Negócios

Quais os desafios da Agricultura em Portugal?

por Mariana Gomes | 16 Junho, 2020

Numa altura em que as mudanças climáticas são uma realidade e os sistemas agrícolas enfrentam maiores desafios de recursos, a agricultura em Portugal entrou numa uma era.

 

O crescimento acentuado que se verifica a cada ano e o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor agrícola provam que a agricultura está a andar a todo o vapor. Este cenário reforça o esforço constante no sentido de procurar alterativas para garantir maior produtividade e melhor qualidade para enfrentar os inúmeros desafios que se impõem.

 

Aos poucos, o setor agrícola está a mudar e começam a surgir obstáculos, como as variações no clima, problemas de infraestrutura e logística ou a falta de capital humano. Estes são os grandes desafios da agricultura moderna e sustentável, que começa a ganhar relevo com os avanços tecnológicos.

 

- Agricultura sustentável: é tempo de tomar o controlo

 

Agricultura em Portugal: desafios da produção moderna e sustentável

 

A produção agrícola registou um crescimento acentuado após entrar no período da Revolução Verde. Esta revolução representa um conjunto de inovações tecnológicas cujo intuito é melhorar as práticas agrícolas.

 

A Revolução Verde consistiu em produzir mais alimentos no mesmo espaço de terra com o auxílio de ferramentas adequadas que aumentam a produtividade e a expansão significativa no uso da terra, água e outros recursos naturais.

 

Esta expansão da produção agrícola enfrenta, no entanto, inúmeros desafios na era atual:

 

  1. Capital Humano

Mão de obra de qualidade é um dos grandes desafios da Agricultura em Portugal e no mundo. Com a evolução tecnológica e a migração da população rural para a cidade, o setor da agricultura foi um dos mais afetados com a diminuição do capital humano. Estes são os principais fatores apontados para a diminuição da disponibilidade de trabalhadores no campo.

 

  1. Concorrência

O consumo global cresceu a um ritmo que os níveis de produtividade não conseguiram acompanhar. E a verdade é que a Agricultura em Portugal não é a única a beneficiar do clima ou da terra. Outros países têm também a capacidade de produzir e exportar produtos agrícolas, tornando a produção mais competitiva.

 

  1. Procura

No seguimento do crescimento do consumo global, a procura aumentou substancialmente. E é fundamental responder às novas necessidades de consumo. Muitas indústrias verificaram uma quebra na rentabilidade devido à falta de capacidade de produção, por não conseguirem responder à procura acentuada pelo produto. O desafio passa por conseguir responder ao crescimento constante da procura.

 

  1. Clima

A agricultura é refém do clima. Este é um dos problemas transversais ao setor agrícola. A agricultura em Portugal beneficia deste elemento, muitas vezes diferenciador em relação a outras zonas agrícolas, mas é inevitável controlar efeitos inesperados.

 

Se por um lado o clima oferece a possibilidade de atingir altos níveis de produtividade, por outro levantam-se problemas a nível da fertilidade do solo ou do tempo de produção. O futuro passa por continuar a produzir, mitigando os efeitos, sobretudo negativos, do clima para a agricultura em Portugal.

 

  1. Gestão de recursos naturais

Um dos grandes desafios para a agricultura neste novo século é a criação de um conjunto de tecnologias, incentivos e políticas que impulsionem os agricultores a querer prestar atenção à gestão, a longo prazo, de recursos naturais. A agricultura utiliza inúmeros recursos naturais e muita biodiversidade. É, por isso, fundamental otimizar a gestão destes recursos, que estão intimamente ligados à melhoria da produtividade e do lucro num contexto global em desenvolvimento.

 

  1. Área agrícola

Este revela-se um dos grandes desafios atuais: produzir mais com a mesma área agrícola, protegendo a biodiversidade.

 

Apenas com um uso eficaz dos recursos naturais e intelectuais disponíveis é possível conseguir uma produção sustentável de bens agrícolas suficientes, seguros e de elevada qualidade. Simultaneamente, aumentar a produtividade para dar resposta à procura, mesmo sem a total disponibilidade de terreno, é conseguido dando o devido valor ao poder da ciência e inovação.

 

Como responder a estes desafios: aliar a tecnologia à agricultura

O maior desafio da agricultura na atualidade é a obtenção de lucro, capaz de cobrir os custos, assegurar novos investimentos e garantir adequada qualidade de vida aos profissionais.

 

A cada momento, novas tecnologias são incorporadas nos sistemas produtivos, assegurando o contínuo aumento da produtividade. Simultaneamente, soluções tecnológicas contribuem para a redução de custos e aumento da produção. Esta introdução da tecnologia no setor agrícola reflete-se em diversas vantagens, como ferramentas e informações constantes e em tempo real, que permitem:

 

Aumentar da produtividade: Ao acompanhar os diversos fatores de produção, é possível antecipar e controlar problemas que se espelham em melhores colheitas.

 

Monitorizar a produção: Recorrendo a tecnologias como sensores, drones, câmaras ou dispositivos de geolocalização, é possível controlar, em tempo real e a partir de qualquer lugar, o estado atual da colheita.

 

Redução de custos e desperdício: Com o aumento da produtividade e rentabilidade, além da diminuição dos desperdícios – com recurso à monitorização da produção -, é possível reduzir custos associados à operação agrícola.

 

Tecnologia de gestão como solução para a agricultura em Portugal

 

O recurso à tecnologia na agricultura representa já um fator decisivo para o futuro do setor, garantindo maior equilíbrio e sustentabilidade.

 

Esta modernização e automatização de processos, possível com a evolução tecnológica, torna o trabalho mais eficiente e possibilita uma gestão mais eficaz e ágil.

 

Recorrer a tecnologia de gestão para monitorização de todos os aspetos do negócio é um aspeto crucial. O Jasmin é um software de gestão cloud ideal para negócios de agricultura e cultivo, que permite acompanhar o negócio em tempo real, a partir de qualquer lugar.

 

Com esta solução de gestão, não só pode acompanhar a rentabilidade, como controlar todo o stock agrícola e monitorizar cada produção.

 

Modernize a gestão agrícola e experimente o Jasmin Express gratuitamente!

Mais artigos