Histórias Jasmin

Extensibilidade e gestão de mãos dadas

por Mariana Pimentel Gomes | 4 Março, 2021

Tal como os negócios tiveram de se adaptar a uma nova realidade, também os sistemas de gestão têm de viver o novo normal: a personalização em detrimento do standard. Cada negócio é um negócio. Os cenários não se repetem e, especialmente agora, não vivemos num mundo empresarial padronizado. É crucial perceber que as necessidades são diferentes e utilizar a extensibilidade com sabedoria.

 

No mundo empresarial, a extensibilidade descreve algo desenhado para expandir funcionalidades e adaptar capacidades. A verdade é que os principais princípios e técnicas de engenharia de software tem diversos objetivos, que vão desde a padronização até à extensibilidade.

 

A extensibilidade é o ponto de partida para uma gestão rigorosa

 

Durante muito tempo, o paradigma em torno do software de gestão tradicional forçava as empresas a adaptar os seus processos de negócio às funcionalidades nativas do software. Ora vejamos: se um software funciona com outras empresas, porque não funcionará na minha? Esta é uma premissa comum, mas errada.

 

Aqui assenta a principal vantagem da extensibilidade: nenhum negócio é igual e nenhuma empresa deve limitar os processos às funcionalidades de um software. Sejamos realistas: nenhum software standard consegue acompanhar as boas práticas de mercado e suportar as particularidades de cada setor de atividade. Para isso, existe o conceito de extensibilidade, para desmistificar esta resposta padronizada às necessidades dos negócios.

 

Um software extensível: como e porquê?

 

A extensibilidade num software é, no fundo, a capacidade de um sistema crescer e adaptar capacidades através da adição de novos componentes ou funcionalidades. Permite introduzir modificações no software, oferecendo a máxima autonomia a cada empresa ou setor de atividade com necessidades, certamente, distintas.

 

Esta é a realidade: a extensibilidade tornou-se a opção mais viável para que as empresas possam usufruir da personalização do software que garante uma verdadeira adaptação a cada negócio.

 

Este conceito aplicado ao mundo cloud é relativamente recente mas cada vez mais uma aposta por parte de quem desenvolve software.

 

No Jasmin, a extensibilidade e personalização do software já é uma possibilidade. Agora, já podem ser criados campos personalizados para adicionar novos dados e responder a todas as necessidades de informação de cada empresa e de cada setor, garantindo uma verdadeira adaptação do negócio.

 

Assim, é possível adicionar novos campos nas entidades, artigos e documentos de vendas, compras e de transporte para incluir informações ou dados importantes da organização.

 

Esta funcionalidade está disponível na roldana de configuração das seguintes listas:

 

  • Artigos;
  • Documentos de venda e de compra (orçamentos, encomendas e faturas);
  • Listas de entidades em Configuração | Contactos e Entidades | Lista de Entidades;
  • Documentos de transporte em Configuração | Geral | Artigos.

Veja como criar campos personalizados no Jasmin.

 

Evoluir ao ritmo do negócio

 

A extensibilidade torna-se ainda mais importante quando as exigências de determinado tipo de negócio ou setor são extremamente específicas.

 

Responder a todas as necessidades dos negócios e setores

 

É um facto que cada empresa e cada setor – seja o setor imobiliário, o setor turístico, a saúde ou o setor social – têm processos próprios e exigências individuais. Para permitir o melhor fluxo de rotinas e uma gestão transparente, a aposta num software extensível é a opção mais viável. Além de todas as funcionalidades nativas, esta plataforma oferece um conjunto de vantagens que se encaixam no perfil do negócio.

 

Assim, apostar num software de gestão que se adapta ao fluxo de cada negócio – e não o contrário – permitirá aumentar a agilidade e o poder da informação.

 

Reduzir custos operacionais

 

Especialmente em tempos adversos de crise pandémica, manter uma rotina com baixo custo operacional pode ser uma estratégia evidente e essencial para manter a rentabilidade e o nível de competitividade.

 

Neste sentido, a extensibilidade no software pode ser um investimento que elimina parte dos custos operacionais da empresa. Isto porque está adaptado à empresa e ao dia a dia de cada setor, reduzindo custos, otimizando a qualidade do trabalho e impulsionando o aumento do nível de automatização de tarefas.

 

Otimizar a rotina interna

 

Ter um software extensível significa ganhar em performance, através da capacidade de responder a necessidades internas. Assim, a extensibilidade permite adaptar o software às tendências do mercado ou necessidades de cada setor ou negócio ou aos projetos internos.

 

É nesta perspetiva que a aposta num software extensível pode ser vista como uma forma de eliminar grande parte dos entraves para implementar um fluxo de trabalho inovador e mais dinâmico, com maior mobilidade, flexibilidade e capacidade de resposta às exigências de clientes, parceiros comerciais ou do mercado em geral.

 

Tire o máximo partido da extensibilidade com o Jasmin

 

Seja uma empresa na área da saúde, no setor turístico ou imobiliário ou uma associação sem fins lucrativos – que, certamente, têm necessidades e prioridades diferentes –, o Jasmin responde a todas as exigências de forma individual. Por ser um software extensível, o Jasmin suporta a gestão do seu negócio numa lógica de adaptação a cada necessidade.

 

Ou seja, o Jasmin combina o melhor do mundo dos software standard – simplicidade e facilidade de utilização – com o melhor da personalização / customização – capacidade de adaptação a cada realidade. Assim, permite-lhe trabalhar onde e quando quiser, com forte poder informativo e mantendo a sua informação e todos os dados seguros e acessíveis.

 

Tarefas como faturar, consultar recebimentos, clientes e fornecedores, elaborar orçamentos, entre muitas outras funcionalidades, estão à distância de poucos cliques, nunca esquecendo a resposta à fiscalidade, que está assegurada. 

 

Além disso, pode ainda utilizar o Jasmin como o maior aliado à tomada de decisão. Através de mecanismos de inteligência artificial e poder preditivo, essenciais para quem precisa de elaborar estratégias de crescimento, tem acesso a insights sobre o estado atual do seu negócio e previsões futuras.

 

A realidade empresarial mudou e o Jasmin acompanha. Experimente a versão gratuita e adapte o seu negócio às exigências do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos