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Negócio online: como lançar uma campanha promocional no ecommerce?
por Mariana Pimentel Gomes | 12 Junho, 2024
Sabemos que a compra online teve um grande boom em Portugal. Mas também sabemos que durante os longos – e desafiantes – meses de pandemia, os consumidores foram forçados a comprar online, da mesma forma que as empresas também se viram forçadas a migrar para o digital. A verdade é que o negócio online passou a ser o herói de muitas economias e empresas.
Apesar as consequências nefastas a nível económico que a pausa no comércio físico representou, esta mudança drástica obrigou as empresas a inovar e adotar tecnologias disruptivas, tanto no hemisfério físico, como online.
Negócios foram readaptados, novos modelos surgiram e as estratégias que outrora resultaram no comércio físico, estão a ser repensadas para o meio digital. Exemplo disso, são as campanhas promocionais.
Como criar uma campanha promocional para o seu negócio online?
Realizar uma promoção no seu negócio online pode ser uma estratégia sólida para alavancar as vendas, fortalecer a imagem da marca ou fidelizar clientes. Mas estruturar uma campanha promocional não é uma tarefa simples. Existem diversos aspetos a ter em conta para evitar riscos de insucesso dessa campanha.
Quando falamos em campanhas promocionais, o pensamento comum divaga para ações de desconto. Mas não é apenas isso: uma campanha promocional é um dos braços mais importantes do marketing e torna-se, cada vez mais, uma estratégia de sucesso para os negócios online.
Quais são os objetivos das campanhas promocionais?
São diversos e flexíveis, dependendo do objetivo da empresa:
- Incentivar a experimentar e a comprar o produto;
- Incentivar a fidelização com a marca;
- Aumentar a notoriedade no mercado;
- Aumentar as vendas;
- Apresentar novidade e inovações do produto;
- Reduzir a quantidade de stock.
Mas como desenvolver uma campanha?
Em primeiro lugar, antes de qualquer ação, é fundamental conhecer o público-alvo e ter o perfil da empresa bem traçado. Apenas depois é que pode começar a ser desenvolvida uma ação promocional. Para tal, é importante definir:
- Os objetivos gerais e específicos da ação;
- O público que deverá ser atingido;
- O conceito da campanha;
- Estabelecer o período que a campanha estará em vigor;
- Que tipos de ações serão realizadas e como;
- Os recursos humanos e financeiros necessários;
- Como será divulgada a campanha promocional;
- Avaliar os resultados da ação.
Que tipo de campanhas promocionais podem ser realizadas num negócio online?
Considerando que cada negócio tem as suas particularidades, devem ser implementadas campanhas promocionais que façam sentido para a marca. Baixar o preço é o que, normalmente, associamos a “promoção”, mas, muitas vezes, pode não ser opção.
Fazer uma campanha promocional sem um plano bem estruturado e uma previsão de resultados pode ser fatal para o negócio online. Por isso, é importante definir a ação de acordo com a estratégia da marca.
Nas campanhas promocionais de ecommerce, os objetivos são semelhantes às ações do comércio físico, mas desenvolvidas de forma diferente. Ora vejamos, se no meio offline as campanhas promocionais passam por sorteios, concursos, programas de incentivo, distribuição de amostras ou brindes – por exemplo –, no meio online, o cenário é diferente.
As campanhas promocionais realizadas no digital, devem explorar três pilares essenciais para o consumidor: informação, entretenimento e relacionamento. E num negócio online isto é mais simples.
Estes são alguns exemplos de formas de alavancar campanhas promocionais online:
- Disponibilização de conteúdo interativo;
- Sorteios;
- Promoções com condições especiais;
- Desenvolvimento de jogos e aplicativos com fins específicos.
- Ofertas e descontos imediatos;
- Cupões e vales de desconto;
- Promoções acumuláveis;
- Programas de Fidelização.
Exemplos de campanhas promocionais
Oferta de um produto na compra de outro
Esta é a tradicional campanha de “Pague 1, Leve 2”. Consiste exatamente na compra de um produto e na oferta de um segundo. Esta campanha pode ter várias finalidades: a fidelização do cliente, a apresentação de um novo produto – por exemplo, na compra de um produto X, recebe um novo modelo do produto Y – ou a redução de stock.
Oferta dos portes de envio
Para o cliente, o pagamento dos portes de envio poderá ser um entrave à finalização da compra. Oferecer os portes de envio pode ser uma forma de responder a este problema, sublinhando a facilidade e comodidade de comprar online.
Oferta de um desconto especial em compras superiores a um determinado valor
Ao oferecer um produto ou um desconto extra se o valor da compra ultrapassar o valor predeterminado pela marca é uma forma de dar a conhecer produtos novos e fazer com que o cliente gaste mais nos produtos que já conhece.
Oferta do produto de valor inferior
Esta é uma excelente estratégia para incentivar o cliente a aumentar o número de produtos por compra. Se, na compra de 3 produtos, for oferecido o de menor valor, o cliente, provavelmente, não encomendará só um produto – irá encomendar dois para receber o terceiro.
Descontos progressivos
Já ouviu falar dos descontos progressivos? No fundo, é mais uma forma de incentivar o cliente a aumentar o número de produtos por encomenda. Trata-se de um desconto que aumenta à medida que o número de produtos (ou valor gasto) vai subindo. Por exemplo, na compra de 3 produtos, tem 10% de desconto, mas se comprar 5 usufrui de 20%.
Promoções em dias temáticos
Colocar em prática esta campanha pressupõe oferecer promoções em datas como o Dia da Mãe, o Dia da Mulher, o Natal, Carnaval, etc. Por exemplo: oferta de portes grátis em todos os produtos da coleção do Dia da Mãe.
Promoções para clientes habituais
A fidelização é, sem dúvida, um dos pilares mais importantes de um negócio online E pode ser feita através de campanhas promocionais, oferecendo certos benefícios aos clientes que regressam à loja online e voltam a fazer encomendas.
Códigos de desconto
Além de representarem uma boa forma de atrair novos clientes, os códigos de desconto são uma ótima forma de monitorizar a origem do cliente.
Migrar as estratégias do comércio físico para o digital
O digital ocupa o pódio e continua – e continuará num futuro pós-pandemia – a ser o herói e o protagonista do setor do retalho. Com os consumidores cada vez mais habituados às compras online, com toda a facilidade, conveniência e imediatismo característico do meio digital, é, mais do que nunca, importante saber responder às suas necessidades. Necessidades essas que vão além das que marcaram o comércio físico.
Mas se está a pensar investir numa campanha promocional para o seu negócio online, saiba que não basta ter em conta o objetivo da campanha. É fundamental um planeamento estruturado de todos os aspetos, desde a gestão logística à gestão administrativa e comercial.
A aposta em soluções de gestão administrativa e logística é a resposta aos desafios que o negócio online impõe.
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