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Alojamento Local: 7 dicas para vingar no arrendamento de curta duração

por Mariana Gomes | 30 Abril, 2020

Conhecido como um conceito de negócio que tem evoluído significativamente nos últimos anos, o Alojamento Local (AL) atrai cada vez mais turistas. O aumento na procura resulta na crescente oferta de serviços de AL que respondem às solicitações de clientes mais exigentes na escolha do local para se hospedarem.

 

Este confronto com novas necessidades eleva o conceito de diferenciação a outro nível. Importa, então, com a evolução e um grande aumento da concorrência, apostar em várias formas e estratégias de valorizar ao máximo o potencial do Alojamento Local, tornando os espaços mais atrativos.

 

Em Portugal, e no que respeita ao nível da qualidade apresentada, o Alojamento Local já compete com hotéis que, até há uns anos, eram líderes na atividade turística. Atualmente, graças a plataformas digitais de promoção, como o Airbnb ou o Booking, o Alojamento Local tem sido opção de eleição para turistas nacionais e estrangeiros.

 

- Conheça a legislação para alojamento local.

- Quem e como são emitidas as faturas de Airbnb?

 

Dicas para ter mais hóspedes no seu Alojamento Local

 

Por ser um negócio em crescimento, o Alojamento Local deve apostar em características diferenciadoras no setor turístico que, ao mesmo tempo, consigam maximizar a rentabilidade do espaço.

 

Neste artigo apresentamos 7 dicas que o vão ajudar a tornar o seu Alojamento Local mais atrativo e, ao mesmo tempo, a valorizar e aproveitar o máximo o espaço em potencial.

 

1. Escolha os locais certos para promover o seu Alojamento Local

 

Atualmente, a internet é o meio global de procura de qualquer informação. No momento de encontrar o alojamento perfeito, a maioria dos turistas espera encontrá-lo online. Não ter presença digital é o primeiro passo para o insucesso do negócio. Além da pesquisa nos meios online, os clientes procuram hoje soluções que permitam fazer a reserva de forma imediata.

 

Numa outra perspetiva, assegurar presença em sites de Alojamento Local – como sites de avaliação ou comparação – é a melhor ferramenta de promoção do seu AL. Assim, consegue atingir um novo grupo de possíveis hóspedes atentos ao seu anúncio. Estas são algumas das plataformas mais conhecidas para divulgar o seu AL:

 

- Airbnb

- Booking

- Homeaway

- Tripadvisor

- Warmrenta

 

2. Otimize a comunicação

 

A comunicação não envolve apenas o contacto direto com o cliente, mas as várias formas de comunicar por canais diversos com o objetivo de atrair a sua atenção. Estes canais podem ser o website, um blog ou as redes sociais.

 

Aposte nas redes sociais

 

Hoje em dia, numa sociedade globalmente conectada, ter presença nas redes sociais é crucial. Não basta criar páginas para o seu Alojamento Local, é fundamental manter uma presença ativa com a oferta constante de conteúdo. Desde imagens a vídeos, pode falar sobre promoções ou oferta sobre atividades disponíveis nas redondezas.

 

Otimize a descrição do seu Alojamento Local

 

Ao mesmo tempo, seja criativo na descrição do seu AL. Os clientes são conquistados por fotos e pelas ofertas diferenciadoras dos diferentes tipos de Alojamento Local. Evidencie os melhores aspetos do espaço e as vantagens de optar pelo seu AL.

 

Responda rapidamente

 

O tempo de resposta é indicador-chave para potenciais hóspedes. Se, durante alguns dias, não receberem uma resposta, é muito pouco provável que optem por reservar o seu Alojamento Local.

 

3. Utilize fotos com boa qualidade e apelativas

 

Quando o objetivo é aumentar o volume de reservas, as fotos são uma das coisas mais importantes para o seu AL. Garanta que tem fotos suficientes de todos os espaços e com qualidade. Isto conduz a uma maior confiança por parte do potencial cliente no seu negócio.

