Negócios

6 dicas para aumentar o lucro empresarial

por Helena Sousa | 22 Fevereiro, 2024

O lucro é o indicador primordial de qualquer empresa, pois é da sua existência que advém a sua capacidade de sobrevivência e resiliência, além de ser um importante indicador para a satisfação dos shareholders. Apesar da sua importância, o difícil não é perceber como é calculado o lucro empresarial; o mais complicado é perceber como o controlar o que fazer para o aumentar.

 

Como é calculado o lucro empresarial?

 

De uma forma muito resumida, o lucro empresarial traduz-se na diferença entre as receitas e os gastos de uma empresa. De forma mais específica, conforme a análise que pretenda fazer e correspondentes ajustes para se colocar no positivo, existem vários tipos de lucros que pode calcular, que incluem:

 

  • o lucro bruto, imagem da eficiência da produção, que evidencia a capacidade de as atividades principais do negócio gerarem receita suficiente para cobrir os custos diretamente relacionados com a produção, obtido ao deduzir o custo dos bens vendidos à sua receita total;
  • o lucro operacional, que reflete a rentabilidade das atividades da empresa, ao deduzir à receita total todos os custos operacionais (por exemplo, salários, rendas, gastos de energia e afins), excluindo gastos não relacionados, como impostos e gastos financeiros;
  • o lucro líquido, que traduz a capacidade real de gerar lucro, correspondendo ao valor que sobra depois de deduzir ao total das receitas todos os gastos, incluindo os operacionais, os impostos e as despesas financeiras.

 

Como aumentar o lucro empresarial

 

Em teoria, um aumento do lucro empresarial obter-se-ia com um aumento da receita e uma redução dos gastos. Contudo, para cada negócio, existem diversas forças e um contexto que torna menos linear esta tarefa, pelo que deixamos algumas dicas.

 

1. Aumente os preços dos seus produtos e/ou serviços

 

Este passo parece o mais lógico no caminho para o aumento do lucro, tendo em conta as suas fórmulas de cálculo, mas não deve ser feito de ânimo leve. Em primeiro lugar, deve avaliar se tem uma margem de lucro suficiente – o mínimo dos mínimos é efetivamente chegar ao lucro.

 

Feito esse exercício, aumentar os preços pode ser arriscado se os seus clientes-alvo não estiverem interessados em pagar os valores correspondentes, por isso, deve avaliar o mercado e os preços praticados pelos seus concorrentes.

 

Além disso, deve ter alguma estratégia ao aumentar preços: por exemplo, perceba que áreas lhe poderão trazer mais rentabilidade e não faça aumentos de forma drástica – vá fazendo pequenos incrementos para perceber até onde o mercado os aceita.

 

2. Reduza os custos operacionais

 

Em conjunto ou em alternativa ao aumento dos preços, tente reduzir os gastos como caminho para aumentar o lucro. É importante saber exatamente onde o dinheiro do seu negócio está a ser aplicado, o que implica ter um registo atualizado para detetar possíveis gastos desnecessários.

 

Excluindo os desnecessários, veja onde pode poupar nos restantes. Avaliar se as suas instalações podem ser reduzidas ou relocalizadas, renegociar preços com fornecedores ou procurar novos para soluções equivalentes, bem como procurar formas de otimizar ou automatizar o processo produtivo são geralmente boas práticas.

 

3. Crie um programa de fidelização

 

Repetir vendas a clientes fidelizados é mais fácil e económico do que encontrar novos. A fidelização de clientes pode ocorrer em consequência de estes gostarem dos seus produtos e dos seus serviços. Mas nem sempre eles se lembram de voltar.

 

Esse processo pode partir da iniciativa da empresa ao criar um programa de fidelização, com incentivos que premeiem os clientes frequentes. Além disso, um programa de fidelização permite-lhe obter mais dados dos seus clientes para, se eles permitirem, comunicar mais com eles e lembrá-los ativamente de que existe.

 

4. Venda produtos em packs

 

A criação de packs de mais de um produto, oferecendo uma pequena vantagem no preço para o cliente, é uma forma de aumentar o valor médio por venda, o que implica que cada cliente contribuirá mais para a rentabilidade geral. Nesta estratégia, pode até combinar produtos mais populares com produtos de menos procura, sendo uma boa solução para escoar stocks que possa ter acumulado e/ou renovar o interesse por alguns produtos.

 

5. Disponibilize formas de pagamento acessíveis

 

Por vezes, pode acontecer que os seus clientes tenham interesse nos seus produtos ou serviços, mas não concluam as compras por incompatibilidade com os métodos de pagamento existentes. Perceba quais são os métodos mais usuais e práticos na sua área de atividade e disponibilize-os, simplificando a conclusão da compra.

 

Por outro lado, pode disponibilizar métodos de pagamento fracionado: estes são uma boa alternativa para ajudar os seus clientes na decisão mais imediata de finalizar a compra.

 

6. Use estratégias de cross-selling e upselling

 

As estratégias de cross-selling e upselling destinam-se a aumentar o valor médio de cada cliente:

  • cross-selling (ou venda cruzada) trata-se de mostrar aos seus clientes produtos ou serviços relacionados com ou complementares àqueles que ele procura ou comprou;
  • upselling trata-se de oferecer ao cliente um produto da mesma categoria, mas com características melhores, que lhe façam sentido, do que o que ele pretende comprar.

 

Estas estratégias fazem com que não perca a oportunidade de alcançar mais valor de clientes que estão dispostos a investir mais nos seus produtos ou serviços, muitas vezes, sem perceberem autonomamente que o podem fazer.

 

Só controlando os seus lucros é que sabe se precisa de os aumentar

 

No percurso de aumentar os seus lucros, só é possível definir as estratégias corretas se, por um lado, conhecer os seus clientes e, por outro, conhecer a situação atual do seu negócio.

 

É por isso que necessita de ter um software de gestão como o Cegid Jasmin: intuitivo, de acesso simples e com todos os indicadores essenciais para que possa tomar as suas decisões. Além disso, o Cegid Jasmin funciona na cloud, o que significa que não precisa de esperar para estar em frente ao seu computador habitual para obter as informações de que necessita.

 

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