Tecnologia

IoT e a contabilidade: como o papel do contabilista pode mudar

por Daniel Oliveira | 7 Janeiro, 2020

Com as evoluções tecnológicas que se registam em todas as áreas, também a contabilidade atravessa um processo de transformação digital que tem trazido novas ferramentas e novas formas de organizar as contas das empresas.

 

Se durante muitos anos os contabilistas representaram um papel mais burocrático e técnico na gestão das organizações, a verdade é que caminham agora para uma nova realidade e para novos desafios no mundo empresarial proporcionados pela tecnologia, pela Cloud, pela blockchain e pelo IoT.

 

Mas de que forma, é que estas novidades tecnológicas vêm trazer uma nova era ao mundo da contabilidade e que papel irá desempenhar o contabilista no futuro?

 

Contabilidade 4.0 - Um papel renovado na estratégia das organizações

 

Com uma transformação digital a ocorrer nas empresas e no setor da contabilidade, surge agora um novo modelo de serviços e uma nova realidade para os profissionais desta área. Os contabilistas 4.0 têm hoje tarefas cada vez mais automatizadas, obrigando a uma maior capacidade de gestão e de análise financeira e estratégica.

 

Tecnologias como o IoT, apoiado pela cloud e o blockchain, prometem simplificar e alterar o dia-a-dia na contabilidade das empresas, retirando grande parte do trabalho mais burocrático e manual e tornando estes profissionais em elementos com maior valor na visão e planeamento estratégico das organizações.

 

O que é a Internet das coisas (IoT)?

 

Estima-se que mais de 20.4 mil milhões de dispositivos conectados sejam instalados em todo o mundo até 2020, e 100 mil milhões até 2030, fazendo da Internet das Coisas (IoT) uma das maiores apostas da próxima década. Este é um mercado onde, até 2025, se prevê que obtenha um impacto mundial de mais de 11 biliões de dólares, marcando assim a sua relevância na economia mundial.

 

De forma simples, Internet das coisas (IoT) representa uma ligação permanente à internet de todo o tipo de dispositivos, capazes de se identificar na rede e de comunicar entre si. 

 

Através deste conceito, é possível ter um mundo de objetos inteligentes conectados em rede e a trocar constantemente informações entre si, garantindo assim a gestão e análise em tempo real de diversos processos e tarefas.

 

Aliando este conceito à Cloud e ao 5G, obtemos assim um conjunto de tecnologias que irá impactar as próximas evoluções tecnológicas e transformar a realidade de diversas áreas, como é o caso da contabilidade.

 

O futuro da contabilidade

 

Nos anos 90, com a propagação dos computadores e da informática, a tecnologia começou a embrenhar-se no mundo da contabilidade, resultando em algumas alterações significativas nos métodos de trabalho dos contabilistas e nas ferramentas que estes tinham à sua disposição.

 

Hoje, com o mundo a caminhar para uma realidade cada vez mais conectada e automatizada, e com uma tendência de crescimento exponencial da quantidade de dados criados e geridos, o uso da tecnologia oferece uma solução para simplificar e agilizar alguns processos.

 

Se, durante muitos anos, os contabilistas estavam muito associados a processos burocráticos e manuais, começamos agora a observar uma evolução dos seus papéis nas organizações. Com os sistemas tradicionais cada vez mais automatizados e padronizados, onde algumas tarefas são agora completadas com o pressionar de um simples botão, o futuro dos contabilistas irá agora centrar-se numa posição mais estratégica e de planeamento, onde terá uma forte componente de análise de dados e desempenho com o objetivo de encontrar pontos de ineficiência, oportunidades de investimento e formas de progressão financeira nas empresas. Este é então um papel mais estratégico, e que visa responder a este tipo de questões:

 

  • Que sistema tributário ou fiscal escolher?
  • Em que gastos se podem cortar na operação das empresas?
  • Que investimentos devem ser feitos?
  • Quais são os pontos de ineficiência das organizações?

 

De que formas irá evoluir a contabilidade com o IoT?

 

Com o IoT a despoletar durante a próxima década, várias serão as novidades que irão surgir no mundo da contabilidade. Conheça algumas das tendências que são esperadas nos próximos anos.

 

O fim das auditorias

 

Tanto para auditores como para as empresas, as auditorias podem tornar-se um processo moroso e bastante burocrático que ocupa muito tempo ao contabilista. No entanto, este trabalho árduo poderá ter os dias contados com a integração de novas tecnologias.

 

Com a utilização de dispositivos IoT e de novos sistemas de armazenamento inteligentes será possível acompanhar em tempo real os stocks e diminuir os erros logísticos dos armazéns.

Além disso, e através da cloud e do blockchain, assistiremos também a uma simplificação na integração de faturas, através do meio digital, o que irá permitir uma gestão mais completa e rápida, assim como uma diminuição no tempo de de operação.

 

Otimização de tempo e custos 

 

Tendo em conta que no futuro os dispositivos de IoT desempenharão um papel fundamental no controlo e monitorização de grande parte das operações das empresas, será possível identificar os pontos de ineficiência da operação, como é o caso das linhas de produção, das frotas ou dos recursos humanos. Através desta análise detalhada, será mais simples aplicar alterações ou correções às diversas tarefas, assim como praticar uma manutenção preventiva.

 

Com estes dados, as organizações conseguem assim evitar custos desnecessários e poupar tempo que poderá ser utilizar em prol da evolução do negócio.

 

Seguimento e armazenamento de produtos

 

Na logística de uma empresa, vários são os erros que vão surgindo na operação e que vão influenciando na contagem de stocks e existências das empresas. De forma a facilitar a organização, a integração do IoT em conjunto com os sistemas RFID permitem acompanhar constante a entrada e saída de material, assim como o seu armazenamento.

 

Desta forma, todos os produtos são rastreados com detalhe e existe um acompanhamento de estado durante todo a cadeia e fluxo logístico. Assim, os erros logísticos podem ser reduzidos e é possível uma constante identificação das matérias-primas e dos lotes utilizados na produção de um produto ou na execução de um serviço.

 

Jasmin é um software de gestão inteligente

 

 O Jasmin é um software de gestão cloud inteligente, grátis para quem está a começar.  

 

Por funcionar na cloud, permite ter acesso a toda a informação que necessita, a toda a hora e em qualquer lugar. Torna-se fácil e rápido faturar, gerir compras e inventário, controlar contas correntes e tesouraria, bem como responder às obrigações fiscais e monitorizar a evolução do negócio. 

 

Além disso, o Jasmin reúne características que facilitam a gestão no dia a dia. É multi-utilizador e multi-moeda e é certificado pela Autoridade Tributária. Além do poder preditivo, o Jasmin integra inteligência artificial que o ajuda na tomada de decisões. 

 

Se está à procura de um software de gestão para a sua empresa, experimente o Jasmin Express sem qualquer custo associado.