Tecnologia

Internet das Coisas: qual é o impacto nos negócios?

por Mariana Gomes | 26 Dezembro, 2019

Começou como um conceito futurista, mas a Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês) é já uma realidade. Já passou o tempo em que o único objeto conectado à internet era o computador. Os smartwatches acompanham cada passo que damos e medem o nosso batimento cardíaco. Os smartphones conhecem a nossa localização, os nossos hobbies e mesmo o que estamos a pensar comprar num futuro próximo. Esta revolução digital já chegou às empresas e traz inúmeras vantagens.

 

A Internet das Coisas, incorporada no mundo dos negócios, transforma a forma como as atividades são desenvolvidas. O conceito de Indústria 4.0 já está implementado nos mais diversos setores, desde carros autónomos – que comunicam uns com os outros e com outros elementos da estrada –, a casas inteligentes, que podem tornar a vida quotidiana mais suave.

 

O mundo está cada vez mais conectado e, nos negócios, a Internet das Coisas é a base da transformação, com o recurso a milhares de dispositivos conectados entre si.

 

Quais são os impactos positivos da Internet das Coisas nos negócios?

 

A conexão entre objetos e pessoas fornecem infinitas informações que, anteriormente, não existiam ou eram difíceis de se obter. Nos negócios, a IoT permite identificar problemas, aperfeiçoar a utilização de recursos, melhorar infraestruturas e reduzir custos.

 

Os dispositivos interconectados gravam e transferem dados e informações, fornecem insights, melhoram a eficiência e permitem tomar decisões informadas. Nos negócios, o conceito de IoT já abriu inúmeras portas à inovação e trouxe várias vantagens:

 

  • Oportunidade de aceder a mais dados

Quantos mais dispositivos estiverem conectados, maior quantidade de dados é possível ter acesso. Este acesso representa uma grande vantagem competitiva para as empresas, tendo em conta que podem ser usados para gerar insights importantes. Ao mesmo tempo, a partilha e armazenamento dos dados torna-se mais simples, impulsionando a produtividade. 

 

  • Melhor experiência dos consumidores

À medida que as empresas conseguem obter insights das suas operações de negócio e da forma como os seus consumidores usam os seus produtos ou serviços, torna-se mais simples compreender e responder às suas necessidades, melhorando a experiência dos consumidores.

 

  • Maior produtividade e eficiência

Ao conectar os principais processos de uma empresa, os gestores podem identificar, com mais facilidade, novas formas de aumentar a eficiência e a produtividade. A tendência é que o trabalho seja mais ágil, com processos automatizados, em qualquer indústria.

 

  • Maior segurança

A segurança dos negócios pode ser melhorada com a implementação da IoT nos seus sistemas e processos. A Internet das Coisas é capaz de fornecer informações em tempo real, para garantir que qualquer invasão ou ataque ao sistema seja tratado a tempo, antes de causar problemas mais graves.

 

No fundo, a Internet das Coisas é uma tendência tecnológica que proporciona a capacidade de objetos poderem comunicar, não só entre si, mas também com pessoas.

 

Quais são as aplicações da IoT?

 

A Internet das Coisas é usada por empresas em diversos mercados, desde eletrodomésticos a meios de pagamento. Além dos dispositivos, também a Indústria ou as cidades foram alvo das transformações da IoT. Mas há inúmeros exemplos da aplicação deste conceito:

 

  • Sensores para estacionamento;
  • Máquinas de café conectadas;
  • Automóveis inteligentes;
  • Lâmpadas com ligação Wi-Fi;
  • Semáforos inteligentes;
  • Fechaduras inteligentes;
  • Smartwatches;
  • Assistentes virtuais que reagem a comandos de voz;
  • Smart cities;
  • Sensores industriais.

Com a Internet das Coisas, é possível, por exemplo, controlar toda a casa a partir de qualquer lugar e com toda a segurança. Utilizando um dispositivo móvel com ligação à Internet, torna-se plausível ter um controlo total da casa.

 

Aposte na segurança na implementação de tecnologias associadas à Internet das Coisas

 

Num mundo com biliões de dispositivos conectados, a segurança é uma questão que preocupa à maioria das pessoas. Grande quantidade de informações e dados são recolhidos e transferidos para dispositivos e sistemas que precisam de garantir total segurança.

 

Falhas em carros autónomos ou meios de pagamento podem ter consequências muito graves. Para isso, os negócios que querem inovar e trabalhar com a Internet das Coisas, precisam de ter a capacidade de investir em segurança, de modo a minimizar, ao máximo, o risco de ataques e falhas.

 

É fundamental que as empresas entendam os sistemas, as suas capacidades e a forma como se conectam. Para isso, devem fazer um planeamento de uma rotina de controlo e segurança a todos os sistemas de IoT, ampliar a cobertura de software de monitorização e otimizar as configurações de hardware.

 

Jasmin Software: tecnologia a favor dos negócios

 

Em pouco tempo já não será possível imaginar um mundo sem a conectividade da Internet das Coisas. Esta evolução tecnológica está a impulsionar as empresas a inovar e a criar soluções disruptivas, que vão mudar a forma de interagir.

 

É importante que as empresas adotem ferramentas que otimizem processos administrativos, aumentando a rentabilidade dos negócios.

 

Para isso, um software de gestão é o melhor aliado para alcançar melhores resultados. Os software de gestão facilitam a análise de toda a informação, garantindo a evolução do seu negócio.

 

O Jasmin é um software de gestão 100% cloud que, através de um dashboard com análises estatísticas sobre resultados e previsões, permite que aceda a toda a informação de forma simples e intuitiva.

 

Pode, ainda, integrar a sua conta Jasmin a mais de 1.000 aplicações, ferramentas e plataformas. Assim, é possível cruzar dados financeiros da sua empresa com dados de outras fontes.

 

Esta solução de gestão, além de lhe permitir trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo com acesso à internet, utiliza mecanismos de big data e inteligência artificial que o ajudam a tomar decisões mais informadas.

 

Experimente o Jasmin Express e comece a gestão do seu negócio de forma gratuita. 

Mais artigos