Tecnologia

Análise Preditiva: IA no suporte ao sucesso do seu negócio

por Nídia Ferreira | 26 Dezembro, 2018

Corria o ano de 2002, quando a equipa de marketing da Target (uma das maiores retalhistas no mercado norte-americano) decidiu sondar um estatístico recém-chegado à empresa acerca de um plano no mínimo bizarro. A ideia era descobrir quais das suas clientes estavam grávidas e, mais especificamente, quais as que tinham entrado no segundo trimestre de gravidez.

Mas por que carga de água é que uma empresa como a Target haveria de querer uma informação como esta? O plano, embora engenhoso, tinha um objetivo bastante simples: desenvolver anúncios especificamente pensados para mulheres grávidas há mais de três meses, altura em que, segundo os entendidos, as gestantes começam a comprar produtos como roupa pré-natal ou suplementos vitamínicos. Se conquistadas nesta fase da gravidez, o mais provável seria que estas futuras mamãs se tornassem clientes fiéis.

Até aqui tudo certo. Mas sem poderes mediúnicos ou uma bola de cristal à mão, como poderia um grupo de grandes armazéns adivinhar se as suas clientes estavam grávidas e, mais ainda, de quantos meses? 

No caso da Target, foram utilizados dados de mulheres aderentes a um programa de descontos e ofertas para futuras mães e bebés, bem como dados demográficos. Ao cruzar essa informação com o registo de compras das suas clientes, a empresa conseguiu desenvolver um modelo capaz de prever com elevado grau de exatidão quais as que estavam grávidas. Mas mais do que isso, com base no tipo de produtos adquiridos o modelo permitia ainda determinar qual o tempo de gestação e, assim, estimar uma data aproximada para o nascimento.

Este é talvez um dos casos mais badalados da utilização da análise preditiva, que ficou conhecido tanto pelo sucesso nos resultados obtidos, quanto pelo debate que suscitou em torno da privacidade dos dados. É também um exemplo ilustrativo de como esta tecnologia está a transformar os processos de negócio (e não apenas para as grandes empresas).

O que é a Análise Preditiva e o como pode ser útil para as pequenas empresas?

 

Em termos muito simples, a análise preditiva consiste em olhar para um conjunto de dados históricos (que já conhecemos) para tentar estimar um resultado futuro (que é desconhecido).

São várias as técnicas utilizadas na análise preditiva, incluindo o data mining (procurar padrões em grandes quantidades de dados), a estatística e o machine learning (ramo da inteligência artificial em que os sistemas aprendem de forma autónoma através de dados).

Um dos aspetos mais importantes para compreender a análise preditiva é o facto de esta depender da criação de modelos de dados. Esses modelos permitem a construção de um cenário daquilo que está a acontecer no presente, para depois fazer uma previsão informada do que poderá ocorrer no futuro. 

Voltando ao caso da Target, o modelo construído era alimentado pela base de dados do programa de descontos para futuras mães e bebés, por dados demográficos e ainda pelos registos de compras das suas clientes. Depois de aplicadas técnicas de análise preditiva, esse modelo permitiu identificar quais as clientes que iriam ser mães.

Ao fornecer insights valiosos sobre o que (provavelmente) irá acontecer no futuro, a análise preditiva contribui para acelerar e melhorar a nossa compreensão sobre um determinado problema, auxilia a tomada de decisões e ajuda as empresas a ganharem vantagem competitiva.

Benefícios da análise preditiva para as startups e PMEs

 

À medida que a análise preditiva se vai tornando mais comum e acessível, também as startups e PMEs começam a utilizar a tecnologia em seu benefício. Algumas das vantagens mais significativas da análise preditiva para um pequeno negócio incluem:

 

  • Segmentação e marketing direcionado. Compreender e prever o comportamento dos consumidores permite desenvolver campanhas mais personalizadas e eficazes. Com recurso à análise preditiva é possível perceber quais os canais mais adequados para chegar a um determinado grupo de clientes, qual o momento certo para o fazer e quais as ofertas mais apropriadas.
  • Retenção de clientes. É sabido que sai mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo. Através da análise preditiva é possível antever, olhando para alterações nos padrões de consumo, quando determinado cliente está em vias de desistir de um serviço e tomar acções atempadamente para reverter a situação (oferecendo descontos, por exemplo).
  • Previsão da procura. Saber o que os clientes vão querer e quando o vão querer pode transformar a forma como um negócio (grande ou pequeno) opera, não só porque facilita a gestão de inventário e ajuda a evitar riscos desnecessários, mas também porque permite às empresas planear as suas vendas com antecedência e ajustar os preços em função da procura e da concorrência. Por tudo isto, esta é considerada uma das maiores vantagens da análise preditiva. 

 

Jasmin: e se fosse possível prever o futuro do seu negócio?

 

O Jasmin, recorrendo a modelos de Inteligência Artificial, organiza e interpreta os dados que circulam no sistema, alerta sobre o desempenho atual do negócio e prevê a evolução futura. Tudo com mensagens dinâmicas no seu painel de controlo, de compreensão simples e rápida, sobre áreas como:

 

  • Clientes e vendas
    O Jasmin mostra-lhe os clientes conquistados, os clientes mais rentáveis, os que deixaram de ser clientes ou os resultados das vendas e respetiva comparação com períodos anteriores.
  • Estado do inventário
    Dá-lhe também informação sobre os artigos mais ou menos vendidos, as margens de lucro de cada artigo ou as saídas e entradas de stocks comparativamente com outros períodos.
  • Análises de tesouraria
    Oferece-lhe também informação sobre os prazos médios de recebimento e pagamento, para que possa organizar o seu plano de tesouraria com rigor e sem surpresas.
  • Cumprimento dos objetivos
    Disponibiliza-lhe ainda um ponto de situação relativamente ao cumprimento dos objetivos estabelecidos quanto às vendas, receitas, despesas ou resultados.

Conheça o seu negócio ao pormenor, reduza o tempo de procura e análise de informação e a reaja rapidamente. Com o Jasmin é mais fácil preparar-se para o futuro. Saiba mais sobre este software expert em gestão para empreendedores, startups e PMEs.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *