Tecnologia

Gestão de Alojamento Local: as ferramentas para automatizar as suas rotinas

por Mariana Gomes | 26 Maio, 2020

A Gestão de Alojamento Local tem ganho relevância face ao crescimento acentuado que se verifica neste setor.

 

Já não é novidade que o setor turístico estava em constante crescimento. Mas, pela primeira vez, o número de dormidas em estabelecimentos de Alojamento Local ultrapassou a fasquia dos 10 milhões, em 2019. Este aumento representa uma subida de 15%, enquanto que os hotéis registaram um aumento de 3%, segundo dados do INE.

 

Face a este crescimento, a gestão de Alojamento Local e a gestão hoteleira ganham uma importância reforçada.

 

- Gestão Hoteleira: as ferramentas para um equilíbrio entre a rentabilidade e a experiência.

 

- Software de faturação para o setor do turismo.

 

Aliar a tecnologia à gestão de Alojamento Local

 

A gestão de Alojamento Local envolve o controlo de todos os aspetos relacionados com o setor e o estabelecimento. E a agilidade no desenvolvimento e controlo dos processos é apenas um dos motivos que tornam as soluções de software de gestão tão importantes para o bom desempenho dos negócios de AL.

 

Para ganhar vantagem competitiva, é fundamental acompanhar todas as abordagens e soluções de gestão de negócio. Isto inclui gestão de reservas, logística e operações, marketing e comunicação ou gestão de staff. Todas estas áreas podem ser automatizadas com as ferramentas adequadas, poupando tempo e recursos para uma gestão mais eficiente, ágil e segura.

 

Numa era totalmente digital, tornou-se impossível evitar a tecnologia. Na gestão de Alojamento Local, existem diversas vantagens da sua implementação através de software:

 

- Automatização da comunicação

- Gestão das informações dos clientes

- Relatórios de desempenho

- Mobilidade

- Facilidade nos processos de Check-in e Check-out

- Simplificação da faturação

- Integração com outos sistemas e canais de reservas

 

É neste contexto que a tecnologia é a maior aliada da gestão. Mas quais são as ferramentas fundamentais neste setor? Neste artigo, mostramos-lhe as principais ferramentas para o seu negócio de Alojamento Local que automatizam as suas rotinas diárias.

 

Gestão de Alojamento Local: 5 ferramentas que automatizam as suas rotinas

 

  1. Channel Manager

 

Com a aposta num Channel Manager consegue garantir uma gestão de reservas mais eficiente para o seu AL. No fundo, trata-se de uma solução de software capaz de comunicar com vários canais de reserva simultaneamente – como o Booking ou Airbnb.

 

Assim, assegura a simplificação da gestão de preços e garante que a disponibilidade dos seus quartos está sempre atualizada e visível.

 

Com um Channel Manager, pode divulgar o seu Alojamento Local em vários canais de reservas como se de apenas um se tratasse. Com isto, não só amplia a visibilidade, como pode levar a um aumento da taxa de ocupação.

 

Além disso, evita riscos de overbooking, uniformiza os preços e atrai mais potenciais clientes.

 

  1. CRM

 

A gestão de clientes não é menos importante do que a gestão operacional. O CRM – Customer Relationship Management – é um software com a função básica de funcionar como uma base de dados de atuais e potenciais clientes. Trata-se de uma estratégia de negócio que automatiza a gestão dos hóspedes e oferece uma visão clara de todos os contactos e vendas.

 

Esta gestão de clientes coloca suas preferências e necessidades em primeiro lugar. Assim, consegue perceber como e quando oferecer soluções e serviços que satisfaçam as suas necessidades. Esta automatização garante maior organização no aumento das receitas, vendas, lucros e fidelização.

 

  1. Motor de Reservas

 

Receber reservas diariamente e responder às expectativas dos clientes são alguns dos grandes obstáculos da gestão de Alojamento Local. Mas a forte aposta no digital e na inovação de ferramentas de gestão desenvolveram um panorama global, no qual é já impossível alcançar objetivos de negócio sem o recurso a tecnologia.

 

Um motor de reservas, além de economizar tempo na resposta a centenas de emails – com questões acerca de disponibilidade de quartos ou preços –, também otimiza a rentabilidade, estabelecendo promoções ou oportunidades.

 

Mas o que faz um motor de reservas pelo seu negócio de AL? Trata-se, essencialmente, de um sistema que permite aos seus hóspedes efetuar a reserva diretamente do website do seu Alojamento Local. Sem intermediários e sem custos de comissões.

 

  1. PMS (Property Management System)

 

A tecnologia tem evoluído e os sistemas PMS para Alojamento Local acompanharam esta evolução. Atualmente, o PMS é um sistema de operações de negócio essencial para a gestão, que permite oferecer a melhor experiência aos hóspedes, gerindo de forma eficiente todas as atividades internas do Alojamento Local.

 

Ao recorrer a um PMS pode, por exemplo, gerir reservas, acompanhar as preferências dos hóspedes e a disponibilidade em tempo real.

 

Além destas características gerais, o PMS representa outras vantagens significativas:

 

- Otimiza os recursos e processos de check-in e check-out;

- Aumenta a eficiência do serviço de arrumação dos quartos com atualizações instantâneas;

- Integra sistemas de backoffice do AL, conectando todas as operações e processos;

- Melhora a gestão de distribuição de quartos;

- Otimiza a gestão dos dados dos clientes.

 

No fundo, esta ferramenta permite acompanhar de forma mais eficiente todos os processos. Isto possibilita a identificação de oportunidades de melhoria em vários aspetos da gestão de Alojamento Local.

 

  1. Software de gestão

 

Todas as áreas devem ser consideradas para uma gestão saudável de um negócio de AL. E a gestão de Alojamento Local ou a gestão hoteleira é uma tarefa complexa. Emitir faturas, monitorizar vendas e gastos, controlar o fluxo de caixa ou responder aos requisitos legais e fiscais exige tempo e muita disponibilidade.

 

Com recurso a um software de gestão todos os aspetos do seu negócio de turismo são mais facilmente controlados. O Jasmin é um exemplo de software cloud, ideal para negócios do setor turístico, que permite acompanhar os resultados de negócio em tempo real e ainda fazer previsões futuras com recurso a Inteligência Artificial.

 

O Jasmin torna a gestão diária de todas as atividades empresariais mais simples, automatizando processos administrativos. Assim, garante maior flexibilidade no controlo de todas as operações.

 

Além disso, uma das maiores vantagens desta solução de gestão é a possibilidade de integração com outras aplicações, sistemas e plataformas. Estão disponíveis mais de 1.000 aplicações. Pode conectar com o Channel Manager, Motor de Reserva, Gateway de pagamentos, lojas online ou CRM.

 

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