Fiscalidade e Contabilidade

Factoring vs Confirming: as diferenças

por Mariana Gomes | 23 Outubro, 2019

Os serviços financeiros de Factoring e Confirming são figuras-chave da gestão financeira de uma empresa. O principal objetivo destes serviços é facilitar o negócio entre clientes e fornecedores.

 

Apesar de apresentarem diferenças e semelhanças entre si, o objetivo é comum: melhorar a gestão de tesouraria das empresas. Quando uma empresa presta um serviço ou vende um produto, o cliente espera recebê-lo o mais rápido possível. Quando isto não acontece, é possível que o pagamento não seja feito de imediato, causando problemas de tesouraria na empresa.

 

Para ajudar na diminuição de prazos médios de recebimento e pagamento, o setor financeiro apresenta duas boas soluções: o Factoring e o Confirming. Ao longo deste artigo, vamos explicar as grandes diferenças entre as duas modalidades e as vantagens de cada uma.


O que é o Factoring?

 

A finalidade é ajudar na administração diária da sua empresa. O Factoring, tal como o Confirming, permite libertar recursos para que a empresa se possa dedicar à sua principal atividade.

 

Trata-se de um apoio financeiro, no qual o banco disponibiliza à empresa um montante até ao valor da dívida do cliente. Imagine que a sua empresa prestou um serviço, mas o cliente ainda não realizou o pagamento. Neste caso, pode optar por contratar o serviço de Factoring, no qual o banco fica encarregue pelas cobranças ao cliente devedor. 

 

O factoring traduz-se, assim, na aquisição de créditos online a curto prazo (faturas), por uma instituição financeira, resultantes da prestação de serviços ou venda de produtos. Ou seja, converte créditos comerciais, sobre clientes devedores, em liquidez imediata.

 

A instituição financeira responsabiliza-se, assim, por gerir a cobrança de faturas dos clientes da empresa. Em troca, a empresa cobra as faturas antes do tempo previsto. Assim, evita o risco de insolvência e obtém liquidez de forma quase imediata.

 

As partes que intervêm neste processo são:

 

  • A empresa (aderente): É quem presta o serviço e cede os seus créditos sobre clientes ao banco. Contrata o serviço de Factoring e faz a cobrança adiantada das faturas;
  • O banco (factor): É a instituição financeira, normalmente o banco ou sociedade de Factoring, que faz de intermediário. Responsabiliza-se pela cobrança junto dos devedores – os clientes – e antecipa os recebimentos junto da empresa;
  • Os clientes (devedores): São os adquirentes de serviços ao aderente. Devem pagar as faturas em dívida ao banco.

Este mecanismo financeiro ajuda empresas com dificuldades na gestão da sua tesouraria. É uma operação financeira levada a cabo por bancos, que permite às empresas adiantar os recebimentos dos seus clientes.


O que é o Confirming?

 

Num contexto semelhante ao Factoring, o Confirming é um acordo contratual entre um banco e uma empresa. O objetivo é a prestação de um serviço de gestão de pagamentos.

 

Este serviço, disponibilizado por instituições financeiras, permite ao cliente ver o pagamento das suas compras facilitado. O cliente informa a instituição financeira das ordens de pagamento da fatura ao seu fornecedor. A partir desse momento, o banco gere todo o processo, informando o fornecedor da data de pagamento.

 

No fundo, a instituição financeira adianta o pagamento das faturas aos fornecedores, antes do seu vencimento. Assim, assegura a continuidade da relação entre o cliente e o fornecedor.

 

Quem está envolvido neste processo?

  • A entidade financeira: é a responsável pela gestão dos pagamentos das faturas pendentes;
  • A empresa: É quem contrata o serviço de Confirming;
  • Fornecedores: São quem beneficia do serviço de pagamento.

Confirming é, então, um serviço de pagamento a fornecedores por intermediário de uma instituição financeira. Esta é responsável por gerir e pagar as faturas dos fornecedores que trabalham para a empresa.


Quais são as principais diferenças entre Factoring e Confirming?

Apesar do serviço semelhante ao Factoring, podemos dizer que o Confirming é o oposto. Enquanto o Factoring adianta os pagamentos dos clientes à empresa, o Confirming adianta pagamentos da empresa ao fornecedor.

 

Estas principais diferenças supõem que o Factoring beneficia as empresas, que recebem o pagamento dos serviços prestados. Por outro lado, o Confirming beneficia os fornecedores, que recebem o pagamento antecipado.

 

Além disso, com o Factoring a empresa melhora a capacidade de negociar prazos com os clientes. Com o Confirming, a empresa melhora a capacidade de negociação com os fornecedores, uma vez que estes têm assegurado o pagamento dos seus serviços.


Exemplos de Factoring e Confirming

Factoring


A empresa Y emite uma fatura ao cliente X. A empresa Y precisa, no entanto, de liquidez para comprar materiais. A solução passa por contratar um serviço de Factoring. A instituição financeira adianta o dinheiro da fatura emitida ao cliente X. Assim, a empresa Y cede os direitos de cobrança à instituição financeira.

 

Confirming


Uma empresa tem várias faturas pendentes a fornecedores, às quais não pode realizar o pagamento de imediato. Neste caso, a empresa contrata o serviço de Confirming. A instituição financeira fica, então, responsável pelas dívidas da empresa, adiantando o pagamento aos fornecedores.


Factoring e Confirming: vantagens e desvantagens

 

  1. Factoring

Por se tratar de um serviço de apoio financeiro, o Factoring traz diversos benefícios às empresas. Tais como:

 

  • Maior capacidade de negociação com os clientes;
  • Liquidez imediata;
  • Redução de custos (derivados do processo de cobranças junto dos clientes);
  • Simplificação das operações de gestão da tesouraria: o Factoring supõe que a gestão de cobranças seja feita externamente. Assim, a empresa pode focar os seus recursos nas suas principais atividades;
  • Melhor planificação da tesouraria;
  • Melhora os rácios de endividamento: a empresa não terá a necessidade de pedir empréstimos ou outros serviços de crédito;
  • Redução dos prazos médios de recebimentos e pagamentos.

Por outro lado, o Factoring também pode apresentar inconvenientes. A principal desvantagem deste serviço é o custo elevado com a instituição financeira, associado ao serviço de Factoring.


  1. Confirming

Da mesma forma, o Confirming traz à empresa inúmeras vantagens associadas à gestão da tesouraria:

  • Maior capacidade de negociação com os fornecedores: ao garantir o pagamento dos serviços, é mais provável que consiga chegar a um acordo mais vantajoso;
  • Melhoria da imagem do cliente junto dos fornecedores ao assegurar os pagamentos atempadamente;
  • Garantia ao fornecedor de que vai receber o pagamento: o fornecedor beneficia com este serviço de Confirming, na medida que o pagamento das faturas está assegurado;
  • Evita o risco de incumprimento;
  • Gestão de faturas feita externamente: resulta na poupança de tempo e recursos da empresa;

A principal desvantagem associada ao serviço de Confirming é, além dos custos associados ao serviço, a perda de controlo dos pagamentos que a empresa realiza. Ou seja, ao ceder o pagamento a uma instituição financeira, a empresa pode perder o controlo dos seus pagamentos e, em casos extremos, ter problemas com a sua contabilidade.


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