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Design Thinking: o que é e para que serve?

por Mariana Gomes | 6 Janeiro, 2020

Nascido na Universidade de Stanford, o conceito de Design Thinking é o processo de resolver problemas e desenvolver ideias de forma criativa, com base no pensamento dos designers. Suportada por 5 etapas, esta técnica é uma abordagem que ajuda a alterar a forma de pensar e estimula a resolução de problemas com recurso a novas perspetivas.

 

O termo “Pensamento do Design”, traduzido literalmente, é um método que, no fundo, permite desdobrar um problema em partes mais pequenas.

 

Tal como o nome indica, o Design Thinking baseia-se no design e pode ser adaptado aos negócios. O objetivo é analisar em profundidade os diferentes aspetos relacionados com o produto ou serviço.

 

Os clientes são o principal foco do processo criativo do desenvolvimento de uma ideia, o que leva a melhores produtos e serviços. Quando nos pomos no lugar do cliente, conseguimos perceber se a solução que oferecemos cumpre com as expectativas do público. Para isso, é necessário saber o que pensam os clientes e conhecer as suas necessidades.

 

Qual é a importância do Design Thinking?

 

O Design Thinking envolve a adoção de mudanças simples de mentalidade, de modo a enfrentar problemas de diferentes formas. Ao desfragmentar as ideias, este método pode, facilmente, trazer vantagens significativas aos negócios:

 

  • Ajuda a entender as necessidades dos clientes;
  • Reduz o risco associado ao lançamento de novas ideias;
  • Ajuda a encontrar soluções inovadoras;
  • Mostra as oportunidades com base nas necessidades dos clientes.

 

Com o Design Thinking é possível desenvolver um novo olhar sob problemas complexos, colocando as pessoas no centro do processo e criando soluções benéficas para elas.

 

As 5 etapas do Design Thinking

 

Este processo criativo pode ser dividido em 5 partes: Imersão, Definição, Idealização, Protótipo e Teste.  

 

  1. Imersão

A primeira etapa da aplicação do Design Thinking é a imersão, que começa com a compreensão da empresa, com recurso a ferramentas como a Análise SWOT, para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

 

O objetivo desta etapa é criar uma imagem clara de quem são os utilizadores finais do produto ou serviço e quais as suas necessidades e expectativas que devem ter resposta.

 

  1. Definição

Com base no que foi retirado da primeira fase, esta etapa é a definição do problema. Depois de rever toda a informação recolhida da fase da imersão, será encontrado o problema principal. Este problema é o desafio central, no qual todo o processo de Design Thinking se vai centrar. Assim, devem ser encontradas oportunidades de negócio nos problemas do público-alvo.

 

  1. Idealização

Com um problema definido, esta é a fase na qual devem ser encontradas soluções. Ao explorar novos ângulos, focando-se na quantidade de ideias, ao invés da qualidade delas, é mais simples chegar a soluções mais inovadoras. Nesta fase são, normalmente, usadas técnicas como brainstorming, que fomenta ideias ao explorar a capacidade criativa, e reverse thinking.

 

  1. Protótipo

Esta é a fase na qual as ideias se transformam num produto ou serviço palpável. As informações, dados e ideias recolhidas até esta etapa transformam-se em ações que se podem tornar oportunidades de negócio.

 

  1. Teste

Para se perceber se algo necessita de ser alterado, o produto deve ser testado, de modo a verificar a sua funcionalidade e qualidade. Com base no feedback, é possível realizar alterações e melhorias, antes de gastar recursos desnecessários ao implementar uma solução que não é eficaz.


Design Thinking nos negócios

 

Muitas empresas, nomeadamente as pequenas empresas, têm usado o Design Thinking como uma estratégia para crescer. Aplicar este método e envolver os colaboradores gera uma melhoria na comunicação e faz com que sintam que representam um papel importante nas tomadas de decisão, ao conhecer o rumo dos negócios.

 

Ao mesmo tempo, ao adotar o Design Thinking, as pequenas empresas sofrem uma redução de custos, uma vez que estão a envolver os colaboradores na identificação e resolução de problemas.

 

A aplicação do Design Thinking nos negócios faz com que sejam descobertas novas formas de procurar por soluções para problemas. Esta técnica fomenta o pensamento visual, a criatividade e a inovação.

 

Este método pode ser aplicado em qualquer indústria, colocando o cliente no centro do processo. O desafio do Design Thinking passa, então, por responder criativamente às necessidades do público-alvo, priorizando o trabalho colaborativo da equipa.

 

O termo Design Thinking, apesar de já existir anteriormente, foi popularizado por Tim Brown, CEO da Ideo, uma empresa norte-americana. Na sua perspetiva, todos devem pensar como designers, de forma a conquistar um novo nível de inovação nas empresas.


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