Negócios

Take-away: como transformar o menu do seu restaurante para as encomendas online?

por Mariana Pimentel Gomes | 19 Agosto, 2021

Atualmente, almoçar ou jantar fora é muito mais do que apenas fazer uma refeição. É uma experiência. Estamos perante novos perfis de clientes: pessoas que se tornaram mais exigentes e assumiram a necessidade de um maior nível de flexibilidade, comodidade e liberdade de escolha. Por essa razão, os restaurantes têm de apostar em serviços que satisfazem as novas necessidades: é o caso do take-away.

 

Como transformar o menu do seu restaurante para o take-away?

 

O take-away não é nada mais, nada menos, do que um modelo no qual o cliente faz a encomenda e recolhe no restaurante físico. Mas há várias formas de otimizar esta experiência: desde a oferta da possibilidade de fazer encomendas online às opções de pagamento online.

 

1.      Ofereça a possibilidade de fazer encomendas online

 

As pessoas querem ter a máxima facilidade nas suas experiências gastronómicas e, muitas vezes, isso significa pedir comida sem sair de casa. Ao não aceitar apenas encomendas por telefone ou presenciais, está a alargar o leque de possibilidades para os clientes encomendarem as suas refeições.

 

2.      Simplifique o processo

 

Além de aceitar encomendas online, ajuste o menu de take-away – e disponibilize-o online – para facilitar a tomada de decisões dos clientes. Um menu extenso pode ser adequado para refeições no local, mas quando existem várias opções para “levar”, pode causar indecisão.

 

3.      Adicione opções de pagamento online e contact-free

 

Todos adoram a conveniência. Por isso, além de apostar em serviços de encomendas online adote também as opções de pagamento online que facilitam o processo e aceleram os pagamentos, ajudam a poupar tempo nos processos de cobrança e permitem transações contact-free.

 

4.      Analise as margens de lucro

 

Ao utilizar apps de entrega de terceiros, avalie os preços do seu menu em relação às taxas de entrega para compreender as suas margens de lucro do seu restaurante. Utilize essas informações para alterar os preços do seu menu take-away ou remover algumas opções por completo.

 

5.      Adicione imagens de qualidade no seu menu online

 

Imagens de qualidade e descrições bem estruturadas têm o poder de transformar um menu e elevar o potencial do seu restaurante. Se o seu menu online oferece breves descrições e nenhuma foto, mas um concorrente tem descrições informativas e fotos de alta qualidade, qual acha que será a escolha do cliente?

 

6.      Compreenda o tempo de entrega das encomendas

 

É importante perceber o tempo máximo que um determinado prato aguenta (em viagem) até chegar ao cliente. Com base nessas informações, remova do menu pratos que não são apropriados para fazer viagens em embalagens fechadas. Os produtos cuja qualidade fica comprometida devem ser removidos do menu take-away ou ajustados.

 

7.      Adicione opções delivery-friendly

 

Além de remover os produtos que não são apropriados para viagens, considere expandir o menu take-away com opções que não arrefecem rapidamente e que os clientes possam reaquecer facilmente. Para melhorar a experiência, inclua instruções de reaquecimento em cada pedido.

 

Quais os benefícios de apostar no take-away?

 

Maior flexibilidade: A flexibilidade de testar diferentes conceitos que podem não estar relacionados à sua operação atual.

 

Maior rentabilidade: Ao oferecer mais opções além das refeições no local, está a maximizar o lucro com o seu restaurante.

 

Maior competitividade: O take-away é uma excelente forma de conseguir oferecer uma melhor experiência aos clientes, aumentando, assim, a competitividade.

 

Expansão do negócio: As opções take-away também podem ser uma ótima forma de testar um novo mercado. Saltar para o online é uma ótima forma de expandir a sua base de clientes.

 

Otimize toda a gestão do negócio

 

Num mundo cada vez mais inteligente, também os negócios têm de acompanhar a evolução da tecnologia e as oportunidades que ela oferece. Não só na aposta em serviços take-away, como na gestão do negócio.

 

O Jasmin é um software de gestão cloud e inteligente que organiza e interpreta os dados que circulam no sistema, alerta com insights sobre o desempenho atual e prevê a evolução futura.

 

Melhor ainda, o Jasmin conta também com opções de pagamentos online para facilitar o processo de pagamento aos seus clientes e poupar tempo nos processos de cobrança. Saiba mais sobre as nossas opções de pagamento online.

 

E com um POS ideal para negócios de restauração que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada de pontos de venda, deixa de se preocupar com as dores de cabeça da gestão de caixa, faz a gestão de salas, mesas e pedidos num único local, além de gerir também de forma ágil os artigos e preços.

 

O Jasmin garante:

 

  • Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online;
  • Gestão das operações a partir de qualquer lugar e dispositivo;
  • Rapidez e fluidez de trabalho com o sistema de POS online e offline;
  • Otimização da gestão de mesas e pedidos;
  • Controlo eficiente das compras e dos stocks;
  • Flexibilidade na definição de preços;
  • Rigor na gestão de caixa;
  • Cumprimento de todos os requisitos legais e fiscais;
  • Integração com outras plataformas;
  • Informação de apoio à gestão do negócio.

Mais artigos