeferenciação.

 

Exemplo da realidade aumentada é o famoso jogo Pokemon Go através do qual é possível visualizar pokemons apontando apenas para os locais que nos rodeiam.

 

Como funciona a realidade aumentada?

 

A realidade aumentada é gerada através de um software. Para que funcione, é necessário um objeto com algum tipo de marca de referência que, ao ser captada por uma câmara, é processada por um software que entrega a mesma imagem com a incorporação de um elemento virtual.

 

Como aplicar a realidade aumentada nas empresas?

 

Hoje em dia, quase todas as pessoas têm um smartphone. Essa é a peça fundamental para interagir com o mundo que nos rodeia.

 

A realidade aumentada pode hoje ser usada em praticamente todas as áreas, de forma a criar uma experiência imersiva de contacto entre os clientes e os seus produtos. Temos como exemplo o caso de empresas de mobiliário que permitem apontar o smartphone para uma divisão da casa e antever como um determinado móvel iria ficar. No caso das empresas de moda, é já possível selecionar uma peça de roupa e ver como é que a mesma irá ficar no corpo do cliente. Já no caso das empresas associados ao turismo, é hoje simples ao utilizador apontar o seu equipamento para peças de um museu e visualizar toda a informação referente ao que o rodeia ou ao historial de uma determinada peça.

 

Com esta tecnologia, as empresas podem criar campanhas e experiências mais personalizadas para os seus clientes, permitindo que estes tenham contacto com os produtos mesmo antes de os comprar ou que consigam informações em espaços físicos sem a necessidade da presença de um colaborador.

 

Realidade mista - O melhor dos dois mundos?

 

Se a realidade aumentada por si só já apresenta um mundo de oportunidades para a sua empresa, a possibilidade de a misturar com a realidade virtual pode tornar esta oferta ainda mais interessante.

 

A realidade mista ou híbrida é a mistura destas duas realidades e já é utilizada nas áreas da saúde e educação, representando uma aposta da Microsoft para o futuro. No fundo, é uma forma de fundir o mundo real com o virtual para produzir novos ambientes e formas de visualização em que os objetos físicos e digitais coexistem e podem interagir em tempo real.

 

Esta tecnologia, que necessita de um grande poder de processamento, permite criar uma simbiose entre o mundo virtual e real, não se limitando apenas à sobreposição de elementos como é o caso da realidade aumentada.

 

Além de poderem mostrar o efeito de um produto num espaço através da sobreposição da realidade, através desta tecnologia as empresas permitem aos consumidores testar, mexer e visualizar os seus produtos, intensificando ainda mais a experiência do utilizador.

 

Tags:
PME