Histórias Jasmin

Como melhorar a gestão financeira das organizações sem fins lucrativos?

por Mariana Pimentel Gomes | 10 Março, 2021

Num setor não empresarial, que se rege por verbas e donativos, é importante que haja rigor, segurança e garantias de viabilidade na sua gestão. É essencial assegurar, nas organizações sem fins lucrativos que contribuem para o bem-estar das populações, a máxima transparência e eficiência em todos os processos.

 

Neste sentido, ganham as organizações que conseguem manter uma gestão eficiente e rentável através da redução de erros e maximização dos lucros. E tudo isto passa pela otimização da gestão financeira.

 

Melhorar a gestão financeira com tecnologia

 

Tal como no setor empresarial, é importante perceber a importância de manter a gestão financeira sob controlo nas organizações sem fins lucrativos.

 

A verdade é que é provável que os profissionais do setor social percam inúmeras horas e outros recursos valiosos no armazenamento de dados em arquivos físicos para organizar os donativos, verbas e despesas.

 

Apesar de uma boa gestão financeira ser fundamental para garantir a rentabilidade, esta não deve consumir demasiados recursos. Como tal, é fundamental encontrar formas de automatizar e simplificar processos para que o foco seja direcionado a outras atividades importantes para o desenvolvimento da organização.

 

Como escolher a melhor tecnologia?

 

Nesta perspetiva, e tal como está a acontecer em todos os setores empresariais, a tecnologia está a impulsionar a forma como os profissionais do setor social trabalham. Dito isso, é crucial recorrer a tecnologia que responda, realmente, às necessidades específicas da organização.

 

Por essa razão, a escolha da melhor tecnologia para organizações sem fins lucrativos deve impactar positivamente a capacidade da organização atingir os seus objetivos. Idealmente, a ferramenta deve responder às necessidades específicas do setor, sendo capaz de se adaptar às exigências das organizações sem fins lucrativos, ajudando a minimizar os desafios que enfrentam – o que a distingue de uma solução standard. 

 

Organizações sem fins lucrativos: como tirar o melhor partido de um software de gestão?

 

A gestão financeira destas organizações sem fins lucrativos continua a ser um desafio. Requer uma grande quantidade de organização e controlo de fundos e despesas. É, por isso, fundamental ter um sistema que possa rastrear transações, registar desembolsos, simplificar pagamentos, gerir o stock e controlar as despesas.

 

O primeiro grande objetivo passa por economizar horas de trabalho administrativo para o foco ficar, essencialmente, nas contribuições significativas para a comunidade. E com o Jasmin Software, um software que se apoia na capacidade de extensibilidade para responder às necessidades internas de cada organização, consegue otimizar as tarefas, aumentar a produtividade, rastrear a saúde financeira da sua organização sem fins lucrativos e garantir todo o rigor e transparência.

 

Mas como otimizar a gestão financeira com o Jasmin?

 

1. Acompanhar os fluxos de caixa

No setor social é essencial acompanhar regularmente todas as entradas e saídas de dinheiro. Este acompanhamento regular dos fluxos de caixa cria a possibilidade de fazer prognósticos de excedentes ou de escassez de recursos, para que possa tirar o máximo partido dos recursos existentes sem prejudicar a rentabilidade financeira da organização.

 

2. Gestão das despesas

Controlar as despesas é um ponto crítico em qualquer empresa e no setor social não é diferente. É crucial evitar despesas por registar ou erros nesse registo. Com o Jasmin, e com a tecnologia de reconhecimento inteligente de informação, é possível extrair os dados que constam nas faturas de despesas e registá-los automaticamente. 
Com esta tecnologia a informação é fiável, não há papel desnecessário acumulado e ainda ganha tempo para se concentrar nas ações mais importantes. 

 

3. Controlo da faturação em tempo real

Não basta controlar custos, é fundamental gerir a faturação. O Jasmin é um software de gestão cloud fácil de usar que permite, a qualquer hora e em qualquer lugar, controlar todo o ciclo de faturação.  

 

Além de ser certificado pela Autoridade Tributária (AT), permite:

  • Faturar em segundos e sem erros
  • Criar faturas e documentos personalizados
  • Aceder a informação de faturação completa

O impacto do Jasmin na gestão das organizações sem fins lucrativos

 

Só com uma boa gestão financeira é possível inovar e fazer os negócios crescer. O Jasmin pode ajudá-lo a manter a gestão financeira controlada, antecipar cenários de risco e, de uma forma geral, tomar as melhores decisões. Todas estas funcionalidades foram desenhadas para o ajudar a fazer uma gestão mais eficaz da sua organização. 

 

Se está à procura de um software de gestão para a sua organização, experimente o Jasmin, um software ideal para a sua organização sem fins lucrativos sem qualquer custo associado nos primeiros meses e faça a gestão de despesas e de todo o negócio com muita facilidade. Para além de ser certificado pela AT, é 100% cloud!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos