Gestão Pessoal

Coaching: de buzzword a fator crítico de sucesso

por Isabel Dias | 24 Abril, 2019

O coaching, especificamente o coaching empresarial, é um método que consiste em acompanhar, instruir ou treinar uma pessoa, grupo de pessoas ou organização, com o objetivo de cumprir metas ou desenvolver capacidades específicas. Todo o processo de coaching alia formação, aprendizagem, autonomia, fortemente apoiados em motivação, responsabilidade e criatividade, e tem por finalidade o crescimento.

 

Assim, o coaching empresarial é orientado para micro-empresas e PME e a sua ação é, principalmente, ao nível da melhoria da estrutura da empresa. Será que a sua empresa e a sua equipa estão a precisar de coaching? Certamente que podem beneficiar (e muito!) desta prática.

 

Como aplicar o coaching empresarial na sua PME e conduzi-la ao sucesso

 

Antes de mais, vamos a definições. Coach é a pessoa que faz coaching. Coachee é quem recebe a orientação do coach. Já pensou em procurar serviços de coaching de negócios ou empresarial? Pode ainda não ter pensado, mas cada vez mais startups, micro empresas e PME o fazem, no nosso país. Seja para gestores, líderes ou equipas de trabalho, o coaching é uma ferramenta que pode fazer a diferença e ser um fator de sucesso. E porquê? O coaching funciona, especialmente, em três áreas:

 

  • resolução de conflitos e problemas;

  • desenvolvimento e cumprimento de metas a longo prazo;

  • aumento e melhoria da performance.

Se, por outro lado, assume o papel de líder e quer ser o próprio a fazer coaching à sua equipa, confira dicas e orientações para ser o coach que a sua equipa e que o seu negócio precisa.

 

1. Crie relações verdadeiras e de confiança

 

Os verdadeiros líderes concentram-se mais no sucesso da sua equipa do que no seu próprio. Sempre que as ações de um líder não refletem esta filosofia, podem surgir obstáculos. É por isto que a confiança é muito importante. Se a confiança não for estabelecida a princípio, será gradualmente mais difícil ganhá-la. Sim, porque um líder não deve assumir que o seu título está necessariamente acompanhado da noção de confiança – em vez disso, os líderes precisam de ganhá-la das suas equipas.

 

Para consegui-lo é essencial que se foque real e intencionalmente em conhecer cada um dos membros da sua equipa e dos colaboradores do seu negócio e conhecer os seus objetivos, metas e ambições profissionais e pessoais. Só assim conseguirá oferecer uma experiência de coaching aos seus colaboradores: só se tornarão coachees se perceberem que um dos seus focos são eles.

 

2. Desconstrua os objetivos em metas menores

 

Fazer coaching a uma única pessoa pode ser um esforço intimidante e ainda mais se for uma equipa ou organização inteira. Assim, os melhores coaches desconstroem os objetivos finais – aumento de produtividade, por exemplo – em metas mais pequenas, e mais visualizáveis a curto prazo. Se escolher não fazer isto, pode aperceber-se que a sua audiência está muito menos recetiva a adotar novas estratégias e métodos.

 

3. Ouça, escute, compreenda a sua equipa

 

O papel do coach é guiar, certo. Mas é também ouvir. O coaching não pode desenvolver-se sem conhecer os coachees e os seus objetivos ou dificuldades. Assim, para tornar-se um ótimo coach – ou até um mentor! - o caminho a seguir é ouvir, ouvir, ouvir. Valorize as vozes dos seus colaboradores, dê importância e relevância às suas preocupações e, essencialmente, guie-os com as indicações que lhe deram.

 

4. Use a positividade como base

 

Grandes líderes são, fundamentalmente, grandes encorajadores e motivadores. O papel do coaching, por outro lado, é pegar nessa motivação dos colaboradores e empregá-lo em objetivos concretos e alcançáveis através de esforço individual e em equipa. Assim, é imediato que a liderança e o coaching andam de mãos dadas no mundo empresarial.

 

5. Seja uma presença consistente

 

Tal como no marketing, uma aproximação consistente e cumulativa e altamente eficaz para construir e criar mudança e progresso. Assim, líderes produtivos são consistentes no seu temperamento, disponibilidade e missão.

 

E, apesar de haver vários estilos de liderança, todos eles têm os cinco pilares básicos: desenvolver confiança, ouvir atentamente, reforço positivo, targeting e consistência.

 

Jasmin Software: coaching de negócios

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, ajuda-o a alavancar a sua empresa. E como? Através de ferramentas poderosas que são uma ajuda à gestão de todos os aspetos do seu negócio. O Jasmin permite-lhe controlar todas as atividades da sua empresa, vendas, compras, inventários e armazéns, contas correntes e tesouraria. Além disso, com recurso à automação, o Jasmin poupa-lhe tempo e liberta-o de tarefas repetitivas e tediosas, para que se possa focar no crescimento do negócio.

 

Mas não é só! Com a nova funcionalidade Jasmin Business Insights, o Jasmin torna-se um verdadeiro coach de negócios, com recurso a Inteligência Artificial. Sim, está a ler bem: o Jasmin dá-lhe insights de negócio personalizados, baseados nos dados e informações da sua empresa!

 

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