Tecnologia

Ponto de venda: o que é e como funciona um POS?

por Mariana Pimentel Gomes | 23 Setembro, 2021

Não importa se se trata de um restaurante, uma loja ou uma pastelaria. O objetivo, no final, é sempre o mesmo: vender. Mas quando pensamos em sistemas POS, pensamos nas caixas registadoras e sistemas eletrónicos complexos. No mundo moderno, o Ponto de Venda – em inglês, Point of Sale (POS) – pode ajudar a gerir o seu negócio de forma mais ágil, rápida e inovadora.

 

Se está à procura do melhor sistema Ponto de Venda, sabe que há inúmeras opções de escolha. Mas qual a mais adequada ao seu negócio?

 

O que é um Ponto de Venda?

 

Já é comum ver esta ferramenta em restaurantes, bares, cafés, pastelarias ou comércio a retalho.

 

Este conjunto de tecnologia usado por retalhistas e donos de restaurantes para aceitar pagamentos de clientes e gerir outras tarefas é uma ferramenta essencial para estes negócios que envolvem o atendimento ao cliente.

 

Ora vejamos: o nome Ponto de Venda fala por si. Trata-se do software e do hardware que uma empresa precisa para gerir os seus negócios. Do pedido e gestão de stock ao processamento de transações e à gestão de clientes e funcionários, o Ponto de Venda é o centro que ajuda a expandir negócios.

 

Como funciona um POS na prática?

 

O Ponto de Venda inclui componentes de hardware e software que podem incluir uma caixa registadora, um leitor de código de barras, um TPA para aceitar pagamentos, software cloud para ajudar a organizar o stock e a fazer a gestão comercial.

 

Mas o funcionamento de um Ponto de Venda é simples:

 

  1. O cliente escolhe um artigo;
  2. O custo total da venda é calculado no Ponto de Venda;
  3. A transação é processada e o pagamento é concluído.

 4 benefícios de implementar um sistema POS

 

Uma das grandes vantagens dos terminais de Ponto de Venda é a possibilidade de adaptação às necessidades de cada negócio. Podem incluir um ecrã tátil, leitor de códigos de barras ou impressoras de talões.

 

Simultaneamente, existem ainda diferentes aplicações para programar o Ponto de Venda para responder a determinados problemas. Um bom exemplo é a criação e atualização automática de stock. Basta inserir os valores no POS e, sempre que um produto é vendido, o programa subtrai automaticamente do stock.

 

Mas agora que sabemos como funciona na prática um Ponto de Venda, é altura de conhecer os grandes benefícios que ele oferece:

 

Melhor eficiência

 

Com as ferramentas certas para o processamento de pagamentos e o software ideal para gerir o stock, os processos funcionam com maior facilidade.

 

Vendas offline

 

As soluções POS ou Ponto de Venda incluem hardware, como um leitor de cartão de crédito ou um terminal que permitem fazer vendas tanto offline como online.

 

Mais opções de pagamento

 

As vantagens do Ponto de Venda incluem a capacidade de aceitar mais meios de pagamento, como os pagamentos contactless, tornando o negócio mais versátil.

 

Mais insights

 

Algumas soluções de Ponto de Venda oferecem insights de negócio valiosos, onde pode acompanhar o estado atual e a previsão futura.

 

Garanta qualidade de serviço ao cliente com um software de faturação

 

A qualidade do serviço é essencial no setor da restauração. De nada serve o investimento na qualidade dos produtos, no conforto do espaço, num ambiente requintado, se não for acompanhado de um serviço exemplar.

 

Proporcione uma experiência de consumo inovadora aos seus clientes e conquiste a preferência dos mais exigentes. Já pensou que a solução pode estar no Ponto de Venda?

 

O know-how, expertise e conhecimentos do setor são vitais. Mas é necessário o auxílio de ferramentas de gestão que impulsionem o máximo potencial do negócio.

 

Jasmin é um software de gestão cloud que responde às necessidades dos negócios de restauração e do retalho. Além de controlar o stock, faz a gestão das despesas e da tesouraria, fatura a qualquer hora e ainda aceder a insights sobre o estado atual e a evolução futura do seu negócio!

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