 

As fotos com boa qualidade revelam um elevado nível de profissionalismo. Para garantir fotos apelativas, tenha em atenção alguns aspetos importantes:

 

- Tire fotos durante o dia para tirar o maior proveito da luz natural;

 

- Mantenha o espaço limpe e organize de forma acolhedora;

 

- Fotografe todos os espaços de vários ângulos;

 

- Dê maior destaque aos detalhes do alojamento, como elementos decorativos ou particularidades do espaço;

 

4. Encontre uma característica que desperte a atenção dos clientes

 

Para conseguir captar a atenção de possíveis clientes, diferenciando o seu AL da concorrência, aposte em algum ponto-chave capaz de atrair o hóspede. Esta característica diferenciadora pode ser um conceito inovador, uma vista deslumbrante ou um design único. 

 

O objetivo é conseguir um ambiente acolhedor e interessante com um baixo investimento, tendo em vista sempre o retorno desse investimento.

 

5. Aposte nos detalhes e na personalidade

 

A fórmula secreta para o sucesso e visibilidade do negócio é a capacidade de se destacar da concorrência. Ao contrário dos grandes hotéis, os espaços de Alojamento Local usufruem da capacidade de oferecer experiências únicas. Pode ser a aposta em elementos singulares, como um instrumento musical. Outra opção é criar dois ambientes num espaço, como uma secretária no quarto.

 

Existe uma grande diferença entre um ambiente com elementos reconhecidamente turísticos e um ambiente com alma e personalidade. O desafio é criar algo diferenciador, mas com personalidade própria.

 

6. Peça avaliações e reviews

 

Este aspeto é fundamental na atração de potenciais clientes. Considerando que todo o processo de compra é realizado de forma online (preferencialmente), a fase da procura é crucial. Atualmente, os clientes confiam nas opiniões e experiências de outros hóspedes.

 

Assim, os seus hóspedes representam um papel fundamental na estratégia de promoção do seu Alojamento Local. Ora, a melhor forma de garantir e maximizar a confiança de potenciais clientes é pedir avaliações e reviews à estadia. Além disso, é fundamental que responda aos comentários e avaliações de forma cuidada e agradável, mesmo quando o feedback é menos positivo.

 

Esta é, também, uma forma de conseguir identificar pontos fortes e pontos de possível melhoria.

 

7. Mantenha o calendário e os preços atualizados

 

A sazonalidade é um dos maiores desafios para o setor turístico. Rever os preços nas épocas menos concorridas é uma ótima estratégia para conseguir mais clientes. A falta de procura na época baixa exige uma diminuição dos preços.

 

Paralelamente, ter um calendário com preços sempre atualizados evita potenciais erros ou falhas que podem condicionar as reservas.

 

Este controlo global exige uma gestão otimizada de todas as áreas envolventes no negócio. Veja como neste artigo: 

 

Gestão de Alojamento Local: as ferramentas para automatizar as suas rotinas

 

Otimize o seu negócio de Alojamento Local com software de gestão

 

Construir e desenvolver um negócio sustentável de Alojamento Local e ter em atenção todos os aspetos que este envolve é desafiante. É fundamental aliar todos os processos de otimização do espaço à necessidade de manter a saúde do negócio em dia, com todas as questões legais alinhadas. Para isso, se trabalha com intermediários, como o Airbnb, deve saber como proceder com as faturas e recibos do seu Alojamento Local. Ao mesmo tempo, é crucial estar a par da legislação para Alojamento Local para não correr riscos desnecessários!

 

A resposta a esta exigência está num software de gestão que o ajuda em todos os aspetos do negócio. Com o Jasmin, por ser 100% cloud, pode acompanhar, em qualquer lugar e a qualquer hora, os resultados em tempo real e poupar tempo nos processos administrativos do seu Alojamento Local. 

 

Além disso, é certificado pela AT e já tem todas as tabelas de impostos pré-configuradas para que garanta uma resposta eficaz a todas as questões legais e fiscais. 

 

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