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5 benefícios dos serviços de delivery para o seu restaurante

por Mariana Pimentel Gomes | 16 Setembro, 2021

Cada vez mais, os consumidores querem ter a máxima facilidade nas suas experiências gastronómicas e, muitas vezes, isso significa pedir comida sem sair de casa. Para atender a este novo paradigma, é preciso investir em serviços de delivery.

 

E o delivery nunca foi tão popular. A nova geração de consumidores, especialmente, dá cada vez mais importância à conveniência e à poupança de tempo. Com isto em mente, chegou a altura era de considerar a implementação deste serviço no seu restaurante. Descubra os benefícios do delivery e veja como otimizar estes serviços.

 

5 razões para apostar nos serviços de delivery

 

1. Alcança mais clientes

 

Ao oferecer a opção de delivery, poderá alcançar targets que ainda não conheciam ou interagiam com a sua marca. A nova geração de consumidores – desde os Millenials à Gen Z, empreendedores que fazem horas extra no escritório ou famílias com filhos pequenos – estão a descobrir que as suas preferências assentam nas refeições que podem ser entregues em qualquer lado.

 

Estes serviços de delivery ajudam os restaurantes a aumentar a sua capacidade de descoberta entre esses targets. Por isso, uma estratégia lógica seria começar a pensar em formas de apostar em serviços de delivery.

 

2. Tem mais oportunidades e formas para aumentar o lucro

 

Com mais consumidores dispostos a pagar mais por conveniência e conforto, o delivery também oferece oportunidades de aumentar o lucro. Mesmo recorrendo a entregas por terceiros, pode definir margens além dos preços habituais.

 

3. Maior aviso prévio para os pedidos recebidos

 

A maioria das aplicações de encomendas online permite aos clientes fazer pedidos muito antes de quando eles gostariam que a comida fosse entregue. O tempo de antecedência dá aos funcionários do restaurante um aviso prévio sobre o volume de encomendas, permitindo uma melhor preparação de pedidos, otimizando o serviço de delivery.

 

4. Melhora o serviço ao cliente

 

Um dos desafios de recorrer a serviços de terceiros para entregas é o facto de perder o controlo sobre o processo. Estes profissionais não têm ligação com a sua marca e a dedicação deles ao serviço prestado pode não corresponder às suas expectativas. Há, contudo, algumas coisas que pode controlar:

 

  • Reduzir erros nos pedidos;
  • Ter cuidado com as embalagens e recipientes;
  • Automatizar as encomendas online e oferecer mais tempo aos funcionários para se concentrarem noutras coisas.

Por outro lado, ao recorrer a entregas internas, ou seja, da responsabilidade do restaurante, todo o processo de delivery e o serviço mais eficiente estão assegurados.

 

5. Responder mais eficazmente à necessidade de rapidez e conveniência dos consumidores

 

Hoje em dia, mais consumidores procuram formas de economizar tempo e dinheiro. Num mundo ideal, uma refeição pronta entregue diretamente na sua porta no final do dia é a solução perfeita.

 

Os clientes querem conveniência, rapidez e personalização e, com o delivery, agora é possível responder com mais eficiência a essa necessidade – em comparação com apenas uma opção para take-away.

 

Serviços de delivery: entregas por terceiros ou da responsabilidade do restaurante?

 

Analise todas as opções de entrega antes de escolher o sistema que funciona melhor para o seu negócio. O fundo, existem 3 modelos de delivery na restauração:

 

Entregas por terceiros

 

Esta opção envolve a terceirização das entregas, com recurso a serviços como a Uber Eats ou a Glovo. Embora seja uma escolha conveniente e que ajuda a expor o restaurante a novos públicos, estes serviços cobram comissões e o restaurante perde o controlo da experiência de entrega.

 

Entrega da responsabilidade do restaurante

 

Esta entrega é feita com recurso aos próprios motoristas do restaurante. Embora este modelo de entrega possa utilizar mais recursos, permite reter mais lucro e conseguir um maior controlo da experiência de entrega.

 

Modelo de entregas híbrido

 

Muitos restaurantes procedem às entregas dividindo os pedidos entre sua própria frota e os motoristas de entrega terceirizados. Este modelo híbrido permite atender mais pedidos, mantendo alguns dos lucros.

 

Como começar um serviço de delivery

 

  • Aposte na tecnologia certa
    • Adote uma plataforma de encomendas online
  • Prepare o staff
    • Avalie a disponibilidade da equipa ou contrate motoristas de entrega;
  • Compre equipamento e materiais para entregas
    • Sacos ou caixas de entrega isolados/térmicos
    • Recipientes ou sacos para viagem;

 

Simplifique a gestão do seu restaurante e dos serviços de delivery

 

Qualquer restaurante, além do serviço ao cliente e, especialmente, com a aposta nos serviços de elivery, tem ainda a preocupação acrescida com a gestão logística e as vendas em vários canais. É, por isso, essencial ter as ferramentas certas para gerir todos os canais de venda de forma centralizada. A fonte de informação deve ser só uma. E isso já é possível!

 

Ter um sistema de faturação sólido, seguro, sem falhas e certificado é meio caminho andado para o sucesso. E se o software, além de faturar, ainda lhe permitir gerir o negócio? Então estarão criados alicerces firmes para que o seu negócio floresça e dê bons resultados.

 

Jasmin é um software de gestão cloud que responde às necessidades dos negócios de restauração. Além de controlar o stock, faz a gestão das despesas e da tesouraria, fatura a qualquer hora e ainda aceder a insights sobre o estado atual e a evolução futura do seu negócio!

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