Negócios

Plano de negócio e tendências para 2024: começar o ano com o pé direito

por Mariana Pimentel | 5 Janeiro, 2024

À medida que adentramos o promissor ano de 2024, os empreendedores encontram-se diante de um cenário dinâmico e desafiador, repleto de oportunidades e transformações. A capacidade de adaptação e antecipação às mudanças tornou-se mais crucial do que nunca e um elemento essencial para o sucesso empresarial é a elaboração de um plano de negócios estratégico e inovador. Este documento não apenas serve como uma bússola para orientar as decisões cruciais, mas também como uma ferramenta para maximizar as oportunidades emergentes.

 

Neste artigo, exploraremos os elementos essenciais que compõem um plano de negócios robusto para 2024.

 

Por onde começar o plano de negócio para 2024?

 

Elaborar um plano de negócio para o ano que se aproxima diferencia o empreendedor preparado daquele que será engolido pela maré. Porque quando caminhamos sem saber para onde ir, torna-se complicado encontrar algo que vá, realmente, gerar bons resultados a longo prazo.

 

No momento que define quais são os objetivos que pretende alcançar, é mais simples ter uma visão mais clara e global para traçar os próximos passos. Mas por onde começar?

 

Pense no objetivo global do seu negócio

 

Quais são as motivações por detrás das vendas dos seus produtos ou serviços? O que diferencia o seu negócio dos restantes? Como é que o público pode ser impactado positivamente ao consumir os produtos ou serviços da sua marca? Para alcançar os seus objetivos, é fundamental alinhá-los com os seus valores, propósitos e missão.

 

Repense e solidifique a sua proposta de valor

 

Qual é a proposta de valor do seu negócio? É fundamental que ela não fique apenas no papel, mas que esteja presente na identidade organizacional e no quotidiano do seu negócio.

 

Analise o que aconteceu para entender o que virá no futuro

 

Por mais que o plano do negócio para 2024 seja feito para pensar o futuro, é preciso avaliar o que já aconteceu antes para traçar os próximos passos. Caminhar com os olhos postos no que já foi feito e uma forma inteligente de saber quais os erros que já foram cometidos e, assim, construir cenários mais seguros para obter melhores resultados.

 

Defina as estratégias

 

Depois de analisar o histórico do seu negócio, é hora de definir estratégias valiosas para construir autoridade no mercado, aumentar a competitividade e fortalecer a sua marca.

 

Porquê pensar num plano de negócio para 2024?

 

Um dos principais objetivos de estabelecer um plano de negócio é ajudar a assumir um compromisso com o futuro. Este planeamento serve para criar estratégias direcionadas ao alcance dos resultados estabelecidos.

 

Dessa forma, com um plano de negócio para 2024, é possível tirar partido de inúmeras vantagens:  

 

  • Aumentar a segurança nas tomadas de decisão;
  • Aumentar a produtividade;
  • Otimizar a oferta de produtos ou serviços;
  • Otimizar tempo e recursos;
  • Aumentar a competitividade;
  • Aumentar a facilidade de atração e fidelização de clientes;
  • Maior facilidade em lidar com crises e imprevistos.

 

Tendências para implementar no seu plano de negócio para 2024

 

O futuro do trabalho: modelo híbrido e digital first

 

Se, inicialmente, o trabalho remoto imposto pela pandemia desorganizou empresas e fez com que diversos processos tivessem de ser reinventados e a adaptados para o mundo virtual, agora, é a altura dos negócios se realinharem e encontrarem a melhor forma de operar em 2024. Colocar o digital em primeiro lugar e dar prioridade a um modelo híbrido de trabalho (presencial e remoto) pode ser a melhor solução e é a tendência cada vez mais solidificada nos negócios. O futuro do trabalho é digital first e, preferencialmente, remoto ou híbrido.

 

Big Data: tornar dados parte integrante do negócio

 

Muitas empresas já acumulam e agrupam dados, baseadas numa cultura data-driven. Mas, para extrair o verdadeiro potencial destas informações, é necessário garantir que sejam fiáveis e com base em acontecimentos passados. Estes dados são o novo ouro e, sendo gerados milhares deles diariamente, provenientes de diferentes sistemas, é fundamental estruturá-los, correlacioná-los e analisá-los para ser construída informação valiosa para o plano de negócio correr da melhor forma.

 

As ferramentas de big data ajudam, por exemplo, a decidir qual a melhor altura para introduzir novos produtos no mercado, qual a estratégia de marketing e vendas mais ajustada a cada momento ou qual o público-alvo de determinado produto. 

 

Com dados estruturados, integrados e enriquecidos, é possível tomar decisões mais acertadas para conduzir o negócio de forma mais assertiva.

 

Low Touch Economy

 

Este termo refere-se à forma como os negócios se viram forçados a moldar a forma de operar para combater a pandemia, adotando uma política de pouca interação. Quem é que, depois de estar habituado a comprar online comodamente e a qualquer hora, vai querer voltar a fazer tudo como antes da pandemia? A nossa economia transformou-se em Low Touch Economy e este será o novo e contínuo normal: adaptação a novos hábitos com base em interações físicas reduzidas.

 

Comece hoje a preparar o seu plano de negócio para 2024

 

A pandemia trouxe mudanças drásticas, não só aos hábitos de consumo, mas à forma de viver, conviver e trabalhar. Por isso, neste cenário estruturalmente diferente, as empresas e os gestores têm de se readaptar para tirar o máximo proveito das oportunidades e tendências para 2024 e começar a preparar o plano de negócio para o próximo ano. E não é segredo que a tecnologia assume o papel principal.  

 

